A dieta para desintoxicar os pulmões - Melhor Com Saúde

A dieta para desintoxicar os pulmões

Quando fizermos esta dieta depurativa não devemos fazer esforços para que nossos pulmões não se sobrecarreguem. A recomendação é ficar em casa, relaxando.

Ao contrário do que se acredita, não só os fumantes (ativos ou passivos) devem fazer uma limpeza dos pulmões. Este órgão, um dos mais importantes do corpo humano, pode se encontrar afetado pelas substâncias tóxicas, pela fumaça das cidades, pela contaminação ambiental, pelo tipo de trabalho que realiza ou pela falta de atividade física, entre outros motivos. É por isso que aconselhamos pôr em prática a dieta para desintoxicar os pulmões, conseguindo de uma maneira saudável eliminar todas aquelas toxinas prejudiciais. Saiba mais no seguinte artigo.

Por que é necessário limpar os pulmões?

Existem muitos textos relacionados a limpar o sangue, a pele e o cabelo ou até o intestino, mas quase nenhum sobre os pulmões e são eles que todos os dias recebem e acumulam diferentes gases tóxicos que podem nos causar muitas doenças. Essa rotina de limpeza não é indicada somente para os fumantes ou para os que acabaram de deixar o vício, mas também para todos os que desejam desfrutar de uma saúde melhor. Se você costuma ter doenças relacionadas ao sistema respiratório ou sente falta de ar (o que também pode acontecer devido ao fato de não fazer exercício), se você mora ou trabalha com alguém que fuma muito ou tem que atravessar a cidade cheia de carros e ônibus para chegar ao trabalho, essa dieta de desintoxicação com certeza vai ajudá-lo!

É necessário também, na medida do possível, evitar aquelas situações que contaminam os pulmões. Se você não pode ir morar no campo, com certeza pode tentar passar mais tempo ao ar livre ou rodeado de árvores e natureza nos finais de semana.

Pulmões

Dieta para desintoxicar os pulmões

Esta rotina deve ser realizada durantes três dias consecutivos e se possível quando estiver de férias, já que nessas 72 horas terá que:

  • Evitar ir a lugares onde você possa se contaminar (segundo foi indicado antes).
  • Evitar pessoas que fumam.
  • Fazer refeições leves, principalmente saladas de frutas e vegetais.
  • Evitar consumir carnes vermelhas ou brancas.
  • Eliminar a ingestão de lácteos (leite, iogurte, manteiga, cremes, queijo, sorvete), porque causam alergias ou intolerância e são causadores de problemas respiratórios em muitas pessoas.
  • Evitar cafeína, refrigerantes, açúcar refinado e sucos industriais.
  • Beber água (2 litros por dia), sopas de vegetais sem gordura e chás de ervas.
  • Incluir nas refeições sopas, sucos e ervas antimicrobianas, como por exemplo, o alecrim, tomilho e orégano.

Todas essas ações vão ajudar a liberar as toxinas aglutinadas no intestino e podem estar causando prisão de ventre. É bom saber que durante a purificação, os pulmões não podem se sobrecarregar com tarefas difíceis que requerem muito esforço, seja trabalhar, limpar, carregar objetos, fazer esportes, etc. Por isso é indicado fazer a desintoxicação nas férias ou em algum final de semana prolongado, por exemplo, para poder ficar em casa e relaxar.

Pulmões 1

Sucos para desintoxicar os pulmões

Além de seguir os passos já indicados, devem ser consumidos três sucos diferentes durante os três dias, como parte da dieta para purificar os pulmões.

Antes do café da manhã, consuma uma boa quantidade de vitamina C, o que aumentará a imunidade e assim melhorará a saúde pulmonar. Esprema dois limões e acrescente um copo de água. Se você não gosta muito de limão, substitua por tangerina. Lembre-se de que para adoçar, só são permitidas opções naturais como a stevia ou o açúcar mascavo ou, se possível, beber de forma natural, sem adoçar.

Pela manhã você vai precisar de muito potássio, um mineral que limpa o organismo, evita as cãibras e regula o líquido de nosso corpo ao ser distribuído entre todos os órgãos. Beba um ou dois copos de uma vitamina rica em potássio. Uma boa receita pode ser:

  • 1 banana.
  • Meia xícara de polpa de cereja ou de ameixa.
  • Meia xícara de morangos.
  • Meia xícara de mamão.
  • Dois copos de leite de arroz ou de amêndoas.
  • Três tâmaras.

Para o almoço, além de consumir muitas saladas cruas, não se esqueça dos carotenoides, que melhoram o estado das membranas mucosas do tecido pulmonar e protege as células destes órgãos. Os alimentos com mais quantidade deste nutriente são cenoura, tomate, beterraba, laranja, pimentão vermelho, melão, manga, tomate e pêssego. Você pode fazer um suco ou vitamina misturando 300 ml de suco de cenoura, uma maçã verde ou vermelha e um pouco de salsinha. Desta forma, você vai ter uma grande quantidade de vitamina A e de carotenoides que alcalinizam o sangue.

muco nos pulmões

Antes de ir dormir (duas horas depois do jantar), é preciso beber dois copos de suco de mirtilos. Esta fruta escura e pequena tem muitas propriedades, entre elas está a facilidade em destruir as bactérias dos pulmões e prevenir infecções.

Por último, você deve seguir uma rotina de cuidado ou limpeza corporal e bons hábitos:

  • Tome um banho de vapor de 20 minutos para eliminar as toxinas do corpo através da transpiração. Acrescente 10 gotas de essência de eucalipto na água ou em uma toalha para se cobrir quando sair do banho.
  •  Saia para um espaço ao ar livre, como um parque com muitas árvores e plantas, se possível, que esteja distante do centro da cidade.