Frutas secas fortalecem os ossos e combatem o cansaço

Frutas secas fortalecem os ossos e combatem o cansaço

As frutas secas são uma opção saudável e saborosa que não deveria faltar em nenhuma dieta. Apesar de não conterem água e de estarem dissecadas, nos proporcionam uma alta quantidade de minerais e proteínas, perfeitas para começar o dia com muita energia.

É uma opção perfeita para nosso café da manhã, ideal para evitar a prisão de ventre e para fortalecer nossos ossos, graças ao seu alto conteúdo em cálcio e zinco. A fruta seca é uma excelente aliada da saúde, consuma sempre boas doses.

Neste artigo, oferecemos toda a informação necessária para saber aproveitar os benefícios das frutas secas.

As frutas secas engordam?

frutas-secas-1

É uma pergunta que você fará de imediato. A razão? Muita gente costuma evitar o consumo de frutas secas por pensar que elas contêm muito açúcar. É verdade que as frutas secas possuem uma porção um pouco elevada deste componente (como as uvas passas), que, ao serem desidratadas, a concentração de nutrientes como minerais e vitaminas é muito superior e, portanto, tornam-se opções muito saudáveis que não deveríamos deixar escapar.

Para entender melhor os benefícios oferecidos, tenha em conta as seguintes informações:

  • Os alimentos desidratados contêm grandes quantidades de nutrientes e nos fornecem 4 vezes mais energia do que quando estão frescos.
  • As frutas são assimiladas muito melhor no nosso organismo, além disso, são saciantes. Isto faz com que precisemos consumir uma quantidade menor de frutas secas para sentir saciedade.
  • Muita gente costuma incluir frutas secas em suas dietas de emagrecimento, pois facilitam o trânsito intestinal, ajudam a fazer a digestão e com 100 gramas já ficamos satisfeitos, o que evita beliscar durante o dia, obtendo, além disso, grande energia.
  • O segredo das frutas secas está em consumir a quantidade certa (100 gramas por dia). Deste modo, obtemos nutrientes básicos para nosso organismo e ossos, combatendo também o cansaço crônico.

Benefícios das frutas secas para nossos ossos

frutas-secas-3

Não faz muito tempo que explicamos em nosso blog como os figos secos podem ajudar no tratamento da osteoporose. Esse dado é algo que devemos ter em conta, em especial as mulheres, pois, como já se sabe, somos nós quem mais apresentamos perda de massa óssea.

As frutas secas são aliadas saudáveis que podemos começar a introduzir com maior frequência em nossa dieta, desde cerejas passas, tâmaras ou damascos e até framboesas. Todas são deliciosas! Além disso, são uma ótima opção para o café da manhã e para combinar com pratos e carnes.

Quer saber tudo o que as frutas secas podem fazer por você?

  • São uma fonte natural de ferro, cálcio, magnésio e zinco, um tesouro natural de benefícios para seus ossos e para combater a osteoporose.
  •  Previnem algumas doenças degenerativas, devido ao seu alto conteúdo de vitaminas E, C e antioxidantes.
  • Melhoram a digestão, cuidam de nossos intestinos e evitam o acúmulo de toxinas ou elementos nocivos em nosso organismo.
  • São uma fonte natural de potássio e de vitaminas do complexo B, ideais para nossos ossos.
  • Por não conterem sódio e serem muito ricas em micronutrientes, nos permitem reduzir a pressão arterial.
  • A fruta desidratada é rica em gorduras boas, como a ômega 3 e a ômega 6.
  • São ideais para combater a ansiedade e o apetite.
  • Devido ao grande conteúdo de nutrientes, muitos atletas costumam incluir esta iguaria em suas dietas para obter energia e melhorar o rendimento físico.
  • Costuma-se considerar as frutas secas como “cápsulas de energia e otimismo”, ideais para todas aquelas mulheres que tenham entrado na menopausa e que se sentem mais cansadas, com pouco ânimo. Além disso, como este é o período em que mais sofremos com a perda de cálcio dos nossos ossos, seria muito importante ingerir diariamente uns 100 gramas de figos secos, já que é a fruta desidratada mais rica em cálcio.

As melhores frutas secas que você pode consumir

Assim como já tínhamos falado, a quantidade certa e adequada que deve ser consumida por dia é uma porção de 100 gramas, aproximadamente, ou seja, o que cabe mais ou menos na palma da mão. Você poderá ir variando as frutas segundo seus gostos, já que são uma boa opção como um lanche entre refeições ou como um toque original para serem incluídas em receitas.

Seja como for, as frutas secas são sempre um recurso natural que fará muito pela sua saúde e que vale a pena consumir com moderação para obter todos os benefícios. Tome nota de quais são as melhores opções.

1.Figos secos

figos-secos

Fortalecem nossos ossos e atuam como laxantes. Uma forma muito adequada para consumi-los é no café da manhã, introduzindo no centro uma noz ou um par de amêndoas. É delicioso e uma fonte natural de energia, cálcio e magnésio.

2. Cerejas secas

cerejas-secas

São as frutas mais ricas em fibras, portanto, as mais eficientes para combater a prisão de ventre. Além disso, contêm um alto nível de ferro e vitaminas do complexo B.

3. Tâmaras secas

Tâmaras-secas

São ideais para aumentar a capacidade de concentração e a agilidade mental. Além disso, as tâmaras são ricas em magnésio e cálcio, sendo também muito úteis para nos ajudar a dormir de noite. Quer saber como? Basta comer 5 tâmaras meia hora antes de dormir.

4. Mirtilos secos

Os mirtilos secos são os melhores para regular o colesterol ruim, melhorar nossa saúde cardíaca e nos beneficiar com um alto conteúdo de antioxidantes. Quer saber qual é o melhor jeito de consumi-los? Com uma boa xícara de aveia ou misturados com um iogurte branco natural sem açúcar. Delicioso!