É prejudicial para a nossa saúde tomar muito banho? - Melhor Com Saúde

É prejudicial para a nossa saúde tomar muito banho?

Tomar banho todos os dias pode prejudicar nossa saúde, sendo um mito ou não, no artigo de hoje nós mostraremos a verdade e também daremos algumas dicas para ter uma adequada higiene pessoal na hora de limpar o corpo no chuveiro.

Como todos sabem qualquer tipo de hábito por mais saudável que possa ser, pode ser muito prejudicial se for realizado em excesso e, é que como pessoas racionáveis, devemos ter isso em mente, já que sabemos que o excesso é negativo em qualquer sentido. O problema em tomar banho é que possivelmente o excesso se faça imperceptível.

A ideia dos hábitos higiênicos é praticá-los de uma boa maneira e, dessa forma, poder encontrar o equilíbrio ideal para não prejudicar nosso organismo. Nós sabemos que a pele é um órgão vital em nosso “templo” (nosso corpo), e não é só isso, também é o maior órgão e o mais exposto a bactérias que estão presentes em toda a sua superfície.

Nós tendemos a tomar banho várias vezes por dia e diversas razões nos levam a isso, seja por estar muito calor, também logo depois de fazer exercícios físicos e inclusive tomamos banho de água quente para relaxar, mas, cuidado, pois como dissemos anteriormente, o excesso pode ser muito negativo.

Razões para não exceder no número de banhos por dia

ducha-de-agua-fria

Os componentes dos produtos que usamos na hora de tomar banho

Sabemos ou deveríamos saber que a maioria dos produtos que utilizamos na hora de tomar banho possui um alto conteúdo de químicos, como parabenos e xenoestrógenos, também alguns derivados do petróleo que obviamente são nocivos para nosso bem-estar e tendem a se relacionar com certos tipos de câncer. Outra coisa é que a água em algumas partes do mundo tende a ser tratada excessivamente e esse excesso de flúor também nos prejudica, caso a exposição seja muito prolongada.

Nossa pele é um órgão complexo e extenso. Cuide!

Reiterando o princípio do nosso artigo ao dizer que a pele é ó órgão mais extenso do corpo e logo devemos cuidá-la da melhor maneira: a pele conta com óleos e diversas quantidades de substâncias naturais que podem ficar amplamente afetadas se excedermos a quantidade de banhos diária.

Por isso evite lavar a pele repetidas vezes ao dia, para assim ajudar a conservar seus componentes naturais como a flora bacteriana, que é um de seus principais e talvez mais importante componente na hora de nos proteger contra agentes estranhos na pele.

Dicas para uma higiene adequada no banho

ducha fria

Bom, já sabemos que tomar banho todos os dias não nos afeta realmente, o que nos afeta em si é exceder o número de banhos por dia e a utilização excessiva de produtos altamente químicos no corpo, sabendo disso, a seguir apresentamos uma série de dicas para uma melhor higiene no banho.

  • Não abusar da água quente: nós adoramos tomar aquele banho quente sem importar a razão, mas devemos ter em mente que a água quente durante tempos prolongados incrementa os problemas de pele, assim que para desfrutar da água quente, tome banho em pouco tempo e com uma temperatura moderada.
  • Tente usar sabonetes suaves e com poucas substâncias químicas, se você puder conseguir sabonetes naturais seria muito melhor para o corpo.
  • O ideal na hora de aplicar máscaras faciais é fazê-lo antes de tomar banho e não depois, desta maneira você evita que a pele absorva químicos que a irritem.
  • Depois de aplicar produtos como o sabonete, o shampoo e muitos outros se recomenda enxaguar de um modo apropriado, para que não fiquem excessos que possam causar secura posterior ao banho.

Não recomendamos secar o corpo de forma brusca esfregando a toalha, já que isto faz com que a pele se torne mais seca, para isso recomendamos fazê-lo com uma série de palmadas suaves e antes disso, aplicar um bom creme hidratante.

Qual temperatura da água é mais recomendada na hora de tomar banho?

Para concluir nosso artigo, também é importante ter em mente a temperatura da água, assim que verifique algumas recomendações a seguir.

Para que seja uma água fresca se recomenda uns 24ºC e o efeito que trará consigo será o de tonificar a pele. Para chegar a uma água relativamente morna se recomenda os 30ºC e o efeito que trará desta vez será o de nos relaxar por completo.

Do mesmo modo, a água quente de 40ºC aproximadamente trará consigo um efeito refrescante, sim refrescante como está escrito, pois nosso corpo a esta temperatura libera seu próprio calor, gerando assim uma sensação de frescor, do mesmo modo se recomenda evitar a água quente em excesso.