Gosto das pessoas que sorriem com os olhos - Melhor Com Saúde

Gosto das pessoas que sorriem com os olhos

Enquanto aquele sorriso forçado mostra menos gestualidade e é um pouco mais rígido, o sorriso sincero e voluntário envolve muito mais músculos. Podemos identificá-lo olhando nos olhos.
Pessoas que sorriem com os olhos

Gosto das pessoas que sorriem com os olhos todos os dias, porque o seu interior reflete a vida que se assume com otimismo, energia e resistência. São personalidades com carisma, que não hesitam em praticar esta humildade que acolhe, entende e respeita.

Estamos certos de que, em seu contexto social mais próximo, você conta com pessoas que possuem esta característica: sorrir para a vida e transmitir aos outros o seu entusiasmo.

Não é fácil cultivar no dia a dia este otimismo seguro e maduro que vê as coisas de acordo com a sua justa realidade, tendo assumido o passado para fixar no horizonte novos planos e ilusões.

Viver é caminhar com tranquilidade e esperança. Por isso, as pessoas que sorriem com os olhos transmitem confiança e a sabedoria simples com a qual todos deveríamos aprender um pouco para nossas próprias vidas.

As pessoas que sorriem com os olhos de modo sincero

Menina sorrindo com os olhos

O sorriso é o gesto com maior poder social e emocional do qual as pessoas dispõem. É um modo de linguagem que não precisa de palavras. Pois bem, algo que é interessante lembrar é que as pessoas não sorriem somente com a boca.

O olhar e os olhos são sempre o reflexo de nossos sentimentos, e por isso neles também se projeta a nossa vontade, nossos afetos e nossas ilusões.

Sorrimos com a boca, com os olhos e com a voz, e não há símbolo maior para oferecer confiança do que este gesto simples e sincero, com o qual transmitimos proximidade às pessoas que nos cercam.

Também não faltam estudos que nos indicam que sorrir melhora a nossa saúde. Algo tão simples não somente envolve um reflexo da nossa evolução e do cérebro social que sabe construir vínculos com seus semelhantes.

Os sorrisos, além disso, nos trazem todos estes benefícios:

  • Aliviam o estresse.
  • Fortalecem o sistema imunológico.
  • Regulam a pressão arterial
  • Atuam como um analgésico natural ao aumentar as nossas endorfinas.

As pessoas que escondem suas dores quando sorriem

Menina fechando os olhos e cheirando uma flor

Em alguns momentos os sorrisos não são completamente sinceros. Não queremos dizer com isso que eles escondam maus sentimentos, mas que por trás deles esteja escondida alguma dor ou tristeza própria. O sorriso neste caso é uma armadura que nos protege frente ao mundo, sob a qual protegemos nossos próprios sofrimentos.

Você vai gostar de saber que este sorriso que não é completamente sincero ou espontâneo recebe o nome de “sorriso de Duchenne”. Ele se chama assim graças ao médico francês Guillaume Duchenne, que o investigou e que revelou a forma como ele aparece em nossos rostos:

  • O sorriso de Duchenne é uma contração dos músculos da boca. Ele aparece junto a uma contração das bochechas e evidencia rugas ao redor dos olhos.
  • Por outro lado, o sorriso voluntário e sincero tem a sua raiz no córtex motor, ativa-se de forma consciente e implica a aparição de muitos mais músculos do que no caso do sorriso de Duchenne, no qual há menos gestualidade e mais rigidez.

Fica claro que nem todos os sorrisos são sinceros, e que muitos buscam o engano ou a manipulação. Entretanto, grande parte de nós fazemos uso deste sorriso menos sincero (ou Duchenne) para “aparentar” normalidade, para não tornar visíveis estas tristezas que, às vezes, nos visitam.

Casal sem sorriso nos olhos

Por isso, se você realmente precisa saber se um sorriso é sincero ou não, basta olhar nos olhos das pessoas. É neles que estão refletidas as verdadeiras emoções. Um rosto pode ser alegre e, por sua vez, esconder em seus olhos um oceano inteiro de dores.

É algo que sempre deveríamos levar em conta em nossas relações e interações com os outros.