Como eliminar calos dos pés com remédios caseiros

Como eliminar calos dos pés com remédios caseiros

Os calos nos pés são causados pela pressão ou atrito constante, sobretudo nas áreas em que a pele é mais fina e delicada. Como medida de proteção, as células se acumulam no local onde se produz o atrito, criando uma camada mais grossa, que tende a amarelar e descamar.

Além de feios, os calos podem se tornar dolorosos e fazer com que a pele dos pés fique bastante áspera. Algumas pessoas desenvolvem calos por praticarem alguma atividade descalços e atritem os pés no chão, como os praticantes da capoeira, ou que requerem o uso constante dos pés, como alguns dançarinos, corredores, montanhistas etc.

calos

Quem usa sapatos muito apertados e sem meias também corre maior risco de apresentar calos. O pior é que, uma vez instalados, é muito difícil se livrar deles porque acabam permanecendo conosco a vida inteira.

Em algumas pessoas, os calos racham e inflamam, exigindo uma visita ao podólogo para se realizar um tratamento específico. Se seus calos não estiverem inflamados, você pode tentar eliminá-los ou, pelo menos, minimizar o problema com as dicas abaixo.

Escalda-pés e pedra pomes

Prepare um escalda-pés com água morna e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe os pés de molho na mistura por 15 minutos. Além de ter propriedades antifúngicas e antibacterianas, protegendo os pés de infecções, o bicarbonato também ajuda na esfoliação da pele, eliminando as células mortas.

banho-pés-Intercontinental-Hong-Kong

Mas a verdadeira esfoliação pode ser feita com a pedra pomes, um tipo de rocha vulcânica muito usada para lixar os pés, sobretudo os calcanhares. Você pode encontrar a pedra pomes em supermercados, farmácias e lojas de produtos de beleza, a um preço bem acessível.

Passe a pedra pomes sobre os calos, aplicando uma pressão média, mas tomando cuidado para não machucar a pele. Lembre-se que não sentimos dor nos calos, mas a pele ao redor ainda está fina e pode sofrer algum dano.

Depois de terminar o procedimento, passe um hidratante ou um óleo natural, de amêndoas ou de rícino.

Ácido acetilsalicílico e limão

Um composto muito usado para minimizar o tamanho dos calos nos pés é o ácido acetilsalicílico, encontrado sob a forma de adesivos em farmácias. Mas você também pode fazer um creme caseiro em casa, usando seis comprimidos de aspirina e uma colher de sopa de suco de limão (sem água).

limao

Triture os comprimidos e misture o pó ao suco do limão, posteriormente esfregue o creme sobre os calos secos. Depois, cubra o calo com uma gaze, calce uma meia e deixe o creme agir por pelo menos dez minutos. Lave bem os pés, esfregando o calo para soltar a pele morta. Aplique um bom hidratante ou óleo natural sobre a área tratada.

Para evitar que a zona ao redor do calo seja prejudicada, passe uma camada protetora de vaselina.

Ácido cítrico e alho

O limão tem um alto teor de ácido cítrico, e pode ajudar a amaciar a pele do calo seco. Mas funciona apenas para calos pequenos e superficiais, e após um tratamento de vários dias e até semanas. Mas como é muito fácil de aplicar e o limão é uma fruta que quase todo mundo costuma ter em casa, vale a pena tentar.

Com um chumaço de algodão, passe o suco puro de limão diretamente sobre o calo e deixe secar. Repita duas ou três vezes por dia. Você também poderá misturar um pouco de levedura de cerveja ao suco de limão, aplicar sobre o calo, fazer um curativo com gaze e esparadrapo e deixar agir durante uma noite inteira. No dia seguinte, lave bem o local. Repita até o calo desaparecer.

alho

O alho amassado pode ser usado puro, da mesma forma que o suco de limão. Triture o alho e misture com sal, aplique sobre o calo e faça o curativo com gaze e esparadrapo, deixando agir a noite toda. Lave bem com água morna.

Como prevenir calos nos pés

Hidratar a pele dos pés é uma excelente maneira de prevenir calos. Compre um creme para os pés ou um bom hidratante e use diariamente.

Mas o calçado que você usa no dia a dia também precisa ser avaliado. Sapatos com um número diferente do seu (muito apertados ou soltos) devem ser abandonados.

Prefira os mais confortáveis, com revestimento acolchoado, se você passar muito tempo em pé ou caminhando. Visitar o podólogo ao menos duas vezes ao ano também ajuda a prevenir o problema. Há também alguns protetores e palmilhas à base de silicone à venda nas farmácias e lojas especializadas. Colocados no sapato ou nos próprios pés, eles previnem o atrito e diminuem a ocorrência de calos.