Dicas e remédios para rejuvenescer as artérias naturalmente

Dicas e remédios para rejuvenescer as artérias naturalmente

Uma dieta saudável, rica em vitaminas, combinada com a prática diária de exercícios físicos moderados é fundamental para melhorar a elasticidade das artérias e conseguir um organismo saudável.
Dicas e remédios para rejuvenescer as artérias naturalmente

À medida que o corpo envelhece as artérias perdem sua flexibilidade e começam a desenvolver várias condições cardiovasculares que colocam a saúde em risco.

O mais preocupante é que muitas pessoas estão sofrendo endurecimento e obstrução arterial desde muito cedo, como resultado da má alimentação e do sedentarismo.

Ao reduzir a capacidade de trabalho arterial, começam a aparecer problemas de circulação sanguínea e transtornos perigosos como o aumento do colesterol ou dos triglicerídeos.

Como consequência, o corpo tem muitas dificuldades para transportar de forma adequada o oxigênio e os nutrientes até as células, o que faz com que uma série de danos em órgãos vitais para a vida sejam desencadeados.

Limpar os vasos sanguíneos de forma regular é uma forma de rejuvenescer este complexo sistema para impedir que afete a saúde cardíaca. Por meio deste processo a eliminação de toxinas e lipídios é facilitada, aumentando a elasticidade de suas paredes para reforçar assim o sistema circulatório.

Sabe como rejuvenescer suas artérias? A seguir compartilharemos os melhores conselhos e remédios naturais para fazer isso. Confira!

Consumir mais vitaminas

Consumir-mais-vitaminas-500x341

Quando o assunto é saúde arterial, há alguns nutrientes que não podem faltar na alimentação. Os alimentos ricos em vitamina C, poderoso antioxidante, desempenham um papel fundamental na limpeza das artérias ao estimular a eliminação de placa e toxinas.

Por sua parte, aqueles que oferecem vitamina E fortalecem as paredes arteriais e diminuem sua inflamação para um fluxo sanguíneo adequado.

A niacina, também conhecida como vitamina B3, é essencial para proteger o coração e reduzir o risco de doenças.

Não se esqueça de ler: Sinais estranhos que indicam deficiência de vitaminas

Adicionar ômega 3 na alimentação

Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 têm um efeito benéfico na saúde arterial ao ajudar a prevenir a coagulação do sangue e evitar a oxidação do colesterol.

Seu consumo regular previne o endurecimento arterial e melhora a circulação sanguínea para reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Algumas fontes naturais de ômega 3 são:

  • O salmão.
  • O atum.
  • A cavalinha.
  • A sardinha.
  • Os frutos secos.
  • As sementes de chia.
  • O azeite de oliva.

Controlar o estresse

Controlar-o-estresse-500x352

O estresse tem uma relação direta com alguns dos desequilíbrios hormonais que causam reações na saúde.

Ele, por exemplo, aumenta o risco de acumulação de gordura e obesidade e, portanto, há maiores possibilidades de sofrer obstrução nas artérias.

É primordial se afastar de tudo aquilo que gere essa resposta emocional e realizar técnicas de relaxamento para o corpo e a mente.

Exercícios físicos

Muitos ainda não estão conscientes de todas as mudanças positivas que podem conseguir em seu corpo com a prática diária de exercícios físicos.

Através deste hábito muitas calorias são queimadas e o índice de gordura corporal é diminuído. Como resultado, também há uma diminuição nos níveis de colesterol ruim e melhor circulação sanguínea.

Bastam 30 minutos de exercícios por dia para melhorar a elasticidade arterial e diminuir a placa não desejada.

Remédio de limão e alho para rejuvenescer as artérias

Remedio-de-limao-e-alho-rejuvenescer-artérias

Para apoiar todas as recomendações anteriores, uma boa ideia é incluir na alimentação o consumo deste remédio de limão e alho.

Ele conta com propriedades antibióticas, antioxidantes e regenerativas que são excelentes limpadoras dos vasos sanguíneos.

Além disso, graças à sua concentração nutricional ele poderia ajudar a diminuir o colesterol e a pressão arterial.

Ingredientes

  • 2 alhos
  • 2 limões
  • 1 litro de água fervida

Preparo

  • Corte os dois alhos e os dois limões (com a casca) previamente lavados.
  • Coloque-os em um frasco de vidro e adicione um litro de água fervida.
  • Deixe repousar por uma noite, coe e tome duas colheres de sopa antes de cada refeição principal

Quer saber mais? Leia: Os 8 benefícios que um dente de alho por dia oferece

Remédio com cúrcuma para as artérias

Remedio-de-cúrcuma-rejuvenescer-artérias

Esta especiaria popular é um grande remédio para melhorar a saúde arterial e cardiovascular. Seu composto ativo, a curcumina, conta com uma ação anti-inflamatória e antioxidante que previne a formação de coágulos e plaquetas nas artérias.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (5 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)
  • 1 copo de leite (200 ml)

Preparo

  • Dilua uma colher de chá de cúrcuma em pó em um copo de leite e adicione a colher de sopa de mel para adoçar.
  • Tome um ou duas vezes por dia.

Para finalizar, não podemos deixar de mencionar a importância de fazer check ups médicos regulares. Apesar das alternativas naturais serem uma boa opção para melhorar a saúde, em algumas ocasiões é fundamental fazer exames médicos para descobrir as doenças que requerem outros tipos de tratamento.

Neste caso as consultas são muito necessárias, já que os transtornos das artérias e a circulação costumam ser silenciosos em suas primeiras etapas.