Como eliminar os eczemas de maneira natural? - Melhor Com Saúde

Como eliminar os eczemas de maneira natural?

Tome um banho imediatamente após praticar exercícios ou atividades sob o sol que lhe façam suar, já que o suor pode desencadear os eczemas. O estresse também é outra possível causa, por isso é importante controlar os nervos.

Milhares de pessoas sofrem de uma afecção cutânea chamada eczema, a qual se apresenta como manchas vermelhas e secas, um pouco de comichão e que costuma diminuir quando o ambiente está úmido ou quente, ou ainda, quando a pele é exposta ao sol. Pode aparecer em qualquer parte do corpo e no verão piora devido, por exemplo, ao cloro das piscinas. Conheça um pouco sobre o eczema neste artigo.

Eczemas: O que saber a respeito?

Este problema é muito frequente, mais do que se pensa. Entre 15% a 30% das crianças nos países industrializados sofrem desta afecção e entre 2% a 10% dos adultos. Felizmente, dois terços dos afetados resolvem esta condição em pouco tempo. O nome científico ou médico do eczema é dermatite atópica e reflete o caráter imunológico da doença. É comum em pessoas que vivem na cidade ou no campo, já que uma das hipóteses de sua aparição está relacionada à higiene ou à exposição a agentes infecciosos. Não é contagioso e os que têm a doença celíaca (intolerância ao glúten) são mais propensos a desenvolvê-lo.

Frequentemente, relaciona-se o eczema com um comichão, mas temos que ter cuidado especial com este assunto, já que piora a situação e expõe a pele a diversas infecções. Coçar apenas trará alivio no momento, mas depois o quadro poderá piorar.

IMG_7580r

Ainda não foi encontrada a cura absoluta para o eczema, mas as manifestações podem ser minimizadas e até prevenidas. É bom saber que a pele quando está “normal” é igual a uma barreira eficaz contra a poluição e outras substâncias do ambiente. No caso do eczema, a derme apresenta uma alteração que permite a “entrada” dos alérgenos como ácaros, pólen, smog etc. Isto traz, como consequência, o ressecamento, comichão, inflamação e a produção excessiva de pele, pode muitas vezes ser confundido com os sintomas da psoríase.

Tratamento do eczema

Atualmente, para tratar o eczema o que se faz é reduzir a inflamação, a perda de umidade e a proliferação de bactérias na área afetada. Os médicos receitam cremes umidificantes ou hidratantes que se devem aplicar depois do banho com o intuito de que a água fique retida.

Não são necessários produtos muito caros para tratar o eczema, no entanto, é necessário que sejam os corretos e que não tragam efeitos secundários como mais irritação ou avermelhamento da pele. O dermatologista sempre deve ser consultado, porque esse talvez possa receitar um anti-histamínico.

Eczema

Com a transpiração e o suor, podem surgir algumas manifestações na pele, sempre é bom tomar banho imediatamente depois de fazer uma atividade física ou uma atividade em que você se expôs ao sol. O estresse pode provocar ataques na pele, pelo que reduzir o mal estar é muito importante.

Em alguns casos, esta doença aparece como causa de alergias a certos alimentos, como pode ser o caso dos lácteos, as nozes ou os ovos. Pode surgir também com o contato com detergentes ou outros produtos de limpeza fortes (como a água sanitária), estar em contato com a água o dia inteiro, expor-se muito ao sol etc.

Conselhos para aliviar os sintomas do eczema

Conheça algumas dicas para poder tratar ou aliviar os problemas relacionados com o eczema:

Não fique em contato com o detergente ao lavar os pratos

Utilize luvas também para limpar o chão. O mesmo você pode fazer ao lavar a roupa ou caso utilize água sanitária para desinfetar. Você também pode escolher detergentes hipoalergênicos e deixar de usar roupas como as toalhas que tenham sido lavadas com este produto.

eccema4

Opte sempre por banhos mais curtos ao invés de mais longos

A pele precisa de hidratação quando há eczema, mas a água quente agrava o problema. Melhor a água morna e pouca. Seque a área afetada encostando levemente, não esfregando, porque, desse modo, o quadro ficará pior.

Evite todo tipo de sabonetes com fragrâncias

Assim como os sabonetes líquidos, porque podem provocar alergias. Use sempre produtos hipoalergênicos e moderadamente, cuide para que a pele afetada não entre em contato com shampoo e condicionador.

Mantenha a pele hidratada e umedecida

Caso contrário, o eczema continuará se manifestando. Aplique locações hipoalergênicas várias vezes ao dia. Caso saia de casa, leve um pequeno frasco na bolsa.

Controle as coceiras com medicamentos de venda livre ou unguentos caseiros

Não fique se coçando porque isso impede a cura da pele inflamada. Você também pode acabar espalhando para outras partes do corpo. Use unguentos à noite para favorecer a cura.

eccema5

Imagens cortesia de Niels Olson, Caitlin Regan, Bryan Chan, shawn, Marek Isalski.