Como eliminar a umidade e os maus odores dos armários com arroz

Como eliminar a umidade e os maus odores dos armários com arroz

São problemas muito desagradáveis, mas os maus odores e a umidade dos armários podem ser eliminados de uma maneira simples e muito eficaz. Iremos ensinar como fazer isso com um ingrediente econômico: o arroz.
Eliminar a umidade dos armários com arroz

Se há algo que nos incomoda é pegar uma peça de roupa do armário e notar um desagradável odor de umidade ou de “guardado”. Ainda que a camisa ou o vestido sejam novos, este odor de guardado se adere sempre ao tecido de um modo muito persistente.

Uma forma simples e econômica de evitar algo tão comum quanto os maus odores nos armários é utilizar, por exemplo, um pequeno saquinho de arroz.

Este e outros truques irão parecer tão surpreendentes que você não vai acreditar que estes remédios naturais simples possam ser tão úteis para o nosso lar.

Convidamos a todos a conhecê-los e tomar nota.

Umidade nos armários: Por que ocorre?

É comum que as casas mais antigas tenham armários que causam problemas na hora de guardar as roupas. Tanto se você o utiliza para colocar vestimentas, roupas de cama ou toalhas, o problemas dos maus odores sempre vai estar presente.

  • Os quartos pequenos e menos ventilados são os que mais sofrem com os maus odores nos armários.
  • O odor de “guardado” não é exclusivo somente das casas mais velhas. As casas construídas recentemente também têm materiais que, em algumas ocasiões, podem se cobrir de mofo.
  • Há madeiras muito propícias a facilitar o crescimento do mofo e de fungos. Se além disso os armários são espaços que sempre estão fechados e não recebem ventilação, a roupa tende a se impregnar deste característico odor de umidade.
  • O mau odor se deve basicamente à presença de fungos microscópicos.
  • Se seus armários são embutidos, revise também o estado das paredes. Em muitas ocasiões, a umidade aparece na parede e, para isso, existem diversos tipos de tintas muito úteis para evitar este problema.

O arroz para combater a umidade e os maus odores nos armários

Arroz para combater a umidade dos armários

É curioso que um elemento tão presente em nosso dia a dia  como o arroz possa nos ajudar a combater a umidade e os maus odores dos armários. A chave de tudo isso está em um aspecto muito interessante: o arroz é capaz de absorver a umidade.

Estamos certos de que em mais de uma ocasião você já ouviu que quando o telefone celular cai na banheira ou na piscina, uma forma simples de “tentar” fazer com que ele volte a funcionar secando seu interior é colocá-lo durante alguns dias em um recipiente cheio de arroz.

Este truque é relativamente novo, mas se há algo clássico que nossas avós já faziam, é colocar pequenos recipientes com arroz em armários ou cantinhos da casa para combater a umidade. E funcionava? Com certeza.

Tome nota de como devemos utilizar este truque em nossos armários:

  • Compre ou faça pequenos saquinhos de tecido que possam ser fechados com uma fita ou laço.
  • Dentro de cada saquinho de tecido iremos introduzir 40g de arroz.
  • Colocaremos estes saquinhos entre as roupas ou pendurados nos cabides
  • Além disso, no piso do armário podemos colocar um recipiente cheio de arroz. Deste modo, poderemos absorver toda a umidade do local.
  • Iremos trocar estas bolsinhas e os recipientes a cada 15 dias. Você vai notar a mudança rapidamente: adeus maus odores!

Mais truques para eliminar os maus odores dos armários

Combater a umidade nos armários

  • Seque as roupas de forma adequada, e faça o mesmo com toalhas e lençóis antes de guardá-los no armário.
  • Evite guardar roupas ou sapatos que estejam sujos, já que isso pode servir de desencadeante para a proliferação de mofo e fungos.
  • Evite também guardar a roupa e outros objetos de forma muito apertada ou comprimida: para evitar os maus odores e o surgimento de mofo a roupa deve receber ar e ter espaço entre as peças.
  • Abra os armários e as janelas do quarto todos os dias para que as roupas possam tomar um ar.
  • As estantes de madeira são espaços onde os fungos se proliferam: é melhor fazer uso de estantes de metal.
  • Uma vez por semana você pode colocar uma tigela com suco de limão no armário. É uma forma excelente de absorver os maus odores e nunca falha!
  • Deixe uma lâmpada de baixa potência acesa no armário por um tempo. O calor faz com que a umidade se dissipe.
  • Outro truque infalível é colocar pequenos saquinhos de café moído no armário.
  • O bicarbonato de sódio também é uma opção infalível para absorver maus odores e higienizar o ambiente dos nossos armários. Não hesite em fazer uso de pequenas bolsinhas que contenham este recurso tão útil para a limpeza do nosso lar.