O poder do gergelim - Melhor com saúde

O poder do gergelim

Um pequeno grão com características poderosas. É capaz de prevenir o câncer, é eficaz para regularizar o funcionamento do intestino, diminui a acidez do sangue combatendo artrite e reumatismos, útil no fortalecimento  da pele, protege e aumenta a atividade cerebral e ainda atua no retardo do envelhecimento.

Além de poderoso, é bem leve, já que mil grãos não  pesam mais que quatro gramas e seu uso já existe há milênios para distintas finalidades, como proteger o cérebro, fortalecer o coração, embelezar a pele, fortalecer ossos e muito mais.

Propriedades

É possível encontrar o óleo da semente de gergelim. Este é obtido a partir da prensagem a frio das sementes e é rico em vitaminas A, B e E.

É utilizado na hidratação e proteção da pele contra os raios solares, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regulagem das funções intestinais, além de melhorar a circulação sanguínea.

White sesame seeds on black surface

Para quem tem problemas cerebrais, é um ótimo remédio natural, atuando em problemas como a má memória e esquecimento. Isto ocorre porque o gergelim age de forma eficaz aumentando os glóbulos vermelhos do sangue e com isto ocorre a melhora a oxigenação do cérebro.

Apresenta grande quantidade de vitamina E, considerada  rejuvenescedor natural e retardante do envelhecimento. É rico em aminoácidos, responsáveis pela melhora da transmissão dos impulsos nervosos.

Inclua gergelim na sua alimentação

Para quem não sabe, as sementes de gergelim podem ser usadas como tempero em saladas e no arroz. Quando torrado e moído, o grão vira farinha que é capaz de enriquecer refeições e até mesmo a merenda escolar de seu filho, podendo ser utilizada em massas de biscoitos, bolachas, bolos e pães.

(Foto: buriedalive__/Flickr)

(Foto: buriedalive__/Flickr)

Curiosidades

É considerado o vegetal mais rico em lecitina, que nada mais é que uma substância essencial para diversas funções do organismo. Além disso o gergelim ainda apresenta muitos benefícios, tais como:

  • Gorduras insaturadas que ajudam a diminuir o colesterol;
  • Proteínas com alto valor biológico; Estas são formadas por quinze aminoácidos diferentes com elevada proporção de metionina;
  • Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo;
  • Mucilagens, que são responsáveis por alcançar uma ação laxante suave;
  • Ainda compõe bebida dada a mulheres que amamentam, para que produzam mais leite em algumas culturas.

gergelim.FotoosVanRobin

(Foto: FotoosVanRobin/Flickr)

Atente-se as calorias

Apesar de não conter colesterol, metade da composição do gergelim é gordura, embora insaturada. Por este motivo, aconselha-se consumir este incrível grão com total moderação. Para se ter uma ideia, 100 g da semente apresenta aproximadamente 570 calorias.

gergelim. FotoosVanRobin

(Foto: FotoosVanRobin/Flickr)