7 hábitos que danificam seus rins e como evitá-los

7 hábitos que danificam seus rins e como evitá-los

Os rins são os encarregados de filtrar o que ingerimos, por isso é muito importante não sobrecarregá-los. O consumo indiscriminado de medicamentos também pode ser prejudicial.
Álcool prejudica os rins

Os rins são órgãos vitais de nosso corpo, responsáveis por filtrar os rejeitos e o excesso de líquidos para eliminá-los através da urina. Apesar de ser um órgão tão importante para o nosso bem-estar, muitos de nós ignoramos hábitos que podem afetar seu funcionamento adequado e sua saúde.

Uma pessoa pode levar uma vida relativamente normal com só 20% de seu funcionamento renal. Podemos acreditar que estamos completamente saudáveis sem sabermos que nossos rins estão se deteriorando de maneira gradual.

Em muitos casos, os danos renais demoram a enviar sinais de alerta, e quando os descobrimos já é muito tarde. Por sorte, mantendo um estilo de vida saudável e evitando certos hábitos podemos diminuir os riscos de prejudicar nossos rins.

Uma boa saúde renal é sinônimo de bem-estar. Por essa razão, especialistas revelaram 7 hábitos que danificam os rins e como evitá-los para levar um estilo de vida mais saudável. Confira em nosso artigo!

Consumo de refrigerantes e outras bebidas com gás

Consumo-de-refrigerantes-e-bebidas-gasosas-500x332

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Osaka, no Japão, descobriu que pessoas que bebem duas ou mais bebidas com gás ao dia têm um maior risco de sofrer de doenças renais.

No estudo participaram 12.000 trabalhadores que consumiam grandes quantidades de refrigerante, e a descoberta foi de que eles eram mais propensos a ter proteínas (proteinúria) na urina. A proteinúria é um sinal precoce de dano renal, em uma etapa na qual é possível reverter os danos. Ainda assim, estas bebidas estão relacionadas a um maior risco de sofrer cálculos renais.

Como evitar

Ao invés de tomar um refrigerante comercial ou uma bebida com gás, recomenda-se beber mais água sem gás e sucos naturais de frutas e verduras.

Excesso de sódio

Excesso-de-sodio-500x334

Uma das funções dos rins é a de metabolizar o sódio que ingerimos através dos alimentos. O sal que tanto incluímos em nossa alimentação é a fonte principal de sódio, que deve ser eliminado quase em sua totalidade. Quando consumimos o excesso de sódio, os rins têm que trabalhar em dobro e, a longo prazo, podem ser afetados.

Como evitar

Dado que o sal é um ingrediente que está presente em muitos dos alimentos que adquirimos no mercado, devemos reduzir ao máximo sua ingestão. Em vez de utilizar o sal na cozinha, pode-se optar por utilizar especiarias como o orégano, o coentro, a cúrcuma ou o gengibre, entre outros.

Consumo da cafeína

Mesmo que o consumo moderado da cafeína não represente perigo para a saúde, bebê-la em excesso pode causar danos renais. Este ingrediente pode aumentar a pressão arterial e a tensão que isso gera pode danificar os rins.

Como evitar

Beba café e chá com moderação, e evite as bebidas energéticas comerciais. No lugar delas, você pode consumir uma vitamina energética natural ou comer alguma fruta que ofereça energia.

Abuso de analgésicos

Abuso-de-analgésicos-500x334

Pela maioria ser de venda livre, muitas pessoas acham que são a melhor solução para aliviar suas dores. Porém, foi evidenciado que o abuso de medicamentos analgésicos tem sérios efeitos colaterais, incluindo danos renais.

Como evitar

Pergunte ao seu médico a respeito de terapias alternativas aos analgésicos para aliviar a dor. Também pode-se optar por remédios naturais com propriedades analgésicas.

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são essenciais para o correto funcionamento do corpo, mas não em excesso. Alimentos como as carnes vermelhas, os peixes e os ovos fazem com que os rins trabalhem mais devido à carga metabólica que geram.

Como evitar

Devido ao fato de que estes alimentos fazem parte de uma dieta equilibrada, não há problema em consumi-los, mas de forma moderada. Também podemos optar por consumir proteína de origem vegetal, que é mais fácil de digerir e igualmente saudável.

Beber álcool em excesso

Alcool-500x350

O consumo excessivo de álcool é um hábito que pode danificar os rins em pouco tempo. Este produto contém toxinas e componentes químicos agressivos para os rins e o fígado.

Como evitar

Devemos ser conscientes na hora de beber álcool e evitar os excessos. No lugar deste tipo de bebida, beba mais água, sucos naturais ou chás.

Segurar a vontade de urinar

Quando a vontade de urinar chama, é muito importante atendê-la o quanto antes. Reter a urina é uma péssima ideia, já que a longo prazo pode causar insuficiência renal ou incontinência.