Emagrecer saudavelmente: A chave está no jantar

Emagrecer saudavelmente: A chave está no jantar

Se você é daquelas pessoas que não tomam café da manhã, saiba que ao jantar menos você terá mais fome ao acordar, e poderá obter energia desde as primeiras horas do dia.

Continuamente lemos todo tipo de conselhos para perder peso sem sofrer: reduzir as calorias, aumentar a proteína, fazer várias refeições durante o dia, não abusar dos hidratos de carbono nem dos açúcares, etc. Mas existe uma forma de baixar de peso progressiva e saudavelmente que pode nos surpreender: controlar o jantar.

Neste artigo explicaremos como e por que podemos emagrecer dia após dia se jantarmos de forma adequada.

O que acontece com o jantar?

Diz o ditado que deveríamos tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como plebeu, porque, dessa forma, é como deveríamos dividir a nossas refeições. Em função do nosso gasto energético, podemos chegar a conclusão que conforme avança o dia precisamos cada vez menos energia, a não ser que tenhamos um ritmo de vida mais noturno.

Se começarmos a reduzir a quantidade de refeição que jantamos, ou, inclusive, a jantar mais cedo, possivelmente teremos mais fome de manhã, e podemos acabar comendo um pouco mais no café da manhã se é que já não o fazíamos antes. Desta forma, ainda que ao final do dia tenhamos comido a mesma quantidade, não terá nada a ver se o repartimos dessa maneira. O nosso corpo vai equilibrando o seu peso de forma natural.

Sopa de verdura para emagrecer

A que horas devemos jantar?

Além disso, tem outro motivo para controlar o nosso jantar, pois segundo a Medicina Tradicional Chinesa, entre as onze da noite e as três da madrugada são as horas nas quais trabalham e se regeneram a vesícula biliar e o fígado, dois órgãos fundamentais na digestão e que condiciona o fato de que assimilemos melhor ou pior os alimentos. Neste horário o nosso corpo já deveria ter feito a digestão, portanto o ideal seria jantar no mais tardar as oito da noite.

Qual a quantidade podemos jantar?

A quantidade varia dependendo da pessoa e do seu ritmo de vida, mas o importante é que não passe fome, porém também não comer além da conta. Deveríamos aprender a encontrar esse ponto no qual já estamos satisfeitos ou que já não tenhamos fome, mas que muitos de nós continuamos comendo porque ainda temos comida no prato, para acabar com o que sobra, por gula, por stress, porque não percebemos, pelo capricho de comer sobremesa, etc.

Se encontramos a maneira de deixar de comer nesse momento, não só não engordaremos, senão que facilitaremos a nossa digestão e reduziremos a nossa barriga, a qual costuma inchar quando tem que digerir em excesso.

Saladas que ajudam a emagrecer

Escolher alimentos saciantes para emagrecer

Uma forma de não passar fome sem comer muito, consiste em escolher alimentos saciantes, ricos em água e em fibra, que nos satisfarão facilmente e que ao mesmo tempo e se digerirão com facilidade.

Estes alimentos são principalmente vegetais, mas também encontraremos uma grande ajuda nas algas. Podemos incorporar em nossa alimentação algas como o wakame, o ágar-ágar, a kombu, o espaguete do mar, a espirulina, o klamath, etc. As incorporemos ao nossos ensopados ou no caso do ágar-ágar, podemos, inclusive, fazer sobremesas saciantes e saudáveis com ela.

Quais pratos saciantes podemos preparar?

  • Salteado de verduras (brócolis, tiras de cenouras, cogumelos, milho, ovo cozido)
  • Creme de verduras e aveia com alga Kombu
  • Salada com semente geminadas, maçã e abacate.
  • Gaspacho andaluz
  • Hummus (purê de grão de bico) ou guacamole com tiras de cenoura e pepino
  • Sopa de verduras e quinoa
  • Espinafre com uvas passas e pinhões
  • Creme de abobrinha com alga wakame e curry
  • Salada fria de ervilha e frango
  • Geleia doces de ágar-ágar com maça e canel

Dieta para emagrecer

E aqueles que sentem muita fome?

Existem pessoas que gostariam de jantar mais ou menos cedo, mas não podem porque trabalham durante o dia todo ou por outros motivos, e quando chegam em casa de noite é exatamente quando tem a oportunidade de comer tranquilamente.

Para estas pessoas recomendamos fazer um lanche três horas antes do jantar para que dessa maneira possam igualmente comer alguns dos pratos que comentamos, mas sem se exceder.

Isso sim, o lanche tem que ser também saudável. Colocamos alguns exemplos:

  • Fruta ou suco natural
  • Sementes oleaginosas: nozes, avelãs, amêndoas, etc.
  • Frutas secas: tâmaras, ameixas, damascos, etc
  • Barra de pão integral
  • Queijo fresco com marmelo.
  • Sanduíches integrais (que pode ser de queijo, abacate, ovo, etc.)

Imagens por cortesia de Samuel Gardiner, diekatrin e Great British Chefs.