Pernas fortes e tonificadas: confira aqui exercícios simples

Exercícios simples para fortalecer as pernas

Não se esqueça de realizar exercícios de aquecimento e alongamento antes de começar e ao finalizar a atividade física, para evitar possíveis lesões e contraturas musculares.

Fortalecer as pernas é algo que fazemos como parte de nossa rotina de beleza, afinal, quem não quer pernas lindas e tonificadas? Mas, muito além da beleza a firmeza dessa parte do corpo é de extrema importância, afinal, as pernas desempenham um papel fundamental para a saúde e o funcionamento do resto do corpo, sendo uma das áreas que mais tende a se cansar e/ou fatigar.

Independente de passarmos horas sentados ou em pé, as pernas se cansam, enfraquecem, perdem a tonificação muscular e causam uma sensação de dor que pode ser muito incômoda. Geralmente isso acontece devido à compressão excessiva sobre os vasos sanguíneos e a falta de movimento corporal que, como consequência, causa retenção de líquidos, varizes, inchaço, dentre outros.

A melhor forma de evitar todos esses problemas é considerando o fato de que devemos trabalhar para fortalecer as pernas, melhorando a circulação sanguínea e linfática, eliminando toxinas e excesso de líquidos. Para conseguir isso tudo existem exercícios muito especiais, focados em fortalecer as pernas e que são muito efetivos.

Quais são os benefícios de fortalecer as pernas?

Além de conseguirmos pernas fisicamente atraentes, fortalecê-las pode tornar nosso estilo de vida mais saudável por tudo o que isso envolve. Se você quer mais motivos para começar a fortalecer as pernas, te apresentaremos os melhores benefícios:

  • Quando fazemos exercícios para fortalecer as pernas, também as tonificamos, dando assim uma forma melhor aos músculos da coxa, das panturrilhas, dos glúteos e das costas.
  • A prática é muito saudável, pois ativa a circulação sanguínea, melhorando assim o retorno venoso e linfático, o que é a chave para a eliminação de toxinas e líquidos retidos no organismo.
  • Ajudam a ter uma boa disposição, prevenindo lesões, melhorando a mobilidade das articulações em geral, e em suma, revitalizando todo o corpo.
  • As sensações de cansaço diminuem.
  • Aumenta a autoestima, afinal, obter bons resultados nos oferece um sentimento de bem-estar.

Quais são os melhores exercícios para fortalecer as pernas?

Em primeiro lugar, é muito importante praticar exercícios de aquecimento e alongamento para evitar possíveis lesões. Ainda, os exercícios de alongamento são recomendados inclusive quando terminarmos os exercícios de fortalecimento das pernas.

Agachamento

Agachamento para fortalecer as pernas

Esse é um dos melhores exercícios que podemos fazer para fortalecer as pernas, afinal, além de ser muito fácil de praticar é também muito efetivo.

  • Posição inicial: fique de pé, com as costas e a cabeça totalmente retas e as pernas separadas e alinhadas com cada um de seus ombros.
  • Exercício: inspire, flexione suavemente os joelhos e o quadril para baixo, de modo que os glúteos quase toquem as panturrilhas. Os braços podem ficar eretos para frente do tronco ou para cima, com as mãos apoiadas na nuca. Após flexionar os joelhos e fazer o movimento de agachamento, retorne à posição inicial devagar e repita o exercício várias vezes.

Passo largo

Esse é outro exercício muito eficaz e fácil de fazer em casa, que te ajudará a fortalecer as pernas.

  • Posição inicial: fique de pé, com as pernas juntas, as mãos na cintura e com as costas e cabeça retas.
  • Exercício: coloque um dos pés para frente e flexione ambas as pernas suavemente, pouco a pouco, até formar um ângulo de 90 graus. Mantenha-se nessa posição de dois a três segundos e volte à posição inicial. Repita o exercício várias vezes, fazendo-o também com a outra perna.

Step

Step é ideal para fortalecer e tonificar as penas

É ideal para fortalecer e tonificar as penas, ainda que não seja um objeto que comumente guardamos em casa. Para fazer o step também é possível utilizar um degrau de escada.

  • Posição inicial: pare com as costas e a cabeça retas e coloque um pé sobre o degrau de uma escada.
  • Exercício: eleve todo o corpo até que a perna que você apoiou no degrau esteja totalmente reta e a que estava no chão fique suspensa. Volte à posição inicial, e repita o exercício com a outra perna. Faça várias repetições alternando as pernas.

Caminhada estacionária (andar sem sair do lugar)

Esse também é um exercício muito fácil de praticar, e um dos melhores para atingir nosso objetivo.

  • Posição inicial: pare com as pernas separadas e os braços flexionados em direção ao peito.
  • Exercício: eleve os calcanhares de forma alternada, tentando tocar os glúteos com eles. Repita o movimento de maneira rítmica, aproximadamente umas 30 vezes e descanse.

A ponte

Exercício A ponte fortalece as pernas

Esse é um dos melhores exercícios para o fortalecimento, pois nos ajuda a aumentar e tonificar os glúteos.

  • Posição inicial: deixe de barriga para cima em um colchonete ou algo de apoio, dobre os joelhos e fique com os pés planos no chão.
  • Exercício: levante a pelve até formar uma ponte reta, faça várias repetições.