Efeitos desconhecidos da canela - Melhor com Saúde

Efeitos desconhecidos da canela

Além de ser um potente anti-inflamatório que nos ajuda a acalmar dores musculares e contraturas, a canela tem efeitos relaxantes, e por isso é útil para aliviar estados de ansiedade ou irritabilidade.

Seu nome científico é cinnamomum verum e é uma especiaria usada especialmente nas sobremesas ou no café. Muitas culturas milenares a consideram um alimento milagroso, que conta com componentes muito benéficos para a saúde.

A canela tem a capacidade de combater doenças além de ter outros efeitos desconhecidos que são descobertos a toda hora. Aprenda sobre ela neste artigo.

Benefícios da canela que você certamente não conhecia

Seu aroma característico e o sabor que confere à comida, principalmente aos doces, fazem com que a canela seja uma das especiarias mais usadas na gastronomia mundial. Além disso, é um ingrediente que beneficia a saúde.

Não faz muito tempo que tem se descobriu como propriedades da canela a redução dos níveis de açúcar no sangue e proteção ante as dislipidemias (altos níveis de gordura circulando no sangue). Outros benefícios deste grande aromatizante extraído da casca de uma árvore são: propiciar uma boa digestão, aliviar os desconfortos intestinais, os gases e as distensões abdominais.

Trata-se de uma das especiarias com maior capacidade antioxidante devido aos seus compostos fenólicos (que também estão presentes nas uvas e no vinho tinto). Em sua composição podemos destacar os flavonoides, que aparecem em grandes quantidades, como no mirtilo.

canela

Ao consumirmos o óleo de canela, reduziremos o crescimento dos fungos, visto que é um poderoso antibacteriano. Esta alternativa é bastante usada na indústria de cosméticos.

Por sua vez, a canela tem vitaminas B1 e C, fósforo, cálcio e potássio, nutrientes essenciais para a saúde. Proporciona efeitos relaxantes, pois é um potente calmante para os nervos, para o estresse, a irritabilidade, a ansiedade e até a depressão.

O poder anti-inflamatório da canela serve para aliviar dores musculares ou articulares, como, por exemplo, a artrite reumatoide ou as contraturas musculares devido à má postura. E já foi comprovado que alivia a tosse, o resfriado e a congestão. Reduz níveis de glicose e de gordura no sangue, sendo perfeito para os diabéticos ou aqueles com problemas de colesterol.

mel-e-canela1

São muitas as vantagens da canela no sistema digestivo, indo mais além daquelas já indicadas, tem propriedades antieméticas, ou seja, contra vômitos, ajuda a abrir o apetite (ideal para pacientes com determinadas doenças) e é um potente antidiarreico.

As mulheres também podem se beneficiar da canela, pois reduz as cólicas menstruais e favorece a circulação periférica. É importante saber que o consumo em excesso não é recomendado nem para mulheres grávidas, pelo risco de abortos, e nem para as que quiserem engravidar, pois pode ter efeitos anticonceptivos.

Um uso medicinal curioso e que com certeza você não conhecia sobre a canela é que alivia a dor quando queimamos a nossa língua (algo que pode ser bastante frequente). Para obtermos esse efeito basta chupar uma barra de canela.

Canela-e-Mel

Como tirar proveito da canela

Ao comprar a canela você pode escolher em barra (pau) ou em pó. Em qualquer caso, deverá manipulá-la com cuidado, colocando-a em um recipiente de vidro com uma trava hermética. Armazene em lugar escuro, fresco e seco.

A canela em pau conserva-se fresca durante um ano e a em pó, por seis meses, podendo estender sua vida útil se colocada na geladeira em um recipiente fechado. Sinta o cheiro da canela para comprovar que esteja em bom estado. Deve ter um odor adocicado.

O melhor é comprar canela orgânica, cultivada sem pesticidas ou produtos nocivos para a saúde que reduzem ou eliminam a vitamina C e os carotenoides.

Para aproveitar todos os benefícios da canela, descritos anteriormente, recomenda-se consumir de 1 a 6 gramas por dia. Para ter uma ideia de quanto isso representa, uma colher de canela em pó corresponde a 4 gramas. Pode usá-la para diferentes pratos, como decoração, polvilhada nos alimentos ou crua (com sabor forte) combinando-a com certos alimentos. É melhor consumir a canela quando as comidas ou bebidas estiverem quentes, pois se não correremos o risco de não ser absorvida e de nos fazer mal.

canela-e-louro

Uma das melhores opções de consumo da canela é nas fusões, como o chá ou o café. Isso proporciona bons resultados em casos de resfriado ou gripe. Uma colherinha de canela por xícara de chá verde é o suficiente. Para o café, pode-se colocar uma colher e meia, antes da água ficar quente. E também ficará deliciosa nas sopas, principalmente de lentilha ou feijão preto, dará um efeito cálido e um sabor exótico.

A canela pode ser perfeitamente usada como um digestivo depois do almoço ou do jantar. É muito bom para os que sofrem de azia ou os que sentem a barriga estufada e, principalmente, para as refeições pesadas (comuns em festas de fim de ano, por exemplo). Um chá de canela antes de ir deitar evitará se sentir estufado.

Ainda existem mais maneiras de aproveitar os benefícios da canela. Um estudo indicou que cheirar esta especiaria estimula a função cerebral e aumenta o processo cognitivo. Algumas pessoas também optam por mastigar uma fatia de canela em pau com a mesma finalidade. Perfeito para antes de fazer uma prova ou quando for necessário estudar a noite inteira.

Algumas pessoas utilizam óleo de canela ou produtos de beleza que o contém. E por último, um uso muito popular: espalhar canela em pó nos pratos com nata ou creme de leite. Todos os pratos podem ficar com um sabor delicioso e você se beneficiará das propriedades dessa especiaria doce.