Cinco gorduras saudáveis para reduzir o colesterol

Cinco gorduras saudáveis para reduzir o colesterol

É importante saber escolher quais tipos de gorduras incluir em nossa dieta, já que, assim como existem algumas prejudiciais, outras podem ser de grande ajuda para controlar os níveis de colesterol.
Gorduras saudáveis para reduzir o colesterol

As frituras, manteiga, queijos gordurosos e algumas carnes têm um alto teor de gorduras saturadas capazes de aumentar o colesterol.  No entanto, também podemos consumir algumas gorduras saudáveis para reduzir o colesterol.

Nos referimos às gorduras polinsaturadas. Com elas poderemos ter os nutrientes e a energia necessária para o nosso corpo e manter controlados nossos níveis de colesterol.

Saber quais são as gorduras saudáveis nos permitirá substituir e reduzir o consumo de produtos saturados, sem produzir maiores carências em nossa alimentação.

Gorduras saudáveis para reduzir o colesterol

1. Óleos vegetais, gorduras saudáveis monoinsaturadas 

Gorduras saudáveis para reduzir o colesterol

Os óleos vegetais são ricos em ácido oleico, um excelente substituto de gorduras saturadas. O azeite de oliva é talvez o mais popular, sendo amplamente utilizado na gastronomia mundial.

No entanto, ele não é o único óleo capaz de oferecer este tipo de nutriente. Também podemos encontrar o de avelã, canola, soja e gergelim.

Não se tem dúvidas das propriedades curativas do azeite de oliva extra virgem. Com seu consumo controlamos o colesterol ruim (LDL) e, além disso, obtemos importantes benefícios anti-inflamatórios, entre muitas outras vantagens saudáveis.

2. O ácido alfa-linoleico dos peixes gordurosos 

Este é talvez o ácido graxo mais importante no grupo dos ômega 3. Podemos obtê-lo dos peixes gordurosos e também de outros produtos à base de soja e gergelim.

Sua ingestão é muito benéfica, pois o corpo humano não é capaz de produzir este nutriente por si só. Este evita que o colesterol se acumule nas artérias e cuida de nossa saúde cardiovascular.

Entre os peixes gordurosos mais ricos em alfa-linoleico encontramos:

Mesmo que hoje em dia todos estes produtos sejam vendidos enlatados, o mais recomendado é consumi-los em seu estado natural como forma de obter as gorduras saudáveis para reduzir o colesterol.

3. Você precisa ganhar músculo? Tente usar óleo de fígado de bacalhau 

Óleo de fígado de bacalhau para reduzir o colesterol

É possível manter uma dieta saudável e aumentar a musculatura. Isso é o que buscam muitos homens, mulheres e atletas que se sentem abaixo do peso.

Para eles, o óleo de fígado de bacalhau pode ser um complemento fantástico.

A chave deste alimento utilizado em vários suplementos alimentares está em seu alto teor de ômega 3. Basicamente, esta gordura favorece uma melhor síntese das proteínas, o que nos permite aumentar a massa muscular.

Entre os benefícios de consumir complementos à base desta substância encontramos que:

  • Eleva as defesas.
  • Permite um bom desenvolvimento ósseo.
  • Contribui para a coagulação sanguínea.
  • Favorece nosso desenvolvimento cerebral.

Por todos estes benefícios é frequente ver este componente nas vitaminas para pessoas de idade avançada.

4. O abacate tem alto teor de ômega 6

Os ácidos graxos ômega 6 se encontram em muitos alimentos de origem animal. No entanto, uma de suas fontes mais saudáveis é o abacate. Trata-se de uma das poucas frutas ricas em substâncias polinsaturadas. 

Além de trazer nutrientes, o abacate também favorece sua absorção.

Outro fruto interessante que contém este tipo de componente nutritivo é a azeitona em estado natural, além do seu já mencionado azeite.

5. As lentilhas também ajudam a diminuir o colesterol 

Lentilhas para reduzir o colesterol

As lentilhas nos proporcionam uma carga proteica valiosa sem elevar o nível de triglicerídeos. Elas somente nos trazem 0,1 gramas de ácidos saturados por cada 100 gramas.

Estas pequenas leguminosas formam no organismo uma substância viscosa que gruda no colesterol e ajuda a eliminá-lo. Por isso são consideradas como um protetor do coração e do resto do sistema cardiovascular.

Os feijões vermelhos e a soja verde possuem propriedades bastante similares às das lentilhas.

Comer gorduras é ruim?

Consumir certas quantidades de gorduras é necessário para o funcionamento correto do organismo. Catalogar este macronutriente como inimigo de nossa saúde é uma má interpretação do que deve ser uma alimentação balanceada.

Na verdade, alguns nutricionistas acreditam que de 20 a 30% de nossa dieta deve ser constituída por gorduras. No entanto, esta porção deve ser de gorduras não saturadas que cuidam do sistema circulatório humano.

Os benefícios de comer gorduras saudáveis, em quantidades moderadas são:

  • Melhor sensibilidade à insulina.
  • Regulação do metabolismo.
  • Aumento da massa muscular.
  • Melhor saúde reprodutiva.
  • Otimização das funções cerebrais.

Logo, devemos prestar atenção ao tipo de ácidos graxos que escolhemos para a ingestão e assim poderemos gozar de uma melhor saúde geral.

Agora que você já sabe que pode consumir gorduras saudáveis para reduzir o colesterol, não deixe de incluir suas fontes em sua dieta regular!

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com