Conheça a especiaria que pode protegê-lo do Alzheimer

Conheça a especiaria que pode protegê-lo do Alzheimer

Apesar da canela não ser um remédio infalível para impedir o desenvolvimento do Alzheimer, ela pode nos ajudar a atrasá-lo e a melhorar as conexões neuronais.
Canela pode nos proteger do Alzheimer

Atualmente ainda não se conhece uma maneira de enfrentar o desenvolvimento do Alzheimer. Porém, os médicos e neurologistas destacam sempre a importância de manter uma alimentação adequada e uma boa reserva cognitiva.

Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) descobriram em 2013 os grandes benefícios que estavam escondidos na canela. Uma especiaria tão simples que pode ser útil para frear o avanço de possíveis demências.

Já falamos aqui em nosso espaço algumas vezes sobre o quão adequado é consumir canela de forma regular. Hoje queremos revelar suas propriedades para enfrentar doenças tão tristes como o Alzheimer. Confira!

As propriedades da canela para nos proteger do Alzheimer

De acordo com o que os neurologistas explicam, o Alzheimer tem sido diagnosticado cada vez com mais frequência entre a população. Se isso acontece é por uma razão simples: as pessoas têm vivido cada vez mais, por isso atualmente é comum que muitos passem dos 80 anos.

A velhice traz consigo um risco maior de desenvolvermos demências. Porém, os pesquisadores continuam avançando em seus trabalhos e seu empenho para poder, pelo menos, atrasar o avanço da doença para oferecer às pessoas uma melhor qualidade de vida.

As descobertas sobre as propriedades da canela para reduzir o impacto do Alzheimer são recentes. Agora, como você já pode imaginar, o uso da canela com fins medicinais tem origem remotas.

Descubra também os 7 benefícios de consumir canela com mel

Vejamos agora quais dados a pesquisa feita na Universidade da Califórnia nos oferece:

  • A canela contém dois compostos muito interessantes para proteger o cérebro do Alzheimer: o aldeído cinâmico e a epicatequina.
  • A ação desses dois compostos é a de inibir a acumulação de uma proteína prejudicial no cérebro, que é a causa da doença.
  • As proteínas Tau que geram as demências causam dificuldades na interconexão neuronal. Elas alteram a união de certas estruturas cerebrais.
  • O que a canela faz, graças aos seus compostos essenciais, é prevenir essas alterações.
  • Outro dado que devemos considerar é a relação entre o Alzheimer e a diabetes: quase 70% das pessoas com diabetes tipo II desenvolvem o Alzheimer.
  • Existem muitos estudos que demonstram que a canela tem efeitos positivos nas pessoas com diabetes tipo II.
  • Se consumirmos ¼ de uma colher de chá de canela duas vezes por dia durante 40 dias, reduziremos o nível de açúcar no sangue em até 29%.

Porém, os cientistas nos indicam também que ainda são necessários mais estudos para obter novos dados. Não devemos cair no erro de consumir a canela em grandes quantidades com a ideia de evitar essas doenças.

Trata-se apenas de adicionar a especiaria de forma regular e pontual em nossa alimentação, e sempre de maneira equilibrada. A seguir, explicaremos como fazer isso.

Formas de obter diariamente os benefícios da canela

Cafe-com-canela

Café com canela

Foi demonstrado que o café é um bom protetor da saúde cerebral, especialmente para evitar o Alzheimer.

Então, seria muito adequado que todos os dias tomássemos no café da manhã uma xícara de café com um pouco de canela. O sabor é delicioso e os benefícios são muitos!

Preparo

Se você usa uma máquina para preparar seu café, basta adicionar duas gramas de canela no compartimento onde você habitualmente coloca o café. Deixe que a máquina faça o café com normalidade e, imediatamente, perceberá um cheiro agradável da combinação desses dois elementos.

Se você é mais clássico e prepara sua xícara de café matinal de forma instantânea, esquentando a água e adicionando o café, não deixe também de adicionar alguns gramas de canela em pó. O sabor também é muito agradável.

Adicione canela às frutas frescas

aneis-maçã-e-canela

  • Lave uma maçã e corte-a em pedacinhos (com a casca). Polvilhe canela por cima.
  • Descasque uma laranja e corte em pedacinhos. Misture-a com 25 gramas de mel e 2 gramas de canela.
  • Pegue um mamão e abra-o pela metade. Adicione um iogurte natural e polvilhe com canela.

Chá de canela com mel

Ingredientes

  • 1 raminho de canela (3 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • Comece esquentando o copo de água. Quando começar a ferver, adicione a canela junto com a colher de sopa de mel. Deixe que a infusão aconteça por 20 minutos.
  • Depois disso, desligue o fogo e deixe a bebida repousar. Você pode tomá-la duas vezes por dia. É digestiva, reduz a inflamação e nos ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Para concluir, atualmente não dispomos ainda de um medicamento que evite o desenvolvimento do Alzheimer, então a única coisa que está ao nosso alcance é manter uma vida saudável, continuar aprendendo todos os dias para aumentar nossa reserva cognitiva, e consumir alimentos que favorecem a saúde cerebral. Sem dúvidas, essas atitudes mais tarde valerão a pena!