Como eliminar as varizes das pernas

Como eliminar as varizes das pernas

As massagens podem ser um remédio muito eficaz para reativar a circulação nas pernas e melhorar a aparência das varizes. Também podemos multiplicar seus efeitos benéficos com óleos essenciais.
Como eliminar as varizes das pernas

As varizes são um problema que vai mais além de poder ou não poder mostrar as pernas sem ter vergonha das mesmas. Elas são causadas por diversos fatores e precisam de cuidados intensivos para que possam ser tratadas.

Neste artigo iremos ensinar como eliminar as varizes das pernas de forma natural e eficaz.

O surgimento das varizes

Talvez você tenha notado que tem algumas varizes e veias nas pernas, e não tenha dado muita atenção a elas. No entanto, é importante analisar a evolução para que elas não se transformem em um problema mais sério.

Um médico pode fazer um diagnóstico certo da sua condição, e também seria bom se você determinasse pelos seus próprios meios qual ou quais são as razões que podem ter feito com que as varizes aparecessem.

Com o passar do tempo e se não fizermos nada a respeito, as varizes podem se tornar muito dolorosas e não nos permitir caminhar, colocar certas roupas e fazer as atividades do dia a dia com normalidade.

Com constância e uma boa disposição você poderá eliminar de uma vez por todas as varizes que surgiram nas suas pernas, e que são verdadeiramente incômodas.

Uma mudança nos hábitos cotidianos será vital para que o quadro melhore. As varizes aparecem devido a:

  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Antecedentes familiares
  • Problemas circulatórios

Conselhos para tratar as varizes nas pernas

Como eliminar as varizes

Às vezes nos recomendam alterar nossos hábitos do dia a dia e não entendemos muito bem a que as pessoas se referem.

Estas dicas servirão para melhorar outras dores e também falaremos sobre como elas podem ajudar a eliminar as varizes das pernas.

Melhore a circulação sanguínea

Isso é fundamental para que a passagem de sangue não seja obstruída em nenhuma parte das pernas. Para melhorar a circulação sanguínea tente praticar exercícios de baixa intensidade, como passear com o seu cão, caminhar pelo parque, andar de bicicleta, fazer natação, etc.

Você também pode elevar as pernas quando estiver sentada no sofá. Além disso, não é recomendado passar muito tempo sentada ou parada, e sim mudar de posição de tempos em tempos.

Perca peso

A obesidade é uma das principais causas das varizes. Isso ocorre, pois as pernas precisam sustentar mais peso e as veias têm mais trabalho para conseguir fazer com que o sangue volte ao coração.

Faça uma dieta que ajude a reduzir os quilos extras para conseguir que a pressão nos membros inferiores não seja tão exagerada.

Use meias de compressão

As pessoas que fazem viagens muito longas de avião, por exemplo, costumam usar estas meias de compressão. Você pode comprá-las nas farmácias ou lojas e usá-las todos os dias, e não apenas quando for estar sentada ou em uma mesma posição.

No entanto, é preciso perguntar ao médico durante quanto tempo é aconselhável usá-las, para evitar outros problemas.

Massageie a área

Todas as tardes ou noites, quando chegar em casa (ou pelo menos algumas vezes na semana) você pode fazer uma automassagem para ativar a circulação do sangue nas pernas.

Complemente este tratamento natural para as varizes com alguns óleos essenciais, como por exemplo o de lavanda, o azeite de oliva, ou qualquer um que você goste.

Durma com as pernas elevadas

Isso pode ser feito de diferentes maneiras, mas as duas mais comuns são colocar travesseiros sob os seus tornozelos para que as pernas fiquem mais altas do que o tronco. Você também pode colocar alguns tacos nos pés da cama, na parte onde ficam os seus pés, para levantar as pernas e deixá-las mais altas que a cabeça.

Outra boa maneira de melhorar a circulação do sangue é deixar as pernas para cima durante alguns minutos. Você pode, por exemplo, colocar os tornozelos ou a sola dos pés na parede e sentar-se ou deitar-se no chão, na cama, no sofá, etc.

Coma melhor

É muito importante incluir mais antioxidantes na sua dieta. Desta maneira, as suas veias estarão mais saudáveis e fortes. Também acrescente bioflavonoides, que ajudam a reduzir as varizes vasculares. Eles estão presentes em frutas cítricas como a laranja e a toranja.

Remédios naturais para eliminar as varizes

Oxicoco

Mirtilos para eliminar as varizes das pernas

Esta fruta tem muitas propriedades para melhorar a qualidade e a circulação sanguínea, já que possui propriedades vasodilatadoras, anti-hemorrágicas e, além disso, fortalecem as paredes das veias.

Como se fosse pouco, o oxicoco ainda é rico em bioflavonoides. Consuma pelo menos um punhado por dia, seja fresco ou em forma de sucos.

Calêndula

Esta planta tem benefícios para a pele e também para a nossa saúde interior. A calêndula melhora o tom das veias e evita que elas se degenerem com o passar do tempo e os maus hábitos. Repara todos os tecidos danificados, atua como um anti-inflamatório e reduz o inchaço.

Você pode comprar um creme natural de calêndula e aplicar nas pernas todas as noites antes de dormir. Se quiser uma versão caseira, você pode fazer um unguento.

Ingredientes

  • 1 punhado de pétalas de calêndula
  • Um pouco de água

Como preparar

Amasse a flor da calêndula com a água até obter uma pasta. Aplique sobre a zona afetada todas as noites. Na manhã seguinte, enxágue. Repita diariamente, pelo menos durante um mês.

Hamamélis

Varizes nas pernas

A hamamélis possui propriedades adstringentes que atuam no sistema circulatório e aliviam a sensação de peso que as varizes produzem. Para consumir esta planta, você pode fazer um chá com ela.

Ingredientes

  • 1 colher de folhas secas de hamamélis (5 g)
  • 1 copo de água fervendo (250 ml)

Como preparar

Faça uma infusão como faria com qualquer outra erva, e beba quando ela estiver na temperatura ideal. Se quiser aplicá-la de forma tópica, você pode utilizar a água de hamamélis. Seu preparo é semelhante ao do chá, mas em vez de bebê-lo, basta deixá-lo esfriar e aplicar com algodão nas pernas.