Frutas adequadas para combater o fígado gorduroso - Melhor Com Saúde

Frutas adequadas para combater o fígado gorduroso

Graças ao seu teor de antioxidantes, os cítricos favorecem a depuração do fígado. Além disso, ao tomar água morna com limão, ativamos o organismo e favorecemos nosso sistema imunológico.

Chama-se de fígado gorduroso a uma doença cada vez mais comum na população que pode se tornar crônica. Como podemos tratá-la e até mesmo preveni-la? Uma boa alimentação pode fazer muito por nós, portanto, o convidamos a conhecer quais frutas podem ser as mais benéficas. Confira!

As melhores frutas para tratar o fígado gorduroso

Fígado mulher

Você recentemente foi diagnosticado com a doença do fígado gorduroso? Ou talvez algum familiar? Então você já sabe que deverá seguir as orientações do seu médico segundo a tipologia da alteração hepática que vem sofrendo. Mas, basicamente, também deve saber que é uma alteração devido ao acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado.

Inflamações, cansaço, mal-estar, são na verdade uma realidade a ser enfrentada que nos obrigará a mudar nossos hábitos de vida, especialmente se consideramos que, a longo prazo, pode ocasionar o desenvolvimento de problemas mais graves, como o caso de cirrose hepática que aparece em um estágio avançado desta doença. Então vale a pena tomar algumas providencias? Claro que sim! É a partir daí que encorajaremos você a optar por todos esses alimentos que podem ajudar. Há várias frutas que são simplesmente incríveis e adequadas para isso, conheça-as:

1. As saudáveis maçãs

Maçã verde

Quantas maçãs você consome durante o dia? Sempre em nossas postagens recomendamos o consumo da maçã verde no café da manhã. São as melhores, as que mais ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue e uma das frutas com maior poder medicinal. As maçãs são indicadas para a limpeza do fígado devido ao seu ótimo nível de antioxidantes. Combatem os radicais livres e, como já foi dito, mantêm sob controle o nível do açúcar no sangue.

Além do mais, as maçãs dispõem do ácido málico, que previne o aparecimento de pedras no fígado e rins, cuidando muito bem destes órgãos. Devemos comê-las com a casca, pois ela é rica em minerais capazes de atacar a gordura e eliminar os metais pesados do nosso organismo. Então lembre: uma maçã por dia ajudará e muito a manter o corpo saudável.

2. Suco de limão

Suco de limão para indigestão

Com certeza você já conhece os vários benefícios que o limão pode nos trazer simplesmente tomando um copo de infusão de limão por dia. Mas, se você ainda não o incluiu em sua dieta, recomendamos começar já, pois ele vai fazer você se sentir muito melhor e seu fígado notará isso. Os cítricos em geral favorecem a purificação do fígado devido às suas propriedades antioxidantes.

O limão é rico em vitamina C e nos ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. Se não tolera tanto o sabor do limão, é aconselhável diluir o seu suco em um litro de água, para que seu sabor ácido não se destaque tanto.

3. Toranja ou graprefruit, sempre medicinal

Toranja

Como o limão, a toranja ou grapefruit se destaca como uma das melhores frutas para cuidar do seu fígado. Porém, não agem do mesmo modo. A toranja é composta por enzimas que estimulam de uma maneira muito especial o fígado, ajudando a eliminar gorduras e toxinas. É Excelente.

Além disso, a toranja possui altos níveis de ácido málico e carotenoides, dois elementos que fortalecem e ajudam na limpeza deste órgão tão importante. Também não podemos esquecer do seu alto teor de naringenina, o que nos permite eliminar os ácidos graxos acumulados no fígado. É maravilhoso.

4. O saudável abacate

Abacate

O abacate é realmente incrível. Houve uma época em que não se confiava nas virtudes deste delicioso fruto, mas o ideal é consumir  um por dia, pois seus benefícios vêm do ácido oleico (um tipo de ácido graxo monoinsaturado muito saudável), o qual nos permite reduzir os níveis de colesterol no organismo.

Também devemos lembrar que o abacate é rico em fibras, que nos ajuda a satisfazer nosso apetite e a reduzir o nível de glicose no sangue, facilitando uma nutrição adequada, tratando as gorduras acumuladas no fígado e evitando o desenvolvimento de células adiposas nocivas nessa região, melhorando suas funções básicas. Então por que não começar a incluir hoje mesmo o abacate em nossas saladas, por exemplo?