Estas córneas de hidrogel poderiam devolver a vista a milhões de pessoas

Estas córneas de hidrogel poderiam devolver a vista a milhões de pessoas

Por serem criadas a partir de células-tronco do próprio paciente, as córneas de hidrogel são compatíveis, evitando possíveis rejeições por parte do sistema imunológico.
Estas córneas de hidrogel poderiam devolver a vista a milhões de pessoas

Imaginemos uma paciente qualquer: A senhora Fernanda. Tem 60 anos e sofre de ceratopatia bolhosa: cistos nas córneas.

Caso não seja tratado, o mais provável é que, mais cedo ou mais tarde, perca a visão. Assim, para evitar chegar a este extremo ela se submete a um transplante de córnea.

No entanto, sua visão não melhora e é necessária uma nova intervenção e, além disso, deverá aguardar por outra doação.

Na atualidade, assim como com a paciente fictícia, são milhares de pessoas que aguardam por um transplante de córnea.

A doação desta parte do olho que cobre a íris é rara, e algo que também devemos levar em conta é que a córnea tende a sofrer degeneração com o tempo.

Por isso, muitas vezes a cegueira está relacionada com esta estrutura impressionante que protege o maior número de terminações nervosas de todo nosso corpo.

Cientistas, há muito tempo, procuram uma alternativa. Uma maneira de dispor de córneas sem ter que esperar por doações e que, por sua vez, não sofram rejeição do corpo humano.

A solução? Estas córneas de hidrogel desenvolvidas pelo biomédico Berkay Ozcelik da Universidade de Melbourne (Austrália).

A senhora Fernanda disporia então de uma córnea compatível e em perfeito estado sem ter que aguardar por uma doação: recuperaria a sua visão.

A seguir, lhe oferecemos todos os dados.

Córneas de hidrogel, uma opção do futuro para o tratamento de diversos tipos de cegueiracórnea de hidrogel

  • A córnea é a capa externa do olho.
  • Protege dos germes, poeira e outros elementos externos.
  • Permite o olho a focar. No caso do endurecimento da córnea ou perda da sua elasticidade, deixaremos de distinguir tudo que  temos ao nosso redor.
  • A córnea saudável é úmida e transparente, no entanto, com o envelhecimento e doenças como a citada no início, a ceropatia bolhosa, são afetados os tecidos e sua funcionalidade.

Córneas que devolvem a visão

Sabemos que na hora de falar em doação de órgãos pensamos quase de imediato em órgãos tão vitais como o coração, fígado, rins…

  • Contudo, algo que nem todo mundo sabe é que as córneas podem devolver a vista às pessoas que a tinham perdido. É algo maravilhoso.
  • E assim, dispor de um avanço neste campo resulta em algo sem dúvida, excepcional.
  • Já não teríamos que esperar o falecimento de uma pessoa para receber sua doação, e ter as córneas com as quais se trataria esta paciente que talvez seja o segundo transplante que recebe.

As córneas de hidrogel seriam compatíveis para cada pessoa porque foram criadas a partir de suas células-tronco, deste modo, evitamos rejeições.

Ainda assim…. De que forma se produz este feito?

Explicaremos a você.

Descubra: Uma cirurgia de 8 minutos promete dar uma visão perfeita para sempre

O que são córneas de hidrogel?Mulher usando córnea de hidrogel

  • São cultivadas células do endotélio corneano em laboratório sobre uma capa de hidrogel. Para isso são retiradas amostras do DNA do próprio paciente evitando a rejeição.
  • Estas células crescem sobre a capa de hidrogel até que finalmente, a fina capa pode ser inserida sobre o olho do paciente através de uma incisão quase imperceptível.
  • As novas células têm a capacidade de restaurar a atividade de bombear oxigênio e água até a nova córnea para mantê-la úmida e transparente a todo momento.
  • Esta capa de hidrogel é mais fina do que um fio de cabelo humano (50 mícrones), e com poucos meses se degrada por si só para que as células sigam sua função sem o suporte original.

O objetivo é conseguir que esta córnea seja permanente, que não cause rejeição, e que o sistema imunológico não a considere como corpo estranho.

Perspectivas de futuro sobre as córneas de hidrogelcórnea de hidrogel iluminada

Por enquanto todos os testes realizados em laboratório têm tido uma taxa de êxito notável. São muitos os meios que já falam de uma cura eficaz para muitos tipos de cegueira.

Mesmo assim, seu responsável, Berkay Ozcelik, quer ser prudente.

  • Dentro de dois meses já serão iniciados os testes em humanos e toda a comunidade científica se mantém na expectativa.
  • O cultivo de células da córnea pode ser, sem dúvida, a chave da esperança para milhares de pessoas que na atualidade veem o mundo em escuridão ou através de sombras opacas devido a esta córnea doente, com cistos ou envelhecida.

Descubra: 12 truques cosméticos para ter um olhar mais expressivo

Seria uma maneira de obter esta parte imprescindível do olho sem necessidade de doadores.

Estaremos, portanto, dependendo dos resultados em pacientes humanos, esperando que sejam positivos.