Dicas e recomendações para lavar e desinfetar frutas e verduras - Melhor com Saúde

Dicas e recomendações para lavar e desinfetar frutas e verduras

Ainda que você tire a casca de frutas e verduras, recomenda-se lavá-las novamente quando estiverem descascadas para evitar que as bactérias do exterior contaminem a polpa.

O consumo de frutas e verduras é indispensável para conservar o bem estar de nosso organismo, estes alimentos oferecem uma variedade de benefícios nutricionais imprescindíveis para o correto funcionamento do sistema corporal, ao mesmo tempo em que fortalecem o sistema imunológico para melhorar suas defesas, evitando o risco de adoecer.

A melhor forma de comer as frutas é em seu estado natural ou em sucos que não contenham nenhum tipo de conservante, por outro lado, algumas das verduras devem ser consumidas cruas e outras fervidas em pouca água para aproveitar a maior quantidade de propriedades possíveis. Apesar de estes alimentos oferecerem grandes benefícios, quando estão expostos ao ar livre contaminam-se com substâncias presentes no meio ambiente, além disso, durante seu cultivo são utilizados diversos venenos e produtos químicos para espantar as pragas das plantações e, quando são exibidos para venda, entram em contato com as mãos sujas e bactérias das pessoas.

Métodos para lavar e desinfetar as frutas e verduras

  • O vinagre é um elemento que oferece excelentes propriedades desinfetantes e antioxidantes para as frutas e vegetais, permitindo assim permanecerem em bom estado durante mais tempo e livrá-los de substâncias daninhas presentes em sua superfície. Em um recipiente com água,  deve-se adicionar uma xícara de vinagre e mergulhar frutas e vegetais neste líquido por 20 minutos.
  • O limão misturado com vinagre também oferece grandes teores de substâncias benéficas para a conservação saudável das frutas, deve-se adicionar em um borrifador partes iguais de água, vinagre e suco de limão, e pulverizar as frutas com esse líquido até que estejam completamente cobertas, deixar atuar durante 10 minutos e enxaguar.
  • O sabão de lavar a louça também é útil para desinfetar, porém deve ser usado em pequenas quantidades e, depois de usá-lo, enxaguar bem a fruta ou verdura para retirar qualquer resíduo de sabão que possa alterar seu sabor.
  • Para desinfetar frutas e verduras também pode-se misturar água com 5 gotas de óleo de árvore do chá, submergir os alimentos e deixar atuar por alguns minutos, em seguida, retirar e enxaguar bem.

Recomendações a considerar

Verduras

  • Para eliminar qualquer presença de bactérias é indispensável lavar bem cada um dos alimentos antes de consumi-los, antes de prepará-los você deve se assegurar de que os recipientes e utensílios que utilizará estejam limpos e livres de bactérias, por outro lado, lava bem tuas mãos antes de começar a preparar alguma receita.
  • Evita lavar as frutas com produtos químicos e com água quente, pois isso faz com que se percam algumas de suas propriedades.
  • Não é recomendado retirar as cascas de todas as frutas ou verduras, visto que é nessa parte onde se encontra presente boa parte dos nutrientes que beneficiam a nossa saúde. Do mesmo jeito, recomenda-se que depois de retirar as cascas das frutas e verduras elas sejam lavadas novamente para que as bactérias presentes no exterior não contaminem a polpa.
  • No caso da alface ou o repolho, lava bem cada uma das folhas para eliminar os resíduos fecais de insetos ou venenos e joga fora as folhas externas, pois é o lugar onde geralmente há maior concentração de bactérias.
  • É indispensável garantir que as frutas, verduras ou qualquer alimento que for consumido estejam livres de bactérias que geram infecções ou doenças. Ao consumirmos alimentos que não estão adequadamente lavados podemos contrair afecções e alterações intestinais e digestivas, provocando diarreias e intolerância aos alimentos, por isso é imprescindível que eles estejam bem desinfetados e sejam preparados em um ambiente higienizado.

As frutas e verduras em seu estado natural oferecem benefícios nutricionais ao corpo refletidos em proteínas, minerais, vitaminas e também componentes que são indispensáveis para o bom funcionamento corporal, mas o contato com os produtos químicos faz com que exista uma alta concentração de bactérias que podem diminuir seus nutrientes, para evitar um consumo incorreto destes alimentos recomendamos seguir os passos anteriores e considerar as diversas recomendações para livrá-los de bactérias e componentes prejudiciais para a saúde.