Você sofre com dores de cabeça? Estes alimentos podem ser a causa

Você sofre com dores de cabeça? Estes alimentos podem ser a causa

Você sabia que tanto o sal quanto a farinha refinada podem favorecer o surgimento de dores de cabeça? O sal provoca retenção de líquidos, que causa inflamação, e as farinhas contêm glúten.
Dores de cabeça e alimentação

As dores de cabeça são um sintoma comum de várias doenças, mas também podem surgir por vários fatores como o estresse, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos ou a má alimentação.

Esta última é uma das causas que mais tem chamado a atenção, já que estima-se que cerca de 30% das enxaquecas têm algum tipo de relação com alimentos e bebidas que alteram as funções do organismo.

Mesmo que faltem mais pesquisas que comprovem o vínculo entre a dieta e este sintoma, muitos especialistas indicaram certos alimentos como possíveis causadores do seu surgimento.

O consumo frequente somado às situações de estresse e mudanças hormonais são uma das razões pelas quais a taxa de afetados chega a ser de até 80% da população.

Sabendo tudo isso e considerando que todos corremos os mesmos riscos, é interessante conhecer quais são os alimentos que podem causar a dor de cabeça. Desta forma será mais fácil evitá-los, principalmente quando estivermos passando por situações de estresse, por exemplo.

Quais são estes alimentos?

1. Queijos

queijo

Se as dores de cabeça surgem várias vezes por semana, o melhor é deixar de lado os queijos duros e muito fermentados.

Mesmo que não seja ruim comê-los uma vez ou outra, é melhor tentar não ingeri-los para que não causem este sintoma. 

A razão pela qual produzem esta reação negativa em nosso corpo é por sua alta concentração de aminas biogênicas, ou seja, substâncias nitrogenadas.

2. Chocolate

O chocolate amargo é um alimento saudável que, em porções moderadas, é excelente para o cérebro e para a pele.

No entanto, devido ao seu alto teor de gordura, seu consumo pode se tornar inapropriado para aqueles que sofrem com constantes dores de cabeça.

O problema é que o chocolate concentra uma substância conhecida como tiramina, que no corpo tem uma ação vasoativa.

3. Bebidas de cola

refrigerante

As bebidas de cola não só aumentam o risco de obesidade e problemas ósseos como também são uma causa potencial de dores de cabeça.

Seu teor de um alcaloide chamado feniletilamina atua sobre o cérebro favorecendo esta condição.

4. Embutidos e frios

As carnes embutidas, os frios e outros alimentos de origem industrial costumam conter nitratos e nitritos, substâncias que permitem conservá-los frescos e atrativos, mas que também podem ser relacionadas ao aumento das enxaquecas e do mal-estar no cérebro.

5. Farinhas

farinha

As farinhas refinadas e outros alimentos que contêm glúten influenciam a ocorrências das enxaquecas devido aos seus compostos inflamatórios.

Estes alimentos devem ser evitados ao máximo. No seu lugar, escolha aqueles que provêm de grãos integrais.

6. Sorvete

Um delicioso e doce sorvete provoca uma sensação de bem-estar ao estimular os neurotransmissores que causam a felicidade. No entanto, ele pode causar efeitos contrários, especialmente para aqueles que sofrem com enxaquecas e fortes dores de cabeça.

Como contém gordura e é muito frio, atua sobre o sistema nervoso até causar a dor. Isto acontece porque o sorvete exerce uma ação vasoconstritora e vasodilatadora que atua sobre o cérebro.

7. Figos enlatados

Os figos enlatados podem parecer uma alimento saudável, mas não são os mais apropriados para aqueles que sofrem com as enxaquecas.

Seu conteúdo de tiramina estimula os vasos sanguíneos do cérebro e aumenta as chances de surgimento da dor.

8. Sal

Sal

Os alimentos com grandes quantidades de sal não só são prejudiciais para a pressão arterial, como também aumentam as chances de termos enxaquecas e dores de cabeça.

Isto ocorre porque eles provocam retenção de líquidos nos tecidos do corpo, um transtorno que causa desequilíbrio nos processos inflamatórios do organismo. 

9. Comida chinesa

A comida chinesa é muito deliciosa e costuma ser perfeita para muitas ocasiões especiais, no entanto, se você é um paciente de enxaquecas recorrentes, o melhor é evitá-la.

Este tipo de alimento aumenta a pressão na cabeça porque contém glutamato monossódico e temperos que causam dilatação nas papilas gustativas e aumentam a atividade cerebral, causando a dor.

10. Conservas de peixe

conserva de peixe

As conservas de peixe contam com uma grande concentração de aminas biogênicas como a histamina e a feniletilamina, cujos excessos no corpo causam dores de cabeça.

Como dissemos no início, este sintoma pode ser originado por variadas causas. No entanto, é conveniente evitar ao máximo todos estes alimentos para reduzir o risco.