Exercícios para combater a presbiopia ou vista cansada

Exercícios para combater a presbiopia ou vista cansada

Com uma rotina simples conseguiremos relaxar e descansar a vista. Lembre-se de fazer uma pequena pausa a cada 15 minutos e desviar o olhar para outros pontos.

Os médicos sempre dizem que a presbiopia ou vista cansada forma parte inevitavelmente do envelhecimento. No entanto, prestarmos atenção ao nome, a vista cansada, podemos pensar também que mais que uma doença inevitável, o fato poderia ser um desequilíbrio causado pelo excesso de trabalho.

Neste artigo explicaremos alguns exercícios que ajudam a relaxar e tonificar a musculatura ocular, e se acostumarmos a fazê-los por alguns minutos diariamente, nossa visão terá uma grande melhoria e inclusive a presbiopia pode desaparecer.

Massagem e caretas

Antes de começar os exercícios é importante relaxar a musculatura que rodeia nossos olhos. Começando pela raiz interna das sobrancelhas, pressione-as fazendo pequenos círculos quase imperceptíveis e siga o percurso até a parte externa da sobrancelha, depois desça e siga todo o contorno até chegar novamente no início da sobrancelha. Se você quiser, pode usar um pouco de óleo de amêndoas ou de onagra para realizar a massagem.

Além disso, outro processo que ajuda a relaxar o rosto é dedicar um minuto do dia para fazer todo o tipo de caretas que nos veem a mente, tente mover todas as partes do rosto: os lábios, a mandíbula, a língua, as bochechas, os olhos, as sobrancelhas, as pálpebras, o nariz, etc. Depois, descanse por alguns instantes antes de seguir e respire profundamente. Este é também um exercício para manter nosso rosto jovem.

Exercícios para evitar a  vista canssada

Massagens nos olhos

A massagem nos olhos é um dos exercícios mais agradáveis que apresentamos. Para realizá-lo esfregue as mãos para que fiquem quentes, especialmente se você tem mãos frias, e apoie-as nos olhos fechados com as palmas das mãos.

Além disso, se você tem os olhos secos, pisque várias vezes seguidas e finalmente, feche os olhos fortemente para depois relaxá-los.

A tensão consciente

Com frequência muitas pessoas sofrem cansaço ocular devido à tensão excessiva nos músculos dos olhos sem se dar conta disso. Por isso, neste exercício ensinaremos a pressionar conscientemente os olhos para provocar um relaxamento a seguir. Qualquer momento é bom para realizar o exercício, principalmente quando passamos horas seguidas em frente ao computador ou televisão.

O exercício consiste em fechar os olhos e tomar consciência da pressão das pálpebras e inclusive do globo ocular. A princípio, parecerá que estão relaxados, mas se nos concentrarmos veremos que apertamos as pálpebras, que o globo ocular não descansa em seu espaço, que nossas bochechas estão altas, as sobrancelhas e testa apertadas, etc.

As primeiras vezes podem ser aproveitadas para alternar entre o relaxamento e a tensão provocada que comentamos anteriormente (apertar fortemente os olhos um par de segundos e relaxar, etc.).

Virar os olhos

Este exercício é excelente para trabalhar os músculos oblíquos do olho, e é muito eficaz para lutar contra a vista cansada: consiste simplesmente em olhar a ponta do nariz. Se no início for difícil, comece colocando um dedo na frente e vá trazendo-o perto do nariz. Você também pode ir seguindo o nariz até o topo do nariz. É surpreendente como podemos observar partes de nosso rosto sem a necessidade de um espelho. Não insista mais 10-15 segundos sem descansar a visão, principalmente nas primeiras vezes.

Os círculos

Um dos exercícios mais básicos consiste em fazer círculos com a visão, tentando fazer um círculo o mais redondo possível, primeiro para um lado e depois para o outro lado, e prestando atenção em quais partes de nossos olhos querem evitar a linha curva ou saltam em algum ponto. Desta maneira, fazemos com que diferentes músculos oculares trabalhem.

Dicas para cuidar dos olhos

Olhar perto, olhar longe

O melhor para trabalhar a visão é poder sair em busca de um entorno natural aberto (vistas de uma montanha, de uma praia, etc.) para poder olhar os detalhes próximos (uma flor, uma pedra, etc.) e alterná-los com longes visões panorâmicas, forçando nossa visão o mais longe que pudermos. Além do mais, as cores da natureza, principalmente o verde, possuem efeitos terapêuticos equilibrantes, relaxantes e tonificantes que nos ajudarão a melhorar nossa visão e nosso humor.

A água fresca

Outra maneira de relaxar e tonificar nossa musculatura ocular consiste em salpicar nossos olhos fechados com água fria. Podemos fazer isso quando quisermos, ao longo do dia, e será especialmente efetivo quando nós sentirmos que nossos olhos estão avermelhados ou com muito calor.