Dicas para melhorar a memória - Melhor Com Saúde

Dicas para melhorar a memória

Você conhece os fatores que determinam a sua capacidade de reter informação? Neste artigo iremos compartilhar várias formas para conseguir otimizá-la.

A memória é uma das funções mais complexas e importantes do nosso cérebro, pelo que devemos saber um pouco mais sobre ela e esclarecermos alguns pontos a seu respeito. Não obstante, para muitas pessoas e por questões hereditárias ou de doenças, a memória pode começar a se perder e com o passar dos anos piora cada vez mais.

Neste artigo daremos algumas recomendações que podem ser úteis para a prevenção ou correção de alguns problemas que podem surgir e afetar a memória de maneira bastante agressiva.

Comer chocolate

Segundo diversos estudos, o chocolate pode melhorar as funções cognitivas de maneira muita efetiva quando consumido em seu estado mais puro, pois o cacau contém uma grande quantidade de flavonoides, os quais exercem muitos benefícios sobre a nossa saúde, especialmente na melhora da memória, redução da pressão arterial e, além disso, pode ajudar na prevenção do diabetes.

Escutar alguns sons enquanto dormimos

Dormir-bien

Segundo alguns estudos realizados na Alemanha, se dormimos enquanto escutamos alguns sons que vão se sincronizando com o ritmo que as ondas cerebrais lentas têm, conseguimos reforçar ditas ondas, obtendo , desta maneira, o reparo da memória.

Controlar o volume dos fones de ouvido

De fato, o excesso de barulho não apenas pode ocasionar danos nos ouvidos produzindo a surdez, como também pode afetar a memória. Mediante estudos realizados com ratos, demonstrou-se que o barulho excessivo pode afetar as células cerebrais que estão relacionados com estas duas funções cognitivas. Para ocorrerem danos celulares, são necessárias apenas duas horas de exposição a um barulho intenso, o qual pode estar entre 95 e 97 decibéis de intensidade.

Eliminar grande parte da gordura abdominal

Grasa-abdominal

Estar mais magro além de ser importante para manter um bom aspecto físico, para a saúde do coração, do sistema circulatório e para obter muito mais benefícios, também é importante para a nossa memória. Segundo alguns estudos realizados, estabeleceram que a proteína encarregada de metabolizar a gordura abdominal também se encarrega de realizar algumas funções no controle da memória e na capacidade de aprendizagem

Entre o fígado e o cérebro existe uma molécula que funciona em comum, esta molécula se chama PPAR, quando precisa metabolizar a gordura do abdômen, utiliza a proteína do cérebro, o que prejudica a memória; por esta razão é importante controlar a gordura nesta parte do corpo, posto que desta forma a PPAR cerebral se dedicará apenas e totalmente a esta região, evitando problemas nesta parte do cérebro.

Dedicar algum tempo decifrando crucigramas

Sempre se recomendou fazer este tipo de atividade para melhorar a memória ou, ao menos, para retardar a perda dela, é muito importante manter a mente ocupada e distrai-la de alguns problemas que podem afetar sua saúde. Quando exercitamos a mente, estamos ajudando a fortalecê-la, fazendo com que suas funções se mantenham. Uma das maneiras mais simples que existe é dedicar algumas horas do dia fazendo sopas de letras, crucigramas ou qualquer atividade que coloque a nossa memória para trabalhar.