Dicas para dormir melhor - Melhor com saúde

Dicas para dormir melhor

Quando você dorme bem, automaticamente melhora outros âmbitos na sua vida. Uma noite de sono bem dormida é capaz de melhorar seu humor, ajuda na memória, previne doenças, além de prolongar sua estimativa de vida.

E já foi provado a partir de diferentes pesquisas, que dormir bem é um dos importantes segredos para a longevidade. Pra quem sofre de insônia, certamente a falta de sono é um incômodo.

Mas será que chega ser um problema de saúde? Talvez se você mudar alguns hábitos diários, muito provavelmente usufruirá de noites agradáveis de sono e enfrentará o dia seguinte com muito mas disposição.

Dicas importantes

Travesseiro adequado: muita gente não sabe, mas o apoio da cabeça é primordial para dormir bem. A altura do travesseiro deve ser a mesma da distância do pescoço e a parte externa do braço. A posição em que é colocado também merece atenção.

O ideal é colocá-lo de lado, pois é melhor para a coluna e músculos, evitando dores futuras.

Para quem tem o hábito de dormir de barriga para cima, deve levar para a cama apoios baixos, que preencha de forma satisfatória o espaço entre nuca e pescoço, de forma que não afete a coluna.

Vale ressaltar que a escolha do material e o tamanho do travesseiro também influencia diretamente na boa noite de sono e o mesmo deve ser trocado pelo menos a cada dois anos.

Posição para dormir: evite dormir de bruços! Ao dormir nesta posição, você certamente acordará mais cansada e com dores pelo corpo já que a região da lombar e do tórax fica muito prejudicada dormido desta maneira.

É importante que o rosto não fique afundado no travesseiro, pois isto prejudica a respiração.

Escolha o colchão certo: ao fazer sua escolha, opte por um colchão que não seja tão macio, nem muito duro. Deve se moldar ao seu corpo.

Escolha os que são feitos de látex, que são mais fáceis de se adaptarem ao seu corpo e ainda aliviam possíveis pontos de tensão.

 MemoryFoam-fast

Esqueça os aparelhos eletrônicos: é importante que você não leve celulares, tablets e notebooks para a cama. Também não deixe a televisão ligada quando deitar.

A luz dos aparelhos retarda o funcionamento de substâncias que “avisam” ao nosso corpo que está na hora de dormir.

Não exagere nos exercícios físicos: exercite-se até quatro horas antes de dormir. Este intervalo deve ser respeitado porque caso você resolva dormir assim que terminar de malhar, seu corpo estará agitado e não será possível relaxar.

Feet of jogging person

Relaxe: evite ir para a cama assim que chegar em casa depois de um dia de trabalho, por exemplo.

É primordial que antes você relaxe seu corpo e isso pode ser feito com um bom banho. Assim que estiver relaxado, você poderá se deitar.

Beba chá: estes alimentos são sempre ótimos para o relaxamento do corpo. Tenha cuidado apenas com as ervas que irá escolher, pois algumas servem como estimulantes.

Beba chá de camomila e melissa que tem propriedades para induzir o sono e nunca consuma antes de dormir chá de preto ou verde que são ricos em cafeína.

Cuidado com os alimentos do jantar: evite comer tudo que seja rico em proteína, pois elas ativam o nosso sistema nervoso, deixando o corpo em alerta.

Opte por refeições leves e não coma muito para não ter uma noite de sono tranquila.

Modere no álcool: muitas pessoas acreditam que a bebida alcoólica ajudar a relaxar. Mas depois de algum tempo consumindo-as, o álcool compromete a respiração.

Daí vem o porque as pessoas embriagadas roncam tanto, o que acaba prejudicando o seu sono.

Se permita dormir: o aconselhável é que você durma de sete à oito horas de sono. Organize-se para dormir este período e encarar a correria do dia a dia com maior disposição.