Exercícios para melhorar dores nos joelhos

Exercícios para melhorar dores nos joelhos

As lesões costumam ser fruto da inatividade. O exercício é muito importante para conseguir que nossas articulações não percam flexibilidade e se mantenham fortes e saudáveis.
Dores nos joelhos

Dores no joelho são um problema físico muito comum, consideradas lesões muito frequentes, principalmente entre pessoas que não praticam nenhum tipo de exercício físico ou que limitam-se a fazer isso apenas no fim de semana.

Mas existem alguns exercícios que podem nos ajudar a fortalecer os joelhos, eles são a maneira mais adequada de prevenir e evitar esse tipo de problema que, na maioria dos casos, pode se tornar incapacitante.

Exercícios para evitar a dor nos joelhos

Os exercícios que podem ser praticados para diminuir a dor de joelho são muito simples, podem ser praticado em casa ou, para quem preferir, na academia, já que é a melhor maneira de fazer com que os músculos se tornem e se mantenham mais fortes, além das articulações do joelho se tornarem mais flexíveis e, portanto, mais saudáveis.

atividades físicas para os joelhos

1º Exercício

Pegue uma cadeira e se apoie em sua parte traseira (preste atenção para que a própria cadeira seja pesada o suficiente para aguentar o seu apoio sem virar), depois levante a perna direita, movendo-a para trás até formar um ângulo de noventa graus. Mantenha os joelhos juntos e a posição estática por pelo menos 5 segundos, depois disso abaixe a perna lentamente e repita o exercício com a outra perna. Pratique de três a quatro séries de dez.

2º Exercício

Outro ótimo exercício para aliviar a dor nos joelhos é o seguinte: deite de costas e mantenha a perna esquerda dobrada e a direita sobre o chão. Levante a perna direita e deixe-a nessa posição por pelo menos cinco segundos, depois abaixe-a e repita o mesmo processo com a outra perna. Nesse exercício também é recomendável repetir quatro séries de 10 levantamentos.

É muito importante que esses exercícios sejam feitos com paciência, de maneira suave, sem forçar muito os músculos e procurando manter as costas firmes.

3º Exercício

Pare com as costas encostadas na parede e os pés um pouco separados (a uma distância de mais ou menos trinta centímetros da parede), abaixe pouco a pouco até ficar quase sentada e permaneça nessa posição por dez segundos, depois suba lentamente. Repita o exercício 20 vezes diariamente, isso será mais do que o suficiente para que os joelhos ganhem muito mais resistência.

4º Exercício

Saia para caminhar pelo menos por trinta ou quarenta minutos todos os dias, caminhe rápido e usando sapatos confortáveis, que não maltratem os pés, assim a caminhada será mais agradável e manteremos a possibilidade de evitar ou aliviar as incômodas e por vezes incapacitantes dores nos joelhos.

Lembre-se, é muito importante prevenir esse tipo de problema físico e para isso basta manter uma rotina de atividades físicas saudável e contínua, afinal, essa é a única maneira de obter articulações flexíveis, saudáveis e fortes.