Como escolher o melhor perfume para você?

Como escolher o melhor perfume para você?

Devemos levar em conta que o pH da pele é diferente em cada pessoa, e por isso os aromas podem variar dependendo de quem os usa.
Como escolher o melhor perfume para você?

Escolher um perfume é algo muito natural. Estamos certos de que, em mais de uma ocasião, você já ganhou de presente um perfume de uma determinada marca, que pode até ter um custo elevado, mas ao testá-lo e sentir a sua fragrância sobre a sua pele você não gostou do aroma.

Poucas coisas são tão íntimas quanto a escolha de um perfume. Costumam dizer que ele deve combinar com a nossa personalidade, mas a verdade é que também é o nosso cérebro que aceita um determinado tipo de aroma e rejeita outros.

Em algumas situações, um componente como a madeira ou algum cítrico pode não ser tão agradável para o nosso organismo, e por isso ocorre a reação.

Estamos certos de que estes conselhos simples para escolher o seu próprio perfume poderão ser muito úteis e interessantes.

Classificação dos perfumes de acordo com a intensidade

Certamente você já conhece este dado. O grau de intensidade de um perfume determina não apenas o preço, mas também a concentração dos aromas.

Isso não quer dizer que somente os mais fortes sejam os melhores perfumes. Há quem tolere melhor uma concentração médio-baixa, já que é mais agradável para o dia a dia, e deixe as mais intensas para “ocasiões especiais”.

Ainda que isso seja algo comum, vale a pena relembrar esta classificação:

Spray corporal

O spray corporal 1% de concentração de perfume. Embora não dure muito tempo, nos oferece uma sensação de frescor. É prático quando praticamos esportes.

Eau de cologne

Tem entre 3% e 6% de concentração e está entre os mais comuns das perfumarias. A sua fragrância quase sempre é cítrica e muito leve. É excelente para o dia a dia.

Eau de toilette

Tem um pouco mais de concentração do que o anterior, entre 7% e 15%. Muito cômodo também para todo o dia.

Eau de parfum

Apresenta 15% de concentração.

Parfum

É o mais intenso e costuma variar entre 15% e 40% de concentração.

Como escolher um perfume que combine comigo

Mulher-colocando-perfume

Há alguns aspectos prévios que devemos levar em conta para fazer esta escolha. Um mesmo perfume pode não ter o mesmo aroma em duas pessoas diferentes. Tudo dependerá do nosso tipo de pele, se for mais seca ou mais oleosa, por exemplo.

No entanto, algo que deveríamos lembrar é que sempre é recomendável que nós mesmos escolhamos nosso próprio perfume. A razão? É parte de nossa personalidade e é, além disso, o que desejamos transmitir aos demais.

Em algumas ocasiões, algo muito comum que costuma acontecer é nos lembrarmos de uma pessoa por seu cheiro. Assim, devemos nos dedicar para encontrar este aroma que nos define, que fica bem em nossa pele, que não nos incomode e que, por sua vez, deixe uma lembrança agradável nos demais.

Você é uma pessoa ativa e divertida?

Neste caso, você provavelmente vai gostar de fragrâncias cítricas e frescas. Os perfumes com um aroma de laranja, limão, verbena costumam ser muito revigorantes e agradáveis.

Você quer transmitir um ar elegante?

Todos nós temos encontros de vez em quando e queremos transmitir mistério, elegância e encanto.

Nestes casos, deveríamos escolher fragrâncias exóticas que têm um nível mais elevado de concentração.  Elas duram muitas horas na pele, e possuem aromas de flores, frutas tropicais e madeira.

Personalidade sexy e juvenil

Não importa a idade que você tiver. Todos nós gostamos de transmitir, de vez em quando, uma personalidade mais ousada, descarada e sexy. Por que não?

Para demonstrar sensualidade, você deveria buscar perfumes com aromas doces, de caramelo, aromas de flores orientais, de maçã, de rosas, etc.

Os perfumes que quase nunca falham

Existem dois tipos de perfumes que costumam ter mais sucesso, e com os quais nunca falhamos. São agradáveis e caem bem com todo tipo de pele:

  • As fragrâncias frescas: são conhecidas como aromas “verdes”, de ervas recém-cortadas, cítricos.
  • As fragrâncias florais: quem não gosta do aroma das flores? São deliciosas e é uma fragrância da qual nunca nos cansamos: rosas, jasmim, gardênia, flor de laranjeira, lírio do vale, nardo.

Perfume-no-braco

Se a sua pele for mais oleosa, neste caso é comum que o próprio suor acabe variando o perfume. É algo que pode ocorrer principalmente no verão. Então… O que podemos fazer?

  • Escolha perfumes suaves ou cítricos
  • Em épocas de inverno, ou se a sua pele estiver mais seca, você provavelmente vai gostar das fragrâncias de flores orientais e um pouco mais intensas.

Como você pôde ver, o ato de escolher um perfume não é tão fácil quanto imaginamos. Por isso, sempre vale a pena dedicar um bom tempo a esta escolha na própria loja. Dessa forma, não iremos correr o risco de acabar comprando uma marca que, mais tarde, nos incomode mais do que qualquer coisa quando a estivermos usando diariamente.

Isso já aconteceu com você alguma vez?