Dez conselhos para evitar a retenção de líquidos - Melhor com saúde

Dez conselhos para evitar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos aparece como consequência direta de certas situações fisiológicas como a menopausa, a gravidez e a menstruação, além de doenças renais, hepáticas, cardíacas, dentre outras. As mulheres são mais propensas a padecer com este problema.
De repente você se depara com um aumento inexplicável de peso, notado principalmente nas pernas e nas mãos, e, além disso, muita debilidade e câimbras no corpo? Se for assim, isto é traduzido como os primeiros sintomas de alerta sobre uma possível retenção de líquidos. 

Ainda que isso não seja uma condição de saúde que represente alguma consequência grave, temos que prestar atenção porque pode ser um dos sinais que anunciam o padecimento de alguma doença que merece ser revisada, como pode ser a hipertensão ou uma cardiopatia.

A retenção de líquidos pode ser ocasionada pelos maus hábitos alimentares, por esta razão vamos oferecer hoje alguns conselhos muito importantes para prevenir este problema:

  • Aumente o consumo diário de todos aqueles alimentos ricos em água e eletrólitos, dando preferência para as frutas e as verduras.
  • Programe algumas atividades físicas que ajudem a melhorar a circulação, e se possível pratique os exercícios diariamente, e durante pelo menos meia hora. Você pode optar por caminhadas, andar de bicicleta e inclusive dançar.
  • Tome pelo menos oito copos de água por dia, se por algum motivo você não é uma pessoa muito fanática pela água, pode substitui-la por sucos naturais sem açúcar, algumas infusões de ervas ou simplesmente água com sabor, que é água com um pouco de suco de uma fruta cítrica, como o limão ou a laranja.
  • É importante controlar o consumo de sal, ele deve ser adicionado aos alimentos em pequenas quantidades ou ser substituído por ervas aromáticas e condimentos.
  • Evite ao máximo consumir aqueles alimentos ricos em açúcar.
  • Coma uma boa quantidade de proteínas, pois se elas faltam na dieta, a produção de albumina é reduzida drasticamente, o que pode provocar a acumulação de líquidos entre os tecidos.
  • Faça o possível para realizar um bom e adequado descanso, já que este é muito importante para prevenir a retenção de líquidos, em especial, se ele se produz com mais frequência nos membros inferiores.
  • Para prevenir a retenção de líquidos é conveniente tomar chá e algumas infusões de ervas que tenham efeitos diuréticos.
  • Não é recomendado permanecer durante muito tempo sentado, se por razões de trabalho tenha que fazê-lo, você pode parar uma vez a cada hora para esticar as pernas dando uma pequena caminhada pelo escritório.
  • É muito importante não utilizar roupas muito apertadas.

Se além de seguir estes conselhos, você também evitar o consumo de bebidas gasosas, de café e de farinhas refinadas, asseguramos que irá se sentir e se ver muito melhor.