Flores comestíveis e seus nutrientes - Melhor com saúde

Flores comestíveis e seus nutrientes

É incrível que algumas flores, além de presentear-nos com sua beleza e outros benefícios associados a elas, também podem servir como alimentos. Algumas dessas podem ser importantes fontes de nutrientes que, combinados com seu agradável sabor, podem converter-se em um prato diferente ou em um chá maravilhoso.

Continue a ler e descubra conosco curiosidades a respeito dessas flores comestíveis e seus nutrientes.

Flor de abóbora

Da planta de abóbora, que pertence ao gênero de plantas com o nome científico de Cucurbita, podemos aproveitar não apenas a abóbora em si, como também suas sementes e flores. As flores de abóbora podem ser utilizadas em diferentes pratos, como sopas ou guisados. É muito utilizada em pratos da gastronomia mexicana. Há quem inclusive a utilize como acompanhamento em macarronadas.

Uma das grandes vantagens dessa flor é que é formada em grande parte por água, o que te permite consumi-la a vontade, sem preocupar-se com a ingestão de demasiadas calorias. É também uma fonte importante de cálcio, que contribui na formação de ossos e dentes. O adequado consumo de cálcio inclusive é uma das melhores maneiras de prevenir a osteoporose.

Flor de rúcula

A flor de rúcula, planta com nome científico de Eruca sativa, pode ser utilizada de várias maneiras, especialmente para condimentar alimentos. A rúcula pertence à mesma família da couve flor e do brócolis, suas flores são muito aromáticas e podem ser usadas em saladas, ainda que apareçam também como ingredientes em sopas. Graças a seu alto teor de ferro, essa planta e sua flor ajudam a combater a anemia.

Flor de jasmim

A flor de jasmim é uma das flores mais apreciadas por sua fragrância agradável, além de ter uso variado, que vai desde chá até perfume. Entre as variadas espécies dessa planta, talvez a mais comum é a que leva o nome científico de Jasminum officinale. O chá de jasmim é conhecido por ter propriedades calmantes, ou seja, pode ser utilizado para controlar sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Além disso, o chá de jasmim tem propriedades analgésicas, ajudando no combate a dores incômodas.

Dente de leão

É outra das flores mais utilizadas. Cientificamente é conhecido como Taraxacum officinale, e a planta é especialmente utilizada por suas flores. Apesar de crescer em muitas partes do mundo e de suas propriedades benéficas, algumas pessoas consideram o dente de leão como uma má opção. Mas, sua intensa cor amarela é um bom sinal de que possui betacarotenos, além de conter ferro e cálcio.

Inclusive essa planta também adquiriu fama como bom desintoxicante do fígado. Uma das maneiras mais comuns de utilizar suas flores é no preparo de chás.

Mas lembre-se, antes de consumir você deve estar seguro de que não apresenta alergia a essas flores. Consulte o médico caso você faça uso de algum medicamento.

Imagem oferecida por Ahuachtli