Dicas para evitar os braços flácidos - Melhor Com Saúde

Dicas para evitar os braços flácidos

Diferentes fatores fazem com que o corpo vá perdendo sua tonicidade. Com o passar do tempo, a pele perde colágeno, o elemento que lhe fornece elasticidade. O aumento e a perda de peso também têm este efeito. A pele se estica e, depois de um tempo, fica flácida. Muitas vezes se consegue perder peso, entretanto, os braços flácidos ficam como uma espécie de má recordação

O que fazer para tonificar os braços?

Antes de mais nada você deve estar ciente que é preciso constância em toda atividade que você empreenda. De nenhuma maneira é possível ver resultados se se pratica durante uma semana e depois se abandona os exercícios. Para obter braços fortalecidos e firmes é necessário persistência, ter disciplina e realizar exercícios de maneira periódica. Tenha cuidado sempre para não sobrecarregar o corpo. Além disso, lembre-se que sempre devemos consultar um médico para saber se podemos realizar determinados tipos de atividades.

Tenha uma dieta balanceada

Todos sabemos os benefícios de perder peso e levarmos uma dieta balanceada. Uma alimentação saudável acompanha melhor o exercício, pois sentiremos menos inchaços e menos letargia para nos exercitarmos. Procure comer carnes magras (peixes, frango) fibras e gorduras saudáveis (azeite de oliva, amêndoas, abacate etc.)

Algumas atividades que você pode fazer fora de casa

Além de ir à academia, praticar natação também é uma excelente opção. A lógica é simples: na água o movimento custa o dobro de esforço e, por isso, gastamos mais calorias e exercitamos de maneira mais intensa o músculo. No entanto, a grande vantagem de exercitar na água é o baixo impacto que sofremos nos ossos e músculos. A possibilidade de uma lesão reduz consideravelmente. 

Exercitar os bíceps

Se você tiver alguns pesinhos (destes de academia) use-os, caso não, não há problemas. Também podemos fazer os exercícios sem peso, já que o peso dos braços dará efeitos favoráveis. Outra ideia econômica e prática é encher uma garrafa pequena (de 500 ml) de água e usá-la como peso.

Exercitar os tríceps para evitar braços flácidos

Sente-se para realizar flexões de braço. Apoie o cotovelo nas coxas, levando a mão com os pesinhos até o ombro. Realize três séries de 15 repetições. Você pode realizar uma segunda rodada de três séries de 15, de acordo com o seu ritmo.

Exercitar os tríceps

Para realizar este exercício fique parado(a), separe as pernas para que seus pés fiquem na direção de seus ombros. Segure o peso com ambas as mãos atrás da cabeça. Os braços devem estar flexionados. Levante o peso para cima para que fique sobre sua cabeça apontando para o céu. Você devem estender quase completamente, mas sem travar os cotovelos. Lembre-se que é importante não abrir muito os braços, procure observar a separação entre eles para que essa não seja maior que a dos ombros. Ou seja, deixe os braços o mais próximo possível da cabeça. Faça três séries de 15. Podendo repetir as séries. Este exercício também pode ser realizado com um braço de cada vez.

Outro exercício que podemos realizar para este músculo é o chamado “chute de tríceps”. Para este exercício é necessário se posicionar em quadro apoios (com joelhos e mãos) no chão ou em uma cama. Use uma manta/colchonete (se no chão) para se apoiar, pois será mais agradável. Levante seu braço para que ele fique paralelo ao corpo, uma vez nesta posição, flexione o cotovelo para que a sua mão com o peso vá em direção ao chão e fique perpendicular ao seu corpo. Repita o exercício com cada braço em três séries de 15 repetições.

Flexões de braços

Outra maneira de tonificar os braços são as temidas flexões de braços. O exercício seguinte é uma maneira de realizá-las obtendo resultado sem que sejam tão difíceis como as que são realizadas no chão. Coloque duas cadeiras com os encostos virados para a parece. Separe-as uns 20 cm. Apoie as palmas das mãos em cada cadeira, mantendo o corpo reto e os braços estendidos. Suas pernas devem ficar em plano inclinado, a 45º, se necessário coloque uma almofada ou colchonete nos joelhos. Flexione os braços levando seu tórax para frente, na direção das cadeiras, e os cotovelos para trás. Tenha cuidado para que os cotovelos não se abram, procure mantê-los paralelos ao seu corpo. Faça três séries de 15 repetições.

Não se esqueça destes detalhes

  • Lembre-se de realizar um exercício de alongamento antes de começar a sua rotina de exercício e depois de finalizá-la. Os músculos devem estar aquecidos para não se lesionarem.
  • Procure realizar o exercício com os dois braços em uma mesma sessão. A ideia é exercitar os músculos dos dois braços. Pode-se fazer uma rodada de 15 repetições com um e depois com o outro e em seguida descansar.
  • Se você é principiante, pode realizar esta série de exercícios três vezes na semana e ir aumentando a frequência na medida em que se sentir confortável para fazê-lo.
  • Saiba que para realizar estes exercícios não são necessários pesos com grandes cargas. O que estamos buscando é tonificar e não desenvolver musculatura. O ponto fundamental para braços torneados é a repetição.
  • Complemente seus exercícios com uma dieta saudável rica em fibras e proteínas. E claro, hidrata-se com água!
  • Acompanhe estes exercícios com atividades aeróbicas, como caminhar meia hora por dia. Isto te permitirá estar mais oxigenado(a), sentir-se cheio(a) de energia e com mais vontade de fazer seus exercícios para os braços.
  • Não faça mais esforço do que o seu corpo aguenta e precisa, isto apenas lesionará seus músculos e te esgotará. É muito mais fácil sustentar uma rotina de exercício durante mais de uma semana se você não fica esgotado(a) cada vez que a realiza.
  • Seja realista com seus objetivos. Não espere que os exercícios deem resultados em uma semana. Persista. A constância é o essencial aqui.
  • Lembre-se de consultar seu médico ou um profissional do esporte se você sentir algum desconforto ou se tem alguma dúvida com relação aos exercícios.

Além de simples podem, de fato, ajudar bastante na tonificação dos braços. Não espere mais, comece agora a colocar estes exercícios em prática. Se você persistir, quando menos esperar, verá os resultados.