Dicas para tratar a bronquite - Melhor com saúde

Dicas para tratar a bronquite

A bronquite é causada pela inflamação da membrana mucosa dos brônquios, o que provoca um estreitamento das vias respiratórias, dando lugar à aparição de tosse com muco espesso.

A causa pode ser encontrada em infecções virais ou bacterianas e costuma durar vários dias.

Se não existem outras condições subjacentes, a bronquite pode ser tratada em casa sem intervenção médica.

Episódios de febre, calafrio e dificuldade de respirar podem ocorrer; os casos crônicos de bronquite estão relacionados ao fumo, vapores, pólvora e outros fatores que contribuem para a má qualidade do ar.

DICAS PARA TRATAR A BRONQUITE

INGESTÃO DE LÍQUIDOS

É importante ingerir muito líquido durante o dia, especialmente de hora em hora, para evitar a desidratação e aliviar a garganta irritada.

Alterne entre caldos quentes, água, sucos de fruta, para manter o corpo hidratado, mas se abstenha da ingestão de supressores da tosse, porque tossir é necessário para liberar os pulmões do excesso de muco. EVITE A CAFEÍNA.

UMIDIFICADOR

Use um umidificador para tornar o ar mais úmido, isso ajudará a acelerar a recuperação; o vapor de um banho quente ou um umidificador de vapor tornará a respiração mais fácil.

REDUZIR OS CONTAMINANTES

Evite fumar, esse hábito pode prolongar ou piorar a bronquite.

Velas perfumadas e ambientadores podem irritar os brônquios e inflama-los, neste caso, adicione ao umidificador algumas gotas de óleo essencial de eucalipto, que ajudará a destruir as bactérias e a mucosidade delgada dos tubos bronquiais.

a doctor checking the heartrate of a girl

A mudança de hábitos pode tornar sua recuperação mais rápida e fácil, mas ainda assim, não se esqueça de consultar seu médico regularmente.

DIETA PARA TRATAR A BRONQUITE

ALIMENTOS RECOMENDADOS

Em caso de bronquite aguda ou crônica, mudanças na alimentação serão necessárias, pois influenciarão positivamente na cura da doença.

Se você sofre desse problema, consuma mais alimentos diuréticos, como por exemplo salsão, pepino, salsa e folhas frescas de dente de leão, para aumentar a produção de urina e desfazer-se do excesso de líquidos corporais.

Também é importante que consuma alimentos ricos em vitamina B, como alho poró, cebolas, peixes, legumes, arroz e banana, que estão cheios de vitaminas do grupo B.

Lembre-se de incluir também alimentos ricos em vitamina A, como o fígado, cenoura e espinafre.

Consuma alimentos ricos em Ômega-3, como peixes, nozes e semente de linhaça, bem como azeite de oliva, por suas propriedades anti-inflamatórias.

Olive oil and olives

O azeite de oliva, por suas propriedades anti-inflamatórias, surge como um bom aliado no combate à doença.

O QUE EVITAR

Evite o sal para evitar a retenção de líquidos, e reduza o consumo de produtos lácteos para diminuir a formação de muco.