Dieta especial contra artrite - Melhor com saúde

Dieta especial contra artrite

As pessoas com artrite ou artrose não devem praticar atividades físicas bruscas. Em todo caso, podem optar por modalidades específicas para fortalecer os ossos, como tai chi e ioga.

A artrite ainda não tem cura e até se movimentar pode ser um incômodo, que começa suave e vai se agravando até chegar ao ponto de que pegar um livro na estante ou se levantar de uma cadeira, torna-se um verdadeiro sacrifício. Tudo isso devido à inflamação das articulações.

O acompanhamento médico adequado permite ao paciente levar uma vida normal, sem dores ou limitações físicas. Para isso, se faz necessário ter um diagnóstico precoce, praticar  exercícios físicos leves e realizar fisioterapia em casos menos agudos, além de mudar totalmente sua alimentação. Uma boa dica é incluir em sua dieta alimentos ricos em Omega-3. Vamos conferir mais dicas?

Peixes de água fria

salmão1

Peixes como atum, sardinha e salmão são ótimas opções para consumir um importante nutriente, os ácidos graxos poli-insaturados ômega-3, que são eficazes para impedir um processo de conversão de nutrientes no organismo responsável por originar inflamações.

Sem contar que estes peixes ajudam no controle do colesterol, na regeneração dos tecidos, na prevenção de doenças cardiovasculares e são capazes inclusive de amenizar alguns dos sintomas da TPM e da menopausa. Recomenda-se consumir um filé, duas vezes na semana.

Azeite de oliva

Olive oil and olives

O azeite de oliva é um alimento importantíssimo para a saúde, graças ao seu teor de ômega-3, polifenóis, vitaminas e betacaroteno.

Apesar de ser consumido mais em saladas, ele pode ser utilizado em todos os pratos. Este óleo apresenta importante função anti-inflamatória e antioxidante, já que preserva as células, evitando a deterioração delas. Recomenda-se consumir de uma a duas colheres por dia.

Óleo de Soja

soja. Farelli Bali

Este óleo é um alimento rico em gorduras poli-insaturadas, como ômega-3 e ômega-6, além de ser uma importante fonte da vitamina E. É capaz de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, no bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico e no combate a radicais livres.

Apresenta uma poderosa ação anti-inflamatória, sem contar que ajuda a regular os níveis de colesterol no organismo. Recomenda-se de uma a duas colheres por dia.

Linhaça

Flax seeds

Ótima fonte de ácidos graxos essenciais, vitamina E e fibras, a linhaça é um alimento que proporciona maior fluidez sanguínea, reduz o colesterol ruim, evita a formação de placas de gorduras das artérias e promove efeitos anti-inflamatórios no organismo. Recomenda-se de uma a três colheres de sopa por dia.

Rúcula

rúcula.tr1stero

(Foto: tr1stero / flickr)

Esta folha apresenta inúmeras vantagens e benefícios ao nosso corpo. Para se ter uma ideia, as folhas verde-escuro da rúcula são fontes riquíssimas de ômega-3 e das vitaminas A e C, potentes antioxidantes que combatem os radicais livres. Recomenda-se um prato de sobremesa por dia.