Dicas para evitar a retenção de líquidos - Melhor Com Saúde

Dicas para evitar a retenção de líquidos

As infusões diuréticas são a melhor opção para eliminar o líquido em excesso do nosso organismo. Elas nos ajudam a eliminar as toxinas e reduzem o inchaço característico.

São muitas as razões pelas quais as mãos e as pernas podem inchar: depois de um longo dia de trabalho, devido ao excesso de peso, quando se está grávida, por abusarmos do consumo do sal…

Se você sofre com isso precisa saber que existe uma solução para a retenção de líquidos que causa esse problema.

Conheça, no seguinte artigo, algumas dicas para evitar a retenção de líquidos.

Porque sofremos de retenção de líquidos?

São várias as causas para a retenção de líquidos como, por exemplo:

  • Hipertensão
  • Cardiopatias
  • Maus hábitos dietéticos
  • Excesso de peso
  • Consumo de muito sal
  • Alterações hormonais
  • Menopausa
  • Estresse
  • Problemas circulatórios
  • Pouco consumo de água

Quando o organismo detecta um nível baixo de líquidos, ativa um mecanismo de defesa que retém a água existente. É como se tivéssemos uma comporta que se fecha para impedir que uma região se inunde.

É preciso saber que o corpo necessita de líquidos para poder levar a cabo suas funções vitais. Para isso, é fundamental dar-lhe água do exterior do corpo.

Por mais que tenha lido milhares vezes que “é preciso beber 2 litros de água por dia” e isso lhe tenha parecido um exagero, não o é. Absolutamente.Por-que-sofremos-retençao-de-líquidos-500x334

Quando existe retenção de líquidos é provável que, por detrás dela, se esconda algo mais grave à qual se deve prestar atenção. Não hesite em consultar um médico, e procure cortar com os hábitos pouco saudáveis.

Leia também: 5 águas cítricas que lhe diminuem o peso

As melhores dicas para evitar a retenção de líquidos

Como primeira medida, é necessário que se saiba quais são as razões pelas quais se está sofrendo de retenção de líquidos e em que zonas do corpo. Na maioria dos casos, notamos essa afetação em:

Para você poder evitar este problema, que não é só uma questão de estética mas também, sobretudo, de saúde, é necessário que leve uma vida mais saudável.

Preste atenção aos seguintes conselhos:

Aumente a ingestão de alimentos que contenham água

Inclua na sua dieta verduras e frutas, como a laranja, a maçã, a pera, o pêssego ou os mirtilos, que, também são ricos em vitaminas e antioxidantes.

Pratique atividades físicas que ajudem a melhorar a circulação

Para favorecer o fluxo de sangue nas extremidades inferiores você pode praticar algum desporto, como andar de bicicleta, ou simplesmente dançar ou caminhar.

Beba 8 copos de água por dia

Já sabemos que são imprescindíveis para que nosso organismo funcione corretamente (os famosos “2 litros diários”).

Reduza o consumo de sal

Se isso lhe custa muito, você pode optar por condimentar com sal marinho ou sal dos Himalaias (sal rosa). Também se aconselha o uso de ervas aromáticas, suco de limão e vinagre para substituir o sal.

Você pode ingerir cada vez menos sal se não levar o saleiro para a mesa para evitar a tentação.

Não consuma alimentos processados

Evite também os que já vêm preparados porque geralmente têm muito sal “camuflado” entre os seus ingredientes. Por exemplo, empanados, recheados e fast foods.

Adicione em sua dieta diária uma boa quantidade de proteínas

Não esqueça de que, quando estes nutrientes faltam em seu organismo, automaticamente se reduz a produção de albumina e se acumulam líquidos entre os tecidos.

Descanse entre 7 a 8 horas por dia

Tente descansar quando puder durante o dia, e procure não se manter na mesma posição durante muitas horas. Se você trabalha parada ou sentada, mude de postura tantas vezes quanto puder.

O repouso e o descanso são essenciais para prevenir a retenção de líquidos quando esta está localizada nas pernas, tornozelos e pés.

Consuma infusões que sejam diuréticas à base de ervas

Existem várias especiarias com esta propriedade que podem ser muito úteis caso você não goste muito de beber água (ou não esteja acostumada). Através do chá natural você fornecerá líquidos ao seu organismo sem perceber.

Não use roupa muito apertada

Sobretudo se você vai ficar muitas horas com as pernas para baixo. Se vai viajar de avião, por exemplo, pode optar por umas meias de descanso. E, quem sabe, se não lhe convém também usá-las em seu dia a dia, pois elas ajudam seus tornozelos a relaxarem um pouco.

São perfeitas para a retenção de líquidos ocasionadas por problemas circulatórios.

Evite consumir alimentos refinados como a farinha e o açúcar brancos

E o mesmo vale para os refrigerantes e o café. Eles evitam que o corpo elimine a água “em excesso” fixando-a nos músculos.

Faça uma alimentação variada

Trate de consumir sempre produtos frescos da estação (frutas e verduras). Inclua cinco porções por dia. E inclua também carboidratos com baixo teor de sódio (batatas, aveia, soja) e proteínas de origem animal ou vegetal.

Estes alimentos permitem que o fígado produza uma sustância que evita que os líquidos se acumulem nas membranas das células.

Recomendamos que você leia: Água de abacaxi para tratar a retenção de líquidos

Plantas para evitar a retenção de líquidosDente-de-leao-500x299

As ervas diuréticas podem ser de muita utilidade para tratar seu problema. Certamente se você está perguntando quais as que são melhores para a retenção de líquidos. A seguir lhe indicamos as melhores:

Dente de leão

É a que traz mais benefícios para esta condição. Aconselha-se que beba uma infusão desta planta antes de almoçar e de jantar. Além disso, ajuda a eliminar as toxinas, a fazer a digestão e a descartar os líquidos “a mais”.

Rabo de cavalo

Outra planta que não pode faltar em sua casa. Ela serve para excretar os líquidos através da urina, reduzir o inchaço, facilitar a eliminação de gorduras e toxinas, acabar com a celulite e é um perfeito laxante. Beba até 2 copos por dia.

Chá Verde

Certamente você já conhece muitos dos benefícios do chá verde para a saúde. É um diurético e queimador de gorduras por excelência, acelera o organismo e favorece a eliminação das toxinas.

Além disso, é bastante usado nas dietas que ajudam a perder peso.