Inchaço abdominal: as melhores frutas para eliminá-lo

Frutas para eliminar o inchaço abdominal

Para evitar e combater o inchaço abdominal, é fundamental ter uma dieta variada e equilibrada, com muitas frutas ricas em fibras, com propriedades diuréticas e depurativas.
Frutas para eliminar o inchaço abdominal

Assim como existem alimentos que aumentam a prisão de ventre, a inflamação e os gases, há outros que nos ajudam a combater esses problemas, como, por exemplo, alguns vegetais. Neste artigo, contaremos quais são as melhores frutas para eliminar o inchaço abdominal.

Inclua-as na sua dieta a partir de agora!

Frutas: aliadas contra o inchaço abdominal

frutas-contra-inchaço-abdominal

As refeições fartas, o consumo de carboidratos e gorduras e beliscar a qualquer hora são algumas das causas do inchaço abdominal.

Ter maus hábitos alimentares traz como consequência muitas complicações, tanto físicas quanto estéticas.

Além de um abdômen inchado, flatulência ou prisão de ventre, nos sentimos “pesados”, sem vontade de fazer nada, e um pouco deprimidos quando experimentamos alguma roupa na frente do espelho.

Por esse motivo, devemos adotar uma dieta mais saudável, e, sobretudo, repleta de fibras que nos ajudem na eliminação dos dejetos e das gorduras.

  • A má escolha dos nutrientes que consumimos diariamente é a primeira coisa que devemos mudar.
  • Em seguida, devemos incluir mais alimentos frescos e naturais, como é o caso das frutas, porque têm propriedades digestivas, pouca gordura e bastante água.
  • Por sua vez, oferecem uma boa quantidade de fibras que permitem ao corpo evacuar as toxinas.
  • Recomenda-se não abusar de nenhuma variedade em particular e ir variando o consumo ao longo do dia. A quantidade adequada é de 5 porções diárias (por exemplo, 1 no café da manhã, 1 no meio da manhã, 1 depois do almoço, 1 no lanche e 1 depois do jantar).

Alternar entre as frutas de que mais gostamos é uma excelente ideia, assim como também escolher as variedades da temporada e locais. Sempre que possível, escolha versões orgânicas.

Visite este artigo: 8 cafés da manhã saudáveis e nutritivos

Quais são as melhores frutas para o inchaço abdominal?

Frutas-contra-inchaço-abdominal

Ainda que todas as frutas sejam boas para este propósito, a verdade é que algumas variedades são mais eficazes do que outras. Se você deseja reduzir o inchaço abdominal, a prisão de ventre e os gases, recomendamos as seguintes:

Cítricos

As laranjas e as toranjas têm 90% de água. Por isso, são perfeitas para eliminar os líquidos acumulados no organismo (um mecanismo de defesa que o corpo tem para não desidratar).

Além disso, os cítricos eliminam o sódio que ingerimos na comida.

No caso do limão, é um diurético e um laxante natural se for misturado com água morna e bebido em jejum. Também pode ser adicionado às refeições como tempero (muito melhor do que a maionese ou similares).

Melancia

melancia-contra-inchaço-abdominal

É outra das frutas repletas de água que podemos aproveitar para eliminar o excesso de líquido acumulado na barriga.

Dentro desse grupo de diuréticos naturais, encontramos também o pêssego e o melão. Todos eles ajudam na eliminação de líquidos e de sódio, e, por fim, na redução da inflamação.

Abacate

Muitas vezes o inchaço abdominal é provocado por uma incapacidade de digerir bem os alimentos consumidos ou pela intolerância a certos ingredientes.

Se, por alguma razão, as enzimas do estômago não podem realizar bem seu trabalho, as gorduras e carboidratos “passam mais tempo” nele, e provocam inflamação e gases.

O abacate contém uma enzima chamada lipase, que tem a capacidade de decompor as gorduras. Além disso, por possuir muito potássio, elimina a água acumulada na barriga.

Abacaxi

O abacaxi possui 85% de água em sua composição. Mas isso não é tudo, já que, além disso, possui uma enzima digestiva chamada bromelina. Esse peptídeo decompõe as proteínas que se encontram no estômago.

Há séculos essa fruta é usada nas Américas para tratar a indigestão. E, por ser saciante, evita que tenhamos vontade de comer a toda hora.

Maçã

Rica em água e em pectina, a maçã nos oferece múltiplos benefícios. Por exemplo, eliminar os líquidos, diminuir o inchaço abdominal e saciar o apetite.

Além disso, tem a capacidade de “derreter” a gordura, aumentar a micção e desintoxicar o corpo.

As maçãs têm muita fibra e aminoácidos que saciam o apetite e melhoram a digestão.

Recomenda-se comer as maçãs com casca (depois de lavá-las muito bem) para evitar ganhar peso.

Como se isso não fosse suficiente, trata-se de uma fruta que evita cáries, clareia os dentes e previne doenças cardiovasculares ao limpar a gordura do sangue (colesterol).

Romã

Romã-contra-inchaço-abdominal

Tanto o suco quanto as sementes desta fruta são poderosas aliadas se queremos perder peso e diminuir o inchaço abdominal.

Comer uma romã por dia durante um mês diminui a gordura do estômago, sobretudo nas mulheres com sobrepeso durante a menopausa.

Leia também: 8 incríveis benefícios da romã para a saúde

Morango

Uma fruta deliciosa que combina perfeitamente o sabor doce e o ácido. Grande fonte de fibras e de água, o morango é perfeito para controlar o peso e melhorar a digestão.

Seu teor calórico é quase zero (para isso, devemos comê-lo puro, sem açúcar ou chantilly), além disso, atua como um potente diurético e depurador do organismo.

Kiwi

Oferece uma boa quantidade de vitamina C, que tem a capacidade de eliminar até um terço da gordura que se acumula no organismo.

Além disso, estimula o funcionamento de uma substância chamada carnitina, que queima as gorduras para convertê-las em energia.