Faça em casa seu próprio creme hidratante corporal

Faça em casa seu próprio creme hidratante corporal

O fato de não conter conservantes artificiais faz com que este creme seja mais saudável, mas também é importante consumi-lo mais rápido para que não se deteriore.

Se você quiser ter uma pele hidratada, firme e sem estrias deve se acostumar a aplicar um creme corporal diariamente. Hoje em dia existem muitas marcas de cremes e para todos os tipos de pele, com uma grande variedade de preços, mas os mais saudáveis são aqueles que contêm ingredientes naturais e dispensam produtos químicos como, por exemplo, as parafinas e outros derivados do petróleo.

Neste artigo temos uma proposta ainda melhor. Com cinco ingredientes totalmente naturais você pode elaborar um creme hidratante corporal, nutritivo e refrescante, apto para todos os tipos de pele. Além disso, seu preparo é muito simples. Não perca!

Como usar este creme?

Os cremes caseiros devem ser utilizados em pouco tempo, sempre que possível, pois não contém conservantes artificiais e seus ingredientes frescos podem deteriorar. Apesar da vitamina E funcionar também como um conservante natural, recomendamos manter o creme na geladeira e usá-lo em um período máximo de duas semanas.

Por isso recomendamos fazer pouca quantidade, ou aproveitar para preparar mais e dar de presente para suas amigas.

Para qual tipo de pele?

Este creme é hidratante e não tem uma textura muito oleosa, por isso é ideal para todo tipo de pele. Se você tiver uma pele muito seca, pode aumentar um pouco a quantidade de óleo, enquanto que, se a pele for oleosa, adicione mais aloe vera.

Você também pode adicionar outros ingredientes específicos para alguns problemas de pele, mesmo que esta receita seja pensada para hidratar, nutrir e melhorar a circulação. A seguir explicaremos os benefícios de cada ingrediente.

Cutis-WildBeauty

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é um dos ingredientes mais usados na cosmética natural, não só por todas as suas propriedades, como também porque é um dos mais econômicos. Na verdade, este óleo poderia ser aplicado diretamente sobre a pele molhada,  que mesmo assim seria um excelente hidratante. Mas, com este creme que indicaremos a seguir, sua aplicação será mais fácil e, além disso, trará muitos outros benefícios para a pele.

Benefícios

  • Suaviza.
  • Hidrata.
  • Reduz irritações.
  • Previne rugas e estrias.

O óleo comprado deve ser de primeira extração a frio.

Gel de aloe vera

O aloe vera não pode faltar em nossa casa, já que é um excelente hidratante e cicatrizante, e além do mais, é refrescante, sem deixar brilho nas peles oleosas. Podemos extrair seu gel naturalmente, cortando e descascando uma das folhas da babosa, ou podemos comprá-lo pronto. Neste caso, observe se é realmente o gel de aloe vera, sem outros ingredientes adicionais, usados para conservá-lo.

aloe-itmpa

Óleo essencial de laranja

O óleo essencial de laranja fornecerá um aroma delicioso ao nosso creme e inclusive melhorará nosso humor, graças às suas propriedades antidepressivas e revitalizantes.

Seu uso tópico traz firmeza para a pele, promove a formação de colágeno e combate a acne e a dermatite.

Óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim é um ingrediente imprescindível caso tenhamos problemas de circulação ou passemos por momentos de fadiga e esgotamento. O alecrim é um grande tônico para peles envelhecidas e também tem propriedades antissépticas, recomendadas para peles com tendência a serem oleosas ou com acne.

romero-net-efekt

Vitamina E

A vitamina E nos permitirá conservar melhor este creme, já que atua como um conservante natural.

Suas propriedades para a pele são: antioxidante, rejuvenescedora e protetora contra os radicais livres.

Podemos comprar a vitamina E em lojas de produtos naturais e farmácias. Em alguns casos é comercializada em cápsulas, que também servem para esta receita.

Quantidades

  • 50 ml de óleo de amêndoas.
  • 50 ml de gel de aloe vera.
  • 10 gotas de óleo essencial de laranja.
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim.
  • 20 gotas de vitamina E.

Modo de preparo

  1. Misture bem o óleo de amêndoas com o gel de aloe vera. Caso você tenha usado aloe vera natural, talvez tenha que usar uma batedeira para diluir bem o gel.
  2. Depois, adicione os óleos essenciais e misture todos os ingredientes.
  3. Conserve o creme em um frasco de vidro escuro durante quinze dias, no máximo, na geladeira.

Imagens por cortesia de WildBeauty, itmpa e net-efekt.