Desintoxique seu fígado em 15 dias - Melhor Com Saúde

Desintoxique seu fígado em 15 dias

desintoxique seu fígado

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, e desempenha diversas funções sem as quais simplesmente não poderíamos viver. No entanto, nem todas as pessoas cuidam dele da forma como deveriam, o que pode causar vários problemas para a saúde do organismo.

Manter uma alimentação rica em açúcar, farinhas brancas, gorduras, frituras e alimentos processados é terrível para a saúde do fígado. Além disso, o consumo excessivo de álcool é outro vilão que não deve ser esquecido, pois pode causar danos irreversíveis a este órgão tão importante.

Por isso, se você vem exagerando na alimentação e não sente que seu organismo tem funcionado como deveria, desintoxique seu fígado em 15 dias com essa dieta simples e eficaz.

Não é uma dieta difícil, já que é composta por alimentos simples do dia-a-dia, e certamente fará com que você se sinta mais leve, com mais disposição, vitalidade e muito mais saudável.

Café da manhã

suco-verde

O café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia, e não fazê-la corretamente é um dos maiores erros alimentares que podemos cometer, já que é ela que irá nos fornecer a energia e a disposição para iniciarmos nossa jornada.

Antes do café, sugerimos nestes 15 dias tomar, em jejum, um copo de água morna com uma colher de azeite de oliva e o suco de meio limão. Esse primeiro passo diário nos ajudará a iniciar a limpeza de toxinas e estimular o funcionamento dos órgãos, especialmente o fígado.

Nossa sugestão para o café da manhã é uma batida, que irá regular as funções do fígado e oferecer inúmeros nutrientes, vitaminas e minerais. Os ingredientes são os seguintes:

– Uma maçã ou uma pera (a de sua preferência)
– Meia banana bem madura
– Um punhado de folhas de espinafre
– Duas ameixas secas
– Um punhado de nozes, amêndoas ou avelãs
– Meio copo de leite de aveia
– Uma pitada de gengibre
– Uma pitada de canela em pó
– Uma colher pequena de óleo de coco

Bata todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea. Beba lentamente e saboreie cada gole (você pode inclusive levar a batida e ir bebendo no caminho para o trabalho).

Almoço

salada

O almoço é uma refeição importante que deve conter macronutrientes de todas as categorias para obtermos a energia necessária para funcionar o resto do dia. Cuidado com as porções para não comer exageradamente, e não se esqueça de mastigar devagar e aproveitar o sabor de cada alimento. Siga estas dicas:

  • Comece com uma salada rica em vegetais de diversas cores.
  • Os cereais e féculas devem preencher um quarto do prato, sempre dando preferência para as opções integrais. Pode ser arroz, macarrão, pão, batata ou batata doce.
  • Uma fonte de proteína magra é fundamental. Pode ser um frango, peixe, ovo ou até um corte magro de carne bovina.
  • Não se esqueça das gorduras saudáveis. Você pode usar azeite para temperar a salada e acrescentar algumas nozes ou amêndoas.
  • Para a sobremesa, evite os doces. Se precisar de algo, coma uma fruta ou beba um chá.

Jantar

sopa

O jantar é a refeição do dia que precisa oferecer menos energia, já que estamos próximos da hora de dormir. Não devemos deitar com fome, mas basta comer algo leve e saudável para que a desintoxicação do fígado seja eficaz.

Veja aqui algumas opções e escolha as que mais estiverem de acordo com o seu gosto pessoal.

  • Aposte nas sopas e cremes de legumes, uma ótima alternativa principalmente em dias mais frios. Se for muito pouco, você pode combiná-las com um pão francês integral.
  • Peixes grelhados ou assados com ervas são saborosos e nutritivos. Que tal assar uma posta de salmão com alecrim?
  • O frango grelhado pode até parecer sem graça, mas se você o tempera com bastante limão, sal e pimenta o sabor já fica diferente. Também pode combiná-lo com uma salada farta e colorida
  • Legumes salteados com queijo ou outra proteína de sua preferência também podem funcionar. Escolha os que você mais gostar, como cenoura, vagem, pimentão, abobrinha e brócolis.

Lanches entre as refeições

É importante destacar que não devemos deixar nosso corpo sem se alimentar por muitas horas, já que ele precisa de um fluxo constante de nutrientes para funcionar corretamente ao longo de todo o dia. Dessa forma, não podemos esquecer de ingerir algo entre as principais refeições do dia.

Nossa sugestão é optar pelos chás, que irão ajudar no processo de desintoxicação hepática. Algumas opções que são especialmente recomendáveis para a saúde do fígado são os chás de boldo, alfazema, alcachofra, dente-de-leão e hortelã.

Você pode adicionar a eles o suco de meio limão e uma colher de mel, já que estes dois ingredientes também trazem benefícios para o organismo e tornam o sabor das infusões um pouco mais agradáveis.

Recomendamos também tomar um desses chás à noite, pouco antes da hora de dormir, já que a função desintoxicante do fígado aumenta durante o sono.