Como escolher o melhor perfume para você?

Como escolher o melhor perfume para você?

A escolha de um perfume é algo muito pessoal. Todo mundo já teve a experiência de ganhar um perfume famoso e caro, borrifá-lo sobre a pele e... Decepcionar-se com a fragrância.
Como escolher o melhor perfume para você?

Poucas coisas são tão íntimas como a escolha de um perfume. É preciso decidir o que combina com nossa personalidade, mas, na verdade, é nosso cérebro quem aceita um determinado tipo de odores e rejeita outros.

Às vezes, um componente, como o âmbar ou algum cítrico, não é agradável para nosso organismo, daí a reação. Estamos certos de que estas instruções simples para escolher o próprio perfume serão úteis e interessantes na hora de escolher o que mais combina com você.

Classificação dos perfumes segundo a intensidade

Com certeza, você já percebeu que algumas marcas de perfumes são muito mais fortes do que outras. O grau de intensidade de uma fragrância determina não só seu preço, mas também a concentração dos aromas.

Isto não quer dizer que quanto mais forte um perfume, melhor. De maneira alguma. Algumas pessoas gostam de uma concentração média-baixa, que é mais agradável para o dia a dia. O ideal é deixar as fragrâncias mais fortes para a noite, quando a temperatura é mais fria e é preciso usar perfumes mais fortes.

Confira esta classificação:

Splash (spray corporal)
Tem apenas 1% de concentração. Não dura muito, mas nos oferece uma sensação imediata de frescor ao aplicá-lo no corpo. Bom para dias quentes.

Eau de cologne (Água de colônia)
Tem uma concentração entre 3 e 6% e é um dos mais comuns nas perfumarias. Um pouco mais concentrada e forte que o splash, sua fragrância quase sempre é cítrica e muito leve. Perfeita para o dia a dia.

Eau de toilette (Água de toilette)
Tem um pouco mais de concentração que a anterior, entre 7 e 15%. Também é muito prático para o dia a dia.

Eau de parfum
Apresenta uma concentração de 15%.

Perfume
É a versão mais concentrada e intensa. Tem entre 15% e 40% de concentração.

Como escolher um perfume que combine com você

Como-escolher-perfume

Há alguns aspectos prévios que devemos levar em conta. Um mesmo perfume pode não ter o mesmo cheiro em duas pessoas diferentes. Tudo dependerá do nosso tipo de pele, se for mais seca ou mais oleosa, por exemplo.

Entretanto, sempre é recomendável que nós mesmos escolhamos o perfume que queremos usar. Isso porque, assim como as roupas, a maquiagem ou o corte de cabelo que escolhemos, o perfume expressa quem somos, nossa personalidade e o que desejamos transmitir aos outros.

Algo muito comum é nos lembrarmos de alguém pelo seu cheiro. Isso ocorre entre casais apaixonados, por exemplo. É comum também que os filhos conheçam o perfume da mãe e do pai, e vice-versa. Assim, é importante encontrarmos esse cheiro que nos define, que combina bem com nossa pele, e que tenha um efeito agradável nas pessoas que nos cercam.

Agora, vamos explicar melhor como escolher um perfume que defina você:

Você é uma pessoa ativa e divertida?

Neste caso, gostará mais das fragrâncias cítricas e frescas. As que lembram o aroma da laranja, limão, maracujá… Podem ser muito energizantes e agradáveis.

Às vezes, para esse perfil, também podem ser muito agradáveis os perfumes unissex.

Você gostar de transmitir um ar elegante?

Todas as mulheres, às vezes, gostam de transmitir uma aura de mistério, elegância e encanto. Para isso, o ideal é escolher as fragrâncias exóticas que têm um nível mais elevado de concentração (são mais intensas).
Duram muitas horas na pele e deixam fragrâncias de flores, frutas tropicais e amadeirados por onde você passar.

Personalidade jovem e sexy

Não importa sua idade. Quem tem personalidade mais ousada, sedutora e sexy pode preferir os perfumes doces, como o do caramelo, flores orientais, maçã, rosas, etc.

Perfumes que quase nunca falham

Qual-melhor-perfume-para-voce

Existem dois tipos de perfumes que são “infalíveis”. São agradáveis e combinam muito bem com todo tipo de pele:

As fragrâncias frescas: são conhecidos por odores “verdes”. Cheira a folhas frescas ou cítricos.
Fragrâncias florais: Quem não gosta do odor das flores? São deliciosas e é um perfume que nunca cansa: rosas, jasmim, gardênia, flor de laranja, lírio do vale, nardos… Só tome cuidado para não exagerar na dose e exalar um aroma enjoativo.

Segundo o tipo de pele

Se você tiver uma pele oleosa, o que acontece com frequência é que o próprio suor interfere no cheiro do perfume, não importa a época do ano. Nesse caso, o melhor é escolher perfumes suaves ou cítricos.

No inverno, ou se sua pele estiver mais seca, você pode achar mais agradáveis as fragrâncias de flores orientais e um pouco mais intensas.

Como se vê, o ato de escolher um perfume não é tão fácil quanto se pensa. Por isso, sempre vale a pena dedicar um tempinho analisando seu tom de pele e personalidade. Prove os aromas na loja e compre um que mais realce seus dons naturais e que expresse a mensagem que você quer passar às outras pessoas.