Emagreça facilmente comendo alimentos crus - Melhor Com Saúde

Emagreça facilmente comendo alimentos crus

A dieta crudívora baseia seu êxito no fato das frutas e verduras cruas serem muito saciantes e ricas em água. Além disso, ela também aumenta os níveis de energia.

Cada vez consumimos menos alimentos crus e em troca abusamos das farinhas, da proteína animal, dos açúcares, dos lácteos etc. O mais comum é comer alguma salada ou alguma fruta por dia, e isso é insuficiente para ter uma boa saúde, já que os alimentos crus são ricos em vitaminas e minerais, além de serem uma fonte de energia e de serem de grande ajuda em dietas para emagrecer.

Neste artigo explicaremos quais são seus benefícios, por que nos ajudam a perder peso tão facilmente e qual a maneira que você pode inclui-los em suas refeições diárias, com algumas propostas originais e deliciosas que toda a sua família gostará e inclusive seus convidados.

Escolher alimentos orgânicos

Primeiramente é importante destacar que para se beneficiar de todas as propriedades dos alimentos crus, eles devem ser sempre orgânicos, para que você possa consumi-los tranquilamente, inclusive com casca sempre que seja possível e para evitar os efeitos nocivos dos fertilizante químicos.

De todos os modos lave sempre bem as frutas e verduras com água e bicarbonato de sódio ou mesmo com algum produto específico.

veggies-danny-O

Quais são os alimentos?

Quando dizemos alimentos crus não estamos nos referindo aos de origem animal, mas sim os de origem vegetal ou vegetarianos:

  • Frutas
  • Verduras e hortaliças
  • Alimentos fermentados como o chucrute
  • Frutos secos
  • Sementes
  • Germinados

Por que emagrecem?

A grande vantagem das frutas e das verduras cruas é que são ricas em água e em fibras, e por isso são muito saciantes, por isso que ficamos satisfeitos sem a necessidade de consumir muitas calorias. Não nos referimos a comer somente alimentos crus, mas sim tentar inclui-los em sua dieta em cada refeição. Ideal seria torná-los 50% das refeições, de maneira que o resto seja dedicado à proteína, cereais integrais e gorduras saudáveis.

Além disso, na hora de digerir estes alimentos nosso organismo deve gastar uma grande quantidade de calorias, mais do que ingerimos com o alimento, por isso podemos concluir que comer estes alimentos emagrece.

Muito mais vitalidade

A maioria das dietas causa um estresse a nosso organismo e não são saudáveis, mas com o aumento dos alimentos crus em nossa alimentação, o que conseguiremos é aumentar notavelmente nossa energia, já que estes alimentos trazem uma grande vitalidade, graças a sua grande quantidade de nutrientes. Além disso, conservam intactas as vitaminas e os minerais, que tendem a se perder ao serem cozinhados em altas temperaturas.

Roast carrot and avocado salad with citrus dressing and sour cream

Como introduzimos estes alimentos na dieta?

Existem várias maneiras originais e deliciosas de aumentar o consumo de alimentos crus sem que fiquem chatos. Propomos algumas:

  • Sucos naturais: caso você tenha um liquidificador em casa, esta é uma maneira excelente de consumir uma grande quantidade de alimentos crus de modo muito simples. Recomendamos provar diferentes combinações como a maçã, a cenoura, o aipo, o gengibre, a menta, a pera, entre outros.
  • Gazpacho: o famoso gazpacho é um suco de verduras e hortaliças que podemos substituir tranquilamente pelo primeiro prato de nosso cardápio.
  • Batidas vegetarianas: as batidas de frutas, bebidas vegetais e frutos secos são o café da manhã ou o lanche perfeitos para toda a família, e evitam que abusemos das farinhas e dos açúcares.
  • Saladas diferentes: além da típica salada verde ou variada podemos provar novas combinações com outras hortaliças, como, por exemplo, uma salada de couve, cenoura e cebola, tudo bem ralado, e você pode triturá-los durante pelo menos uma hora com azeite, vinagre de maçã, sal marinho e orégano. Também pode incluir beterraba ralada, rúcula, agrião, frutos secos, sementes, maçã, entre outros.
  • Carpaccios de frutas: uma sobremesa original e sofisticada que deve ser preparada cortando fatias muito finas de frutas como a manga, o abacaxi ou o mamão. Você pode adicionar um pouco de mel e frutos secos cortados bem finos e acompanhar com um creme doce de amêndoas ou aveia. Com esta sobremesa surpreenda os convidados e seguir incluindo nossa dose de alimentos crus em cada prato.
  • Guacamole: caso tenhamos convidados também podemos preparar um guacamole ou creme de abacate cru e acompanhá-lo com cenoura e pepino em forma de bastãozinho para poder untar com o creme.

Imagens por cortesia de danny O, Blue moon in her eyes.