Como eliminar a placa bacteriana de maneira simples em casa

Como eliminar a placa bacteriana de maneira simples em casa

A placa bacteriana é um problema dental extremamente comum com o qual muitos de nós estamos acostumados a lidar. A solução para livrar-se dela costuma ser visitar o dentista, mas devemos saber que também existem formas naturais e menos invasivas de acabar com a placa.
placa bacteriana

Como prevenir é melhor do que remediar, hoje falaremos sobre algumas recomendações que nos ajudarão a evitar o surgimento da placa bacteriana. Além disso, também indicaremos quais remédios naturais simples e presentes em nosso dia a dia podem ser usados na batalha contra a placa já formada.

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma camada pegajosa formada por bactérias que se acumulam nos dentes. Com o tempo, ela pode se transformar em tártaro e causar outras condições desagradáveis, como doenças nas gengivas, cujos sintomas incluem vermelhidão, inflamação e sangramento.

As bactérias presentes nos dentes se alimentam dos açúcares de vários alimentos que ingerimos. Com isso, elas produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes e podem chegar a causar cáries.

A placa pode surgir por diferentes fatores, como uma má higiene bucal, uma incorreta alimentação, forma errada de escovar os dentes, não usar o fio dental ou até por características hereditárias. Independentemente das possíveis causas, o importante é cuidar dos dentes e da saúde bucal para prevenir o seu surgimento.

Como evitar a placa bacteriana?

fio-dental

Evitar a placa é algo relativamente simples se estivermos dispostos a dedicar bastante atenção à nossa saúde bucal. É fundamental escovar os dentes várias vezes ao dia, sempre após as refeições, para evitar o acúmulo de resíduos e bactérias. Lembre-se de escovar também a língua.

Outro ponto fundamental é usar sempre o fio dental. Embora já tenhamos ouvido muitas vezes esta recomendação, muitas pessoas não fazem do fio dental um passo indispensável do ritual diário de higiene bucal. Esse comportamento favorece o surgimento da placa, do tártaro, das cáries e até da gengivite, por isso vale a pena mudar seus hábitos e usá-los todos os dias.

Também é recomendado usar um bom enxaguante bucal sempre que possível, já que eles ajudam a eliminar partículas de alimentos que podem ficar entre os dentes.

Se você estiver em alguma situação na qual não for possível escovar os dentes após a refeição, coma uma maçã, cenoura ou aipo. Esses alimentos são capazes de limpar os dentes naturalmente, e além de prevenir a placa, ainda fortalecem as gengivas.

Remédios naturais para eliminar a placa

Existem vários alimentos e receitas caseiras que podem ser usadas para acabar com a placa de maneira totalmente natural.

  1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio oferece inúmeros benefícios para a saúde e também possui diferentes usos em tratamentos de beleza e até na limpeza da casa. Ele também pode nos ajudar a eliminar a placa bacteriana através de uma receita muito simples. Basta misturar uma colher de bicarbonato com uma pitada de sal. Molhe suavemente a escova de dentes com água e em seguida mergulhe-a na mistura. Escove os dentes suavemente, como se a preparação fosse uma pasta, e enxágue. O bicarbonato irá ajudar não só a remover a placa, mas também a branquear os dentes.

  1. Nozes

nozes

Esse remédio pode até parecer estranho, mas é efetivo para acabar com a placa bacteriana de maneira natural. Para prepará-lo basta colocar 15g de casca de nozes em um recipiente com água e ferver durante 15 minutos. Depois desse tempo, deixe repousar um pouco e depois mergulhe a escova de dentes na mistura. Escove suavemente os dentes por três minutos e repita o tratamento três vezes ao dia.

  1. Morangos e tomates

Estas duas frutas contêm vitamina C e podem ajudar a eliminar as bactérias da boca e, com isso, acabar com a placa. Escolha uma das duas e faça uma pasta, que posteriormente deve ser aplicada nos dentes. Deixe agir durante cinco minutos e enxágue com uma mistura de água morna e bicarbonato.  Aumente também o consumo de frutas com vitamina C no dia a dia, já que ela ajuda a cuidar da saúde oral.

  1. Sementes de girassol

Mastigue um punhado de sementes de girassol, mas não as engula. Em seguida, escove os dentes com uma escova seca, ainda mantendo as sementes na boca. Elas irão atuar como um esfoliante natural.