5 perguntas para encontrar o caminho quando nos sentimos perdidos

5 perguntas para encontrar o caminho quando nos sentimos perdidos

Se você se sente perdido, é fundamental saber a quais coisas está disposto a renunciar e quais são fundamentais em seu caminho. É preciso estar consciente de qual preço você quer pagar pelos seus sonhos.
5 perguntas para encontrar o caminho quando nos sentimos perdidos

Como você diria que se sente hoje? Talvez você esteja lendo este artigo porque se sente perdido ou confuso e não sabe qual caminho seguir, ou porque se sentiu assim recentemente.

Isso não é tão incomum como você pensa.

Todos nós já passamos por estes momentos nos quais encontrar a bússola de nossas vidas é muito difícil. Isso acontece independentemente de termos a melhor família, os melhores amigos ou o emprego que sempre sonhamos.

Se você está passando por esta situação, primeiro reconheça que está tudo bem. Talvez seja o momento de reduzir um pouco a velocidade e perceber que está se esquecendo de uma das coisas mais importantes em sua vida: você.

Responda a estas perguntas quando se sentir perdido e encontre o caminho para seguir em frente.

1. Como posso trazer mais felicidade e diversão para a minha vida hoje?

por que a felicidade não é tão boa quanto parece

Antes falávamos de quando nos sentimos perdidos quando aparentemente temos tudo. Um dos motivos para isso acontecer é que estamos nos concentrando em cumprir com todas as nossas obrigações e com o que os demais esperam de nós.

Isso não é ruim, sempre que não percamos de vista que na nossa vida deve existir diversão e felicidade.

Antes de se preocupar com tudo que pode mudar, primeiro pense em como obter um pouco de felicidade. É algo tão simples que, em certos casos, deixamos para lá.

Pense nas coisas simples que mudam seu humor com o mínimo de esforço.

As opções são infinitas, mas a correta dependerá somente de você e do que considera divertido. Assim, mãos a obra e lembre-se de mostrar um sorriso enorme.

Não se esqueça de ler: A felicidade deve nascer do seu interior, não ao lado de ninguém

2. Que preço estou disposto a pagar por deixar este sonho que estou perseguindo?

mulher-confusa

Se você se sente perdido porque está trabalhando arduamente por um projeto ou sonho que repentinamente parece impossível, talvez seja melhor dá-lo como terminado.

Antes de dar esse passo, é importante pensar no que acontecerá caso o faça.

Não estamos dizendo que você nunca deva largar uma meta. Pelo contrário, isso é válido quando na verdade já não é o que você deseja. O que estamos dizendo é que você deve tomar consciência do que essa renúncia significa para você. 

Analise seriamente qual o preço que terá que pagar por deixar este sonho. Em certos casos, a único preço é a pressão que aparece, e em outros, pode afetar relações e o trabalho.

Nenhuma outra pessoa pode lhe dizer, mas é importante que saiba das consequências e que se prepare para o que pode acontecer.

3. Qual preço estou disposto a pagar para continuar com este sonho ou meta?

Esta pergunta complementa a anterior e sempre deve ser uma das primeiras a serem feitas quando se sentir perdido.

Às vezes continuar buscando um sonho implica mais estresse, mais cansaço, e a presença de decisões difíceis que não desejamos tomar.

Nestes casos é uma boa ideia colocar na balança os prós e os contras de deixar ou continuar.

No momento de fazer esta análise, procure ser o mais objetivo possível e pense em como sua decisão afetará a amigos, família e a todos que o rodeiam.

No final, todas as decisões deverão ser suas, mas é melhor tomá-las estando absolutamente consciente do que implicam. Isso irá requerer muita reflexão, por isso tenha muita calma e paciência.

4. O que posso fazer para ser uma pessoa melhor?

É possível que o motivo pelo qual você se sente perdido seja que suas ações e seus valores não estejam congruentes.

Talvez você tenha se enganado ao tomar certas decisões, ou agido de uma determinada maneira para que não se afetasse.

Também pode ter ocorrido de você ter só se concentrado em si mesmo e em seus desejos, e acabado por se esquecer do resto.

Então, pense por um momento no que você pode fazer para ser uma pessoa melhor. Qualquer coisa vale, sempre que seja algo que você faça pelos demais e que nasça de dentro de você.

Pense, certamente você encontrará mais de uma opção.

Quer conhecer mais? Leia: Não tomar decisões é pior que cometer erros

5. Como me sinto comigo mesmo?

mulher narcisista olhando no espelho

Quando você se sente perdido, confuso ou sem saber para onde ir, esta pergunta pode ser muito complexa, mas também a chave para saber qual é o melhor caminho a tomar.

Esqueça por um momento tudo o que sente que deveria fazer e as opiniões dos outros.

Ao se fazer esta pergunta você deve se concentrar somente em si mesmo. Você se sente orgulhoso do que faz? Acredita que traz algo para aqueles ao seu redor?

Se dentro de você existe algo que lhe diz que não está fazendo o correto com sua vida, sem dúvidas você se sentirá mal com os resultados por mais que tente se enganar.

Com estas cinco perguntas em mente estamos certos de que será mais fácil achar o caminho a ser seguido.

Tenha um pouco de paciência, pois mesmo que pareçam perguntas simples, elas irão obrigá-lo a fazer uma análise realmente profunda que levará algum tempo.

O mais importante é que você seja honesto consigo mesmo e que não se julgue. Somente escute a si mesmo e compreenda o que quer.