Dieta recomendada para a gastroenterite aguda - Melhor com saúde

Dieta recomendada para a gastroenterite aguda

Para nos mantermos hidratados durante a gastroenterite, é fundamental beber muito líquido e seguir uma dieta leve a base de purês, cremes e sopas.

A gastroenterite aguda é uma inflamação nos intestinos e no estômago, causada por um vírus contraído, geralmente pela ingestão de alimentos contaminados e principalmente pelo preparo com pouca higiene, mesmo que possam existir muitas outras razões para adquirir esta doença.

As pessoas que sofrem de gastroenterite aguda podem apresentar tonturas, náuseas, vômito e febre. Para melhorar estes sintomas, a melhor recomendação é consumir alimentos que nos mantenha hidratados e que não sejam muitos pesados. Por esta razão, hoje, daremos algumas ideias para uma dieta adequada para quem está sofrendo de gastroenterite aguda.

Consumir uma boa quantidade de fruta e verduras

Esta é outra boa forma de nos mantermos hidratados, as frutas e as verduras contribuem com uma boa quantidade de antioxidantes, o que faz com que o sistema imunológico se fortaleça e ajude o organismo a se defender de grande quantidade de infecções.

Uma dieta com esses alimentos é muto saudável, podemos consumir as maçãs e as peras em forma de purê, sem açúcar ou seus sucos.

Por outro lado, as verduras podem ser comidas em grandes quantidades (de acordo com a preferência) e como quiser preparar: cozidas ou ao vapor, ambas as formas são recomendáveis para consumir durante o tempo que durar a infecção, claro que, como sempre recomendamos, as frutas e as verduras devem sempre estar sempre presentes em nossa alimentação diária.

Sopa

Sopa

A gastroenterite aguda provoca muita diarreia, portanto, temos que buscar uma forma de nos manter hidratados e uma das melhores maneiras, além de tomar muito líquido, é comer sopas, e mesmo que alguns detestem, é bom fazer um esforço para conseguirmos uma rápida recuperação.

As sopas de verduras são as mais eficazes, já que ajudam a eliminar toxinas por meio da urina, o que será muito benéfico para a ocasião e contribuirá para uma recuperação mais rápida. Devem ser evitadas as muito condimentadas e que contenham salsão, sálvia ou condimentos picantes, já que são produtos que podem piorar os sintomas.

Os alimentos de grão macio

Alimentos como o pão, o arroz integral e os cereais quentes contribuem com uma grande quantidade de fibras, nutrientes, e proteínas, além disso, proporcionam a energia necessária ao organismo, o que é importante para aqueles que sofrem de um transtorno estomacal tão delicado como a gastroenterite.

Como enfatizamos desde o início, a gastroenterite aguda requer uma dieta reidratante, visto que a diarreia causada pode desidratar uma pessoa em pouco tempo, além das frutas e verduras e das sopitas, devemos tomar muita água. Para aqueles que não gostam muito de água, é interessante adicionar um pouco de limão (bem pouco).

Cascas de laranja, limão ou de tangerina, também podem dar mais sabor a água, basta colocar 2 litros de água em uma jarra, adicionar as cascas do teu cítrico preferido e deixar em repouso durante 2 ou 3 horas.

Durante este tempo, as cascas soltarão seus aromas, darão sabor à água e, por consequência, será muito mais agradável ao paladar. 

Não esqueça de que para uma vida saudável, devemos nos alimentar, igualmente, de maneira saudável. Isso quer dizer que devemos sempre nos lembrar de comprar e consumir frutas e verduras e de aumentar o seu consumo em casos de gastroenterite.