Dicas para ter unhas mais bonitas - Melhor Com Saúde

Dicas para ter unhas mais bonitas

Proteja suas mãos com luvas ao realizar tarefas do lar. Para fortalecer as unhas, experimente misturar o suco de vários dentes de alho com o seu esmalte.

Você gostaria de ter as unhas bonitas e não tem tempo (ou dinheiro) para ir à manicure? Não se preocupe: você pode montar um salão de beleza em sua casa e ficar bonita em poucos minutos. Além do mais, os especialistas recomendam cuidar das unhas todos os dias, para que não se danifiquem, se quebrem ou tenham uma cor antiestética, ainda mais se você fuma. Aprenda neste artigo as melhores dicas para ter unhas mais bonitas.

Conselhos para melhorar o aspecto de suas unhas

Você talvez goste de ter as unhas ao natural ou mantê-las sempre pintadas com uma cor ou, ainda, mudar a cor de acordo com seu vestuário. Em qualquer um desses casos, é vital cuidar do básico da unha. Estas dicas são muito boas para realizar em casa, você não terá que ir até a manicure. Você terá unhas bonitas e saudáveis se seguir as dicas:

  • Hidratar: logo depois de lavar as mãos, aplique creme, sem exceção. Este procedimento evitará que a pele resseque e também umidificará as unhas, fazendo com que cresçam mais saudáveis e fortes. No verão, ajuda a proteger do sol e do cloro das piscinas.
  • Lixar: nunca use um cortador de unhas, a menos que elas estejam muito grandes e você queira deixá-las bem curtas. Do contrário, utilize uma lixa para conseguir o melhor tamanho e também se você as quer quadradas ou redondas. Dessa maneira, você prevenirá a quebra e a descamação das unhas.

uñas

  • Preparar: é muito importante utilizar uma base antes de aplicar o esmalte. Pular este passo faz com que as unhas fiquem secas, amareladas e sem vida. Isto se deve aos componentes dos esmaltes que não permitem que a unha “respire”. A base é facilmente adquirida em qualquer loja de beleza ou perfumaria e é igual ao brilho, ou seja, transparente. A diferença é que contém aloe vera, cálcio e vitamina E. Em relação aos benefícios estéticos, podemos dizer que facilita a aplicação do esmalte porque deixa a superfície da unha mais suave.
  • Cuidar: não corte e nem retire as cutículas, pois pode provocar uma infecção. É preferível utilizar óleos ou cremes especiais para remover cutículas.
  • Prestar atenção: As mulheres sempre estão buscando máscaras para o cabelo ou rosto, mas parecem se esquecer das unhas. Você pode usar vaselina para fazer uma massagem com movimentos circulares nas unhas enquanto assiste à televisão. Outro dica é colocar luvas de frio quando for dormir, previamente hidrate suas mãos. Pela manhã, você verá o resultado: mãos suaves e unhas mais bonitas.

uñas2

Mais recomendações para unhas bonitas

  • Uma vez que lavar as mãos, seque-as bem, especialmente as unhas, para que não amoleçam.
  • Lixe as unhas pelo menos uma vez na semana, com isto elas ficarão mais fortes e resistentes as quebras.
  • Não corte as cutículas, pois são as encarregadas de proteger as unhas dos ataques de alguns germes. Suavize-as com cremes e empurre-as suavemente para que não sejam vistas.
  • Coloque duas vezes ao dia uma emulsão hidratante nas mãos, enfatizando as unhas, para que fiquem saudáveis e belas.
  • Se estiverem amareladas pelo uso excessivo de esmaltes ou cigarros, esfregue-as com vinagre branco.

uñas4

  • Limite o uso de esmaltes ou removedor de esmaltes. Assim que retirar o esmalte, espere pelo menos um dia para pintar novamente. Existem removedores de esmalte sem acetona, no formato de panos com óleo que não danificam a pele nem as unhas.
  • Se você não puder cuidar das unhas longas, o melhor é deixá-las curtas.
  • Se for realizar as tarefas de casa, proteja suas mãos com luvas, assim, estará protegendo as mãos do contato com produtos químicos.
  • Para que as unhas cresçam mais saudáveis e fortes, consuma muita vitamina A, presente na maioria das frutas e vegetais.
  • Não roa as unhas nem as tenha constantemente na boca. Se você é uma pessoa ansiosa ou tímida, prefira comer alguns doces ou mascar chiclete a roer suas unhas. A saliva fará com que as unhas estejam sempre moles e que se quebrem facilmente.
  • Não use as unhas como ferramentas, o mesmo com os dentes. Isto quer dizer que as unhas não são ideais para abrir potes, tirar uma mancha do piso, entre outros, elas somente estão ali para proteger seus dedos.
  • Para endurecer as unhas, você pode utilizar o sumo do alho dentro do esmalte. Você também pode triturar alguns dentes de alho e colocá-los como pasta sobre as unhas por alguns minutos. Outra alternativa é submergir as unhas em uma infusão de cavalinha por 20 minutos. Um brilho constante que nunca falha é o que uma preparação com 8 gotas de suco de limão, um alho bem triturado e 5 gotas de iodo branco pode oferecer. Adicione esta receita no esmalte transparente e use como base, deixando repousar por um dia.
  • Se você gosta de pintar as unhas, mas tem pouco tempo para a secagem, introduza as unhas em recipiente com água e vários cubos de gelo.
  • Para que o esmalte dure mais tempo, passe as mãos em um recipiente com vinagre branco antes de pintar as unhas. 

Imagens de cortesia de Lisa Bentley, Courtney Rhodes, Fing’rs, Stefany, Emily Gould, Vladimir Morozov.