Feche facilmente os poros da pele

Feche facilmente os poros da pele

Aparentar uma pele jovem e saudável é uma das principais questões estéticas da mulher. Por isso, quando nos encontramos frente ao espelho e observamos nossos poros da pele dilatados, corremos para cobri-los com maquiagem.


Ter uma pele cuidada e tonificada pode fazer que você se veja muito mais jovem. Ver seu reflexo no espelho e se surpreender é uma experiência muito gratificante. Os poros pequenos fazem com que sua pele pareça mais jovem e suave. Há várias dicas caseiras que pode seguir para diminuir o tamanho de seus poros. Alguns são de cuidados externos e outros também passam por melhorar sua alimentação e hidratação.

Embora não exista uma “cura milagrosa” que elimine totalmente esse problema, há diversas formas de reduzi-los e ocultá-los temporariamente.

Causa dos poros abertos da pele

Uma das principais causas é a forma em que tratamos e cuidamos da nossa pele. A pele danificada pelo sol é uma das mais propensas a apresentar poros abertos. Esse fato envolve um desgaste na elasticidade e no colágeno (que atua como limpador natural da pele) e isso pode provocar que os poros aumentem de tamanho.

Outro fator que causa poros dilatados é o nosso tipo de pele. Uma pele normal e seca é menos propensa a apresentar essa característica. Por outro lado, se possuirmos uma cútis grossa e gordurosa, os poros tendem a se dilatar com mais facilidade.

A idade é outro componente que intervém nesta questão. Com o passar do tempo, a pele reduz sua elasticidade, o que ocasiona que os poros aumentem de tamanho. A renovação natural se torna menos eficiente e a pele fica mais frágil por causa dos anos de exposição.

Soluções para os poros abertos da pele

Cuidado-da-pele

Embora seja complicado reduzir completamente os poros da pele abertos, há alguns métodos que permitem aparentar uma pele mais estilizada e bela.  Não é necessário correr até a farmácia e gastar uma fortuna para conseguir combater esse problema. Os métodos mais efetivos são:

Beber suficiente água

Beba dois litros de água por dia como mínimo. Não conte sucos ou infusões: trata de beber dois litros de água pura. Seu corpo precisa estar hidratado para poder funcionar corretamente. Você deve manter a pele hidratada para que seus poros não se dilatem, como se estivessem pedindo ajuda.

Consumir vitamina C

A vitamina C é um antioxidante natural. Consumi-la trará muitos benefícios para sua saúde e, especialmente, para sua pele. A forma mais simples é consumir cítricos. Consuma os de sua preferência, mas lembre-se de não se exceder.

Amêndoas

Amendoas

Outro remédio natural muito eficaz é a máscara de amêndoas. Aplicar farinha de amêndoa sobre sua pele ajuda a refinar os poros e diminuir sua aparência. Se não for fácil encontrar esse produto no supermercado, não se alarme: faça sua própria  farinha!

Ingredientes

  • ⅓  xícara de amêndoas.
  • Água.

Procedimento

  1. Bata no liquidificador as amêndoas até obter um pó.
  2. Em um recipiente, coloque a farinha de amêndoas e adicione água, aos pouco, até criar uma massa.
  3. Coloque a massa sobre a pele com poros abertos e deixe atuar durante meia hora.
  4. Enxágue com água morna.

Você pode repetir o processo duas vezes por semana para ter resultados.

Tire a maquiagem todas as noites

Você nunca deve dormir com  maquiagem. A maquiagem tem óleos e produtos químicos que machucam internamente sua pele. Quando voltar do trabalho, ou de uma festa, não se esqueça de retirá-la. Se ficou sem demaquilante, a natureza sempre fornecerá o precisamos. Você pode usar um algodão embebido em azeite de oliva extra virgem. Depois enxágue bem com água fria e pronto.

Limpe seu rosto, pelo menos, duas vezes por  dia. Pode praticar com a seguinte receita, que é curta e rápida, de manhã e à noite, logo depois de tirar a maquiagem.

Ingredientes

  • 1 colher de aveia.
  • ½ colher de iogurte natural.
  • 1 colher de suco de limão.
  • 1 colher de azeite de oliva.

Procedimento

  1. Em um recipiente, adicione todos os ingredientes e misture até conseguir uma massa homogênea.
  2. Embeba a mistura em um algodão e aplique sobre o rosto para limpá-lo.
  3. Enxágue com água fria.

Esfolie seu rosto  regularmente

Exfoliar-a-pele-500x333

O ritmo corrido do dia e chegarmos tarde em casa dificulta poder preparar todas as receitas diariamente. É preciso priorizar, e uma coisa que não pode faltar é a esfoliação e a limpeza. Siga essa receita uma vez por semana e feche os poros da pele em pouco tempo.

Ingredientes

  • O suco de um limão
  • 1 colher de açúcar
  • 1 colher de mel

Procedimento

    1. Misture vigorosamente todos os ingredientes até dissolver o mel e o açúcar no suco.
    2. Pegue um pouco na gema de seus dedos e faça massagens circulares sobre a pele do rosto e do pescoço.
    3. Retire com água fria.

Use protetor solar

Nunca se exponha ao sol sem usar protetor. No seu rosto, você deve usar um protetor solar com fator 40 ou superior. A solução que a natureza oferece é não se expor ao sol nas horas do meio-dia. Mas, se você tiver que fazê-lo, a melhor solução é aplicar um bom protetor solar. O sol é muito daninho e, além de poder provocar doenças na sua pele,  isso machuca e envelhece muito mais rápido, se você se expuser desprotegido.

Adote rotinas saudáveis

Continue com suas rotinas de cuidados. Tudo o que você fizer para cuidar da sua pele estará correto. Se tiver por costume realizar nos fins de semana uma máscara facial, continue aplicando-a. Se não seguir nenhuma rotina porque, na verdade, não tem tempo ou vontade, é só tomar suficiente água, tirar a maquiagem todas as noites e usar protetor solar para ver melhoria em algumas semanas.