Alcachofra  conheça excelentes usos medicinais

Alcachofra conheça excelentes usos medicinais

A alcachofra é rica em fibras, e por isso nos ajuda a combater a prisão de ventre e favorece a digestão, graças a suas propriedades depurativas.

Alcachofra. Quem não gosta de um saboroso prato de alcachofras cozidas com um pouco de vinagre e azeite de oliva? Delicioso! Mas não são somente saborosos, esses vegetais de folhas carnudas dispõem de excelentes virtudes medicinais que você deve conhecer. 

Virtudes medicinais da alcachofra

A alcachofra é uma autêntica planta medicinal, que deve estar presente em todos os pratos de toda a família. Exitem pessoas que não sabem como prepará-la e que a dispensa porque acham ela incomoda, porque não sabem aplicar todas as suas possibilidades. É uma pena, porque a alcachofra, é um vegetal presente em todo o mundo e que pode nos proporcionar excelentes benefícios para a saúde, por isso vale a pena levá-lo em conta.

1. Alcachofra, saudável para o fígado

Alcachofra contribui para saúde do Fígado

Com certeza este dato você já o conhecia. A alcachofra tem a virtude de permitir a recuperação hepática, de regenerar este órgão imprescindível como é o fígado. O que ela faz não é somente regenerar as nossas células doentes, mas também favorecer a produção bílis. Por isso é excelente para tratar doenças como a hepatites, a cirrose, a insuficiência hepática etc. Uma ótima maneira de tirar o máximo proveito da alcachofra é consumir a sua infusão.

E como o faremos? Muito fácil, pegamos uma alcachofra e a colocamos em um litro de água, deixa cozinhar até que fique macia. Beberemos durante o dia essa água na qual cozinhamos a alcachofra. Acrescente o suco de meio limão e beba depois de suas refeições.

2. Nos ajuda a perder peso

perder_peso

A alcachofra é excelente para queimar gordura. Seus dotes diuréticos e depurativos nos permitem eliminar aqueles elementos nocivos ao organismo. Devemos ser constantes e tomar a sua infusão depois das refeições, igual que fizemos para cuidar do nosso fígado. Faremos a mesma infusão, incluindo o limão, e beberemos esse litro de chá durante todo o dia. Mas lembre-se de completar este tratamento com uma dieta adequada.

3. Alcachofra é boa para o coração

Alcachofra ajuda a baixar o triglicérides o que é excelente para o coração

Comer regularmente alcachofras nos permite purificar o sangue. É perfeita para reduzir o colesterol ruim do nosso corpo e baixar os triglicérides. Mas ainda há mais, baixa o nível de glicose no sangue, sendo muito indicado para as pessoas que sofrem de diabetes. É excelente para o seu coração!

4. Propriedades digestivas e metabólicas da alcachofra

Alcachofra ajuda na indigestão

Graças ao seus componentes em fibra e a sua capacidade depurativa, as alcachofras são muito indicadas para favorecer a nossa digestão. Esses dias em que, por exemplo, você se sinta mais pesada do que o normal, perde o apetite ou sofre de prisão de ventre, não hesite em preparar uma água de alcachofre  ou ferver um par de alcachofra ao vapor. Isso te permitirá tratar a sua inflamação intestinal e regular seu metabolismo, ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunológico.

5. Nos dá energia

Alcachofra ajuda nosso organismo a gerar energia

Você sabe quantas vitaminas tem a alcachofra? Dispõe de um tesouro natural de vitaminas A, B6, além de minerais como o cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio e ferro, você não deve ignorá-lo, principalmente levando em conta que consegue transformar os carboidratos em energia.

6. Remédio para a vesícula

Vesicula

Às vezes a nossa vesícula tem um funcionamento mais lento, uma realidade que se traduz em digestão mais lenta e preguiçosa, e num risco muito alto em sofrer de cálculos neste órgão. Nestes casos é indicado preparar uma infusão com cinco de suas folhas, mas as suas folhas secas. Deveremos levá-las á ebulição junto com uma copo de água e deixar que repouse. Acrescente umas gotinhas de suco de limão e beba depois do almoço. Tem quem combine esta infusão com boldo, sendo muito medicinal.

7. Benéfica para reduzir o ácido úrico

Acido_urico

Como você já sabe, se sofremos de ácido úrico, o nosso sangue terá uns cristais muito nocivos que obstruem veias e artérias e podem se acumular produzindo dor. Trata-se de elementos de resíduos produzidos por alimentos ricos em purinas, presentes principalmente em carnes. Se consumirmos regularmente alcachofras, se fizermos gostosas saladas e verduras ao vapor iremos tratamos pouco a pouco o problema de ácido úrico ou de gota. Vale a pena levá-lo em conta.

8. Para tratar a dor de cabeça

dor_de_cabeça

Segundo o que nos dizem os médicos, às vezes muitas dores de cabeça têm a sua origem em problemas hepáticos. Um fígado que não funciona bem, que está intoxicado ou que armazena muita gordura, alterará o nosso metabolismo produzindo mal-estar em geral e dor de cabeça. Portanto, não hesite, aumentar seu consumo de alcachofra, especialmente da infusão deste vegetal medicinal.

Para concluir, não podemos deixar de recomendar que consuma alcachofra de duas a três vezes por semana. Existem formas bem originais de consumi-la, como, por exemplo, alcachofra na vinagrete com grão de bico, um arroz integral com alcachofra, ou alcachofra combinada com feijão e lentilhas. Pratos cheios de proteínas e deliciosos para toda a família. Como um elemento a se levar em conta, você deve saber que a alcachofra contem muito sódio, por isso se você precisa seguir uma dieta baixa em sódio, vale a pena moderar sua ingestão.