Como eliminar ou atenuar as cicatrizes? - Melhor com saúde

Como eliminar ou atenuar as cicatrizes?

Ainda que os tratamentos que lhe propomos sejam efetivos, eles não devem ser usados de forma simultânea se não quiser reverter os seus efeitos.

A grande maioria das pessoas apresenta algum tipo de cicatriz, seja provocada por uma cirurgia, por marcas de acne ou por um desafortunado acidente. Qualquer que seja a razão, mesmo que a cicatriz não seja muito visível, não a queremos.

Estamos sempre buscando algum remédio fácil para apagar estas indesejáveis marcas. Além disso, não queremos gastar muito e muito menos expor nossa pele a tratamentos que possam piorar a cicatriz. 

Como não queremos que você continue sofrendo com este problema. Apresentaremos, a seguir, algumas receitas de remédios caseiros, que podem ajudar a sumir, ou pelo menos diminuir as cicatrizes. 

O bicarbonato de sódio

Com o bicarbonato de sódio, você pode realizar, de forma natural, uma microdermoabrasão. Para realizar este procedimento, siga os seguintes passos:

  • Dilua cinco partes de bicarbonato em uma parte de água, misture muito bem até formar uma pasta. Massageie suavemente a área da cicatriz com a pasta, deixe que a substância seque na pele (2 minutos mais ou menos) e depois lave o local com água morna.

Repita o tratamento duas vezes por semana, caso sinta necessidade.

O suco de limão

O limão contém ácido cítrico, um componente especial para apagar cicatrizes. Para começar o tratamento, limpe muito bem a área em que a cicatriz se encontra, depois molhe um algodão no suco de limão e aplique-o sobre ela, deixe atuando por uns 10 minutos e enxague com água morna.

Nota importante: quando realizar um tratamento à base de limão, seja muito cuidadoso (a) com a exposição ao sol, pois o suco do limão pode manchar a pele e piorar o problema. Aplique o suco somente à noite. 

A aloe vera

A aloe vera apresenta grandes propriedades hidratantes que concedem elasticidade à pele, ajudam a desinflamar, reduzem o tamanho das cicatrizes e suavizam seu aspecto. Esta planta é uma mais das mais conhecidas nos tratamentos caseiros, que eliminam as cicatrizes, além de ser facilmente encontrada. Seu cultivo é muito comum em muitos lugares do mundo.

A manteiga de cacau

A manteiga de cacau é ideal para eliminar cicatrizes naturalmente, além de suas grandes propriedades para tratar das cicatrizes, a manteiga de cacau é um dos melhores hidratantes naturais que podemos encontrar na natureza. Com ela, podemos começar o tratamento de cura da pele de maneira rápida.

O azeite de oliva

O azeite de oliva extra virgem e de boa qualidade não só tapa os poros, como limpa a pele, eliminando as células mortas.  Para iniciar o tratamento, massageie a zona afetada com um pouco deste azeite, pode deixar atuando durante toda a noite. No dia seguinte, limpe com água morna . A cicatriz vai ser eliminada, o que deixará a pele muito suave e com um aspecto aveludado. 

Nota importante: não utilize todos os tratamentos juntos, visto que é possível que cause uma irritação na área. Portanto, opte pelo método que mais lhe agradar ou que pensar que trará o resultado mais efetivo.

Lembre-se, ainda, de que se utilizar os tratamentos naturais, é necessário ir com cuidado e seguir ao pé da letra as recomendações, pois se forem feitos de forma incorreta, podem ter o efeito contrário.