É bom beber água enquanto comemos? - Melhor Com Saúde

É bom beber água enquanto comemos?

Beber água durante as refeições poderia tornar a digestão mais lenta. É melhor tomá-la antes de comer pois, além de proteger as paredes do estômago, ela nos sacia e evita que comamos em excesso.
água enquanto se come

Sabemos que beber água é algo importantíssimo para que o organismo funcione normalmente e traz vários benefícios para a saúde. Costumamos ouvir a recomendação de beber 8 copos de água por dia, mas será que beber água enquanto comemos é prejudicial?

Este é um assunto polêmico, já que várias fontes diferentes oferecem opiniões distintas sobre ele: algumas afirmam que a água  (ou qualquer outro líquido ingerido) atrapalha o processo de digestão, enquanto outras juram que não há problema nenhum em beber durante a refeição.

Neste artigo, iremos explicar os dois lados, na tentativa de entendermos o que é melhor no nosso caso particular.

O que acontece com o nosso corpo enquanto comemos?

agua

Antes de falarmos da água, vamos entender como é iniciado o processo de digestão quando ingerimos os alimentos.

  • Quando estamos comendo, a boca gera saliva, que contém enzimas digestivas que ajudam a dissolver a comida.
  • O estômago possui sucos gástricos que ajudam na digestão e matam eventuais bactérias que sejam ingeridas junto com o alimento. O funcionamento desses sucos é muito importante para quebrar e transformar a comida, até que ela fique pronta para ser enviada ao intestino.
  • O fígado também tem um papel importante, já que ele recebe os nutrientes através da corrente sanguínea e os distribui para diferentes partes do organismo. Uma das substâncias fundamentais para que ele possa fazer bem o seu trabalho é a água.

A influência da água na digestão

agua-mineral

Algumas pessoas afirmam que beber líquidos durante as refeições dilui as enzimas digestivas e sucos gástricos, tornando mais difícil o processo de dissolução dos alimentos. Outra afirmação nesta mesma linha é a de que beber algo gelado faz com que o corpo use energia para aquecer a água, até que ela se iguale à temperatura corporal, “roubando” assim energia que deveria ser usada no processo digestivo.

Não há estudos significativos comprovando estas opiniões, e muitos acreditam que se trata somente de um mito que se popularizou com o passar do tempo.

Há outros que afirmam não haver nenhum problema em ingerir líquidos junto com a refeição, já que eles não são capazes de influenciar negativamente o processo de digestão. A água pode até ajudar nesse processo, pois contribui para a quebra dos alimentos e a absorção dos nutrientes, além de prevenir a prisão de ventre.

Sabe-se que o organismo precisa de água para digerir os alimentos, por isso é importante mantê-lo hidratado ao longo de todo o dia. Dessa forma, se você não bebeu água durante o dia e não está com o corpo devidamente hidratado, é melhor beber água junto com a refeição do que não beber nada.

Afinal, beber água enquanto se come faz mal?

agua-alcalina

Não há um consenso sobre o assunto, mas algumas dicas costumam ser mais comuns no que diz respeito a esse assunto:

  • Se for beber água durante a refeição, não exagere. Grandes quantidades são desnecessárias, por isso limite a ingestão de líquido a um copo (cerca de 200ml). Adicionar um pouco de limão à água também pode ajudar na digestão.
  • Mantenha-se hidratado ao longo de todo o dia, bebendo cerca de 8 copos de água, já que ela é importante não só para a digestão, mas também para várias outras funções vitais no organismo.
  • Tente beber um copo de água 30 minutos antes e outro 30 minutos depois de comer, para preparar as paredes do estômago para receber o alimento e ajudar no processo digestivo.
  • Veja o que funciona para você. Esta é, na verdade, a dica mais importante, já que cada organismo é diferente. Faça um teste e experimente beber bastante água ao longo do dia, um pouco antes e um pouco depois da refeição, sem beber nada enquanto ingere os alimentos. Observe se você nota alguma diferença, uma sensação mais leve, menos inchaço e estufamento. Dependendo do resultado no seu corpo, continue ou não com este hábito.

Não há a necessidade de nos adequarmos a tudo o que dizem por aí, principalmente no caso de algo tão polêmico e sobre o qual não há uma certeza única.

Se você mantiver hábitos alimentares saudáveis, com refeições ricas em vitaminas e minerais, praticar atividades físicas regularmente, beber água durante o dia e descansar bem à noite, certamente não vai ser um copo de água junto com a comida o que vai arriscar sua saúde.