É prejudicial dormir com sutiã? - Melhor Com Saúde

É prejudicial dormir com sutiã?

Os defensores do uso do sutiã admitem que não é bom usá-lo por mais de 7 horas seguidas, nem durante a noite. Devemos permitir uma circulação linfática correta para evitar problemas.

A questão do uso do sutiã sempre foi um pouco controversial. É benéfico ou prejudicial? A questão é que cerca de 80% das mulheres o usam. No entanto, a verdadeira dúvida surge ao pensar se é adequado ou não utilizá-lo enquanto dormimos. Explicaremos isso nesse artigo.

O uso do sutiã é adequado?

Já discutimos em outras ocasiões sobre o uso do sutiã, mas a questão é: seu uso é benéfico ou prejudicial para os seios? Um estudo realizado na França pelo Professor Jean-Denis Rouillon, por exemplo, demonstrou que o uso desta peça íntima não ajuda muito.

Não que seu uso irá evitar que, ao passar dos anos, os seios acabem perdendo firmeza e pareçam mais caídos. Mas, segundo este estudo, o uso do sutiã induz à flacidez e aparecimento de estrias.

No entanto, existem alguns nomes dentro da comunidade médica que comprovam seus benefícios, como por exemplo, para mulheres com seios muito grandes, deixando-os acomodados e mais confortáveis.
O segredo para que o sutiã não cause dano é escolher o tamanho mais adequado, que de acordo com as estatísticas, poucas mulheres conseguem. Daí que, optar por sutiãs com feichos ou taças muito pequenos, irá comprimir os seios e impedir a circulação sanguínea adequada.
Se você é daquelas pessoas que não podem descartar seu uso, é importante ficar sempre atenta para escolher o modelo de sutiã mais adequado e confortável para o seu corpo. Isso é essencial.

Dormir com ou sem sutiã, eis a questão

Dormir 1

Geralmente, os especialistas recomendam dispensar o uso do sutiã no momento de ir para cama. Há estudos que alertam para algo que deve ser considerado. O sutiã comprime vários gânglios e vasos linfáticos, evitando que o organismo possa filtrar e eliminar as toxinas naturalmente através da drenagem linfática.

Vale lembrar também que, muitas dessas funções acontecem durante a noite, portanto, a partir daí, aumenta a suscetibilidade da retenção de líquidos que, a longo prazo, pode originar a aparição de possíveis cistos, nódulos fibrosos ou tumores.

O sutiã pode comprimir os seios ou parte das axilas, impedindo a liberação de toxinas através da linfa, criando um problema circulatório, que pode ainda se agravar com outro fator, também a ser levado em consideração: o tecido do sutiã faz com que a temperatura dos seios se eleve, algo que, a longo prazo não é bom.

É importante lembrar que, a mama pré-cancerosa tem uma temperatura maior do que aquelas que são saudáveis. Não é interessante expor os seios a esta elevação de temperatura durante as noites de sono.

Outro aspecto a ser levado em consideração é que a mama necessita de algum movimento para permitir que a linfa circule. Ainda há aqueles que defendem o uso do sutiã, porém, o fazem com algumas indicações: não é recomendado seu uso mais de 7 horas por dia. Nem é apropriado utilizá-lo para dormir.

Os seios precisam estar livres e se deslocar para permitir a circulação da linfa e sua massagem.

Vale lembrar mais uma vez que é necessária uma correta circulação da linfa e do sangue para que as toxinas possam ser liberadas e não se acumulem. Sendo assim, se você é do tipo de pessoa que está acostumada a utilizar o sutiã pelo seu conforto, por estética ou apenas por hábito, é aconselhável que não o utilize por mais de 7 horas seguidas.

Agora, se você é uma daquelas mulheres que não pode dispensar o uso do sutiã para dormir, precisa saber que existem sutiãs para o uso noturno. É uma peça íntima interna específica. E qual é o seu segredo? Provavelmente queira saber… Trata-se de um sutiã que tem uma forma adequada para separar os seios e evitar o aparecimento de rugas causadas pela compressão de um contra o outro.
Eles são confeccionados em algodão, sem aros ou fechos, que permitem a transpiração e a movimentação, e são capazes de fornecer uma sensação de segurança parecida àquela que dá o sutiã de uso habitual.
Acima de tudo lembre-se, é essencial utilizar um sutiã ideal ao tamanho dos seus seios, evitar os que contêm costuras, enchimentos, aros de metal e os que oprimem os seios. É fundamental, embora o ideal seja tirar o sutiã antes de deitar, sempre que possível.