Dicas para eliminar toxinas e melhorar o seu sistema imunológico

Dicas para eliminar toxinas e melhorar o seu sistema imunológico

Ative todos os seus órgãos consumindo estes remédios em jejum

O que significa “eliminar toxinas” pra você? A maioria das pessoas pensa em jejum, dieta ou desintoxicação. E, embora essas ações podem ajudar a eliminar as toxinas do corpo, tendem a ser um acerto temporário e até podem trazer como consequência efeitos não desejados, como desidratação, ansiedade ou fadiga.

Por isso, neste artigo você vai aprender algumas dicas para eliminar toxinas e melhorar seu sistema imunológico, além de uma lista de alimentos desintoxicantes para que você tenha em conta.

O processo de desintoxicação

A desintoxicação é, em realidade, um processo natural do fígado, o maior órgão interno que temos. Infelizmente, estamos acostumados a lhe dar muito trabalho, porque as toxinas estão presentes em todos lados: ar, chão, água, alimentos, lar, escritório, transporte… Tudo isso esgota a capacidade do nosso corpo para se desintoxicar, e um sistema de desintoxicação fraco permite desenvolver condições crônicas (como doenças cardíacas, obesidade, câncer e doenças autoimunes).

Para evitar a acumulação dos tóxicos, devemos comer mantimentos saudáveis, mas também reduzir a exposição às toxinas. Como? Através da dieta e de um estilo de vida mais saudável.

3432_1-500x297 (1)

Como eliminar as toxinas e aumentar as defesas

Consumindo frutas e verduras crucíferas

Esses grupos alimentares ajudam a produzir mais enzimas desintoxicantes. Por exemplo, o brócolis contém sulforafano, que como foi verificado, aumenta as enzimas de desintoxicação e ajuda a prevenir o câncer e o envelhecimento precoce. Outros alimentos desintoxicantes que você deve incorporar à sua dieta são:

  • Mirtilos.
  • Framboesas.
  • Maçãs.
  • Mamão.
  • Alcachofras.
  • Acelgas.
  • Beterraba.
  • Espinafre.

Temperando a comida

Acrescente ervas e especiarias como o romeiro, o coentro e o alho aos seus pratos. É uma forma simples de dar sabor às suas comidas e, ao mesmo tempo, aumentar as defesas e desintoxicar o corpo. A alicina (alho), a apigenina (coentro) e o carnosol (romeiro) são compostos que induzem às enzimas de desintoxicação a fazerem melhor o seu trabalho.

coentro (1)

Usando limpadores naturais

Os produtos de limpeza não deveriam conter cloro. Você pode escolher produtos não tóxicos e “ecológicos” para limpar sua casa, como por exemplo, o vinagre, o bicarbonato de sódio ou o limão. Dessa maneira, você vai evitar respirar os químicos mais daninhos que existem.

Tomando cuidado com o que respiramos

Cada lar deveria ter um detector de monóxido de carbono e um alarme de incêndio. Mas também você deveria investir em um kit de radão, pois a exposição prolongada a essa substância química, que se infiltra no seu lar desde a terra, pode causar câncer de pulmão. Tenha também muito cuidado com os aquecedores ou fornos deficientes, porque podem emitir o monóxido de carbono no ar.

Se passar perto de um incêndio ou de uma fábrica que está lançando fumaça pelas chaminés, ou se caminhar pelo centro da cidade, tente usar uma máscara para não aspirar todos esses elementos nocivos. Se você não gostar da ideia de andar disfarçado pela rua, pode evitar as ruas mais transitadas. Afaste-se também dos fumantes.

Fazendo exercício pelo menos três vezes por semana

A atividade física aumenta seu ritmo cardíaco e faz com que seu sangue fique em movimento e leve nutrientes aos órgãos, e que despreze o que não serve. Também se demonstrou que o exercício produz mudanças saudáveis no nosso DNA. Os investigadores do Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia) estudaram alguns voluntários saudáveis que receberam instruções para andar de bicicleta utilizando somente uma perna; várias análises demonstraram que as pernas exercitadas desenvolveram novos patrões de metilação associados aos genes que regulam a energia, a inflamação e a resposta da insulina.

A-natacao-o-exercicio-perfeito

Combatendo fogo com fogo

A capsaicina é uma substância química que produz calor e se encontra nos pimentões, as pimentas Jalapeño e a pimenta de Caiena. Ao estimular a circulação sanguínea e o metabolismo, esses alimentos ajudam o corpo a eliminar toxinas. Pode ser uma comida para os mais intrépidos mas, se não se animar, pode gerar os mesmos efeitos do aquecimento (aumento da circulação sanguínea e do metabolismo) com alimentos como o alho, o gengibre e a mostarda.

Alimentos que ajudam a eliminar toxinas e melhorar o sistema imunológico

Embora vamos somente nomear alguns, vale a pena saber que existem mais alimentos bons para o seu sistema imunológico. Preste atenção a essa lista de alimentos que nunca devem faltar nas suas refeições:

Tomate

Tem vitamina C, que se conhece como um grande colaborador para melhorar as defesas e prevenir doenças, além de licopeno, uma substância fitoquímica que afasta o câncer do nosso corpo, sobretudo do estômago, o pulmão e a próstata. Por outro lado, o tomate protege a derme das lesões solares.

Uva

Limpa o sangue e os intestinos, fortalece o coração, reduz o colesterol, é diurética e laxante. Também contém antioxidantes, que estimulam a função cardiovascular e combatem o câncer. De todos os tipos, se aconselha a de cor vermelha, que diminui a formação de coágulos de sangue e é uma grande fonte de fibras e potássio.

uvas-vermelha-500x332

Aipo

Permite eliminar os resíduos que se acumulam no nosso corpo. Além disso, ele favorece o trânsito intestinal (tem muita fibra) e melhora a circulação do sangue. Tem vitamina C e fortalece as paredes celulares.

Aspargo

Tem ácido fólico, potássio, fibra, vitamina C e betacaroteno. Fortalece a função cerebral e o sistema nervoso, acautela e combate o câncer e os transtornos oculares. É diurético e permite eliminar toxinas pela urina.

Limão

Limpa e depura o nosso corpo, tem vitamina C e muitos antioxidantes que ajudam a fortalecer as células. Também estimula a vesícula biliar e permite que as funções digestivas e hepáticas se desenvolvam melhor.

Agrião

O agrião contêm 15 vitaminas e minerais diferentes. É diurético, limpa o sangue, evita a retenção de líquidos, contribui à função hepática e melhora a saúde da pele. Tem mais cálcio do que o leite, tanta vitamina C como a laranja e mais ferro do que o espinafre.