5 hábitos desintoxicantes para adicionar à rotina diária

5 hábitos desintoxicantes para adicionar à rotina diária

Dentro da higiene oral é muito importante que, além de escovar os dentes, prestemos atenção à língua e a limpemos corretamente, já que ela pode acumular bactérias.
Hábitos desintoxicantes

Todos os dias o organismo acumula uma grande quantidade de rejeitos provenientes da alimentação, da contaminação ou de outros fatores aos quais estamos expostos no ambiente.

Graças as funções que os chamados “órgãos purificadores” desempenham, grande parte das toxinas são eliminadas para evitar que possam chegar às células do corpo e causar diversas doenças.

Porém, devido ao estilo de vida moderno e ao sedentarismo ao qual muitos estão submetidos, estes órgãos têm dificuldades para desempenhar suas tarefas e todos os dias mais corpos são intoxicados.

A grande maioria ignora isso, mas o certo é que muitos dos incômodos na saúde dos quais nos queixamos com regularidade têm algum tipo de relação com os inconvenientes do corpo para se depurar.

Por isso, além de fazer uma depuração regular, também é bom começar a adicionar na rotina diária alguns hábitos desintoxicantes que estimulem a limpeza geral do corpo. Prontos para começar a mudança?

1. Aumentar o consumo de água

Tomar-agua-500x319

Já falamos inúmeras vezes sobre o quão essencial é tomar água para melhorar o funcionamento geral de todo o corpo.

Ainda que tenhamos dificuldades para consumir a quantidade adequada, o certo é que seu consumo pode ajudar a melhorar a energia e a vitalidade do organismo, para aumentar o rendimento físico e metal durante o trabalho.

Além disso, ela tem a capacidade de regular a temperatura corporal, atua como um lubrificante das articulações e contribui para manter um bom estado da pele.

Seu consumo é essencial para limpar o corpo todos os dias, já que facilita a expulsão dos rejeitos, melhora a função digestiva e estimula o sistema urinário.

Recomendação:

  • Dependendo do peso corporal, o ideal é tomar de 6 a 8 copos de água por dia, além de incluir mais porções de frutas e verduras para substituir a perda de nutrientes que são eliminados com o suor e a urina.

2. Fazer atividades físicas

A prática regular de exercícios é uma excelente opção para se manter em forma física e mentalmente.

Este é um dos hábitos desintoxicantes que contribui para melhorar a circulação sanguínea, facilita a eliminação dos rejeitos e é uma das chaves para manter um peso estável e saudável. Em geral, aqueles que dedicam tempo ao seu corpo com atividades físicas têm uma qualidade de vida melhor e diminuem o risco de desenvolver várias doenças crônicas.

Recomendação:

  • É impossível que uma pessoa sedentária possa fazer exercícios intensos quando ainda não está acostumada.
  • Portanto, o ideal é começar a fazê-lo pouco a pouco, dedicando de 30 a 60 minutos a um treinamento de baixa a média intensidade.

3. Limpar a língua

Desinfetar-a-lingua-500x336

Todos os dias se acumulam germes e bactérias na língua eles se proliferam com a ajuda dos restos de comida que não são eliminados com a higiene bucal.

É muito importante escovar a língua com suavidade para eliminar as toxinas que podem dar lugar a diversas infecções.

Recomendação

  • Use uma escova de dentes suave ou um limpador de língua para eliminar os restos de alimentos que se acumulam.
  • Inclua um enxaguante bucal como parte da higiene diária.

4. Dormir bem

Uma boa qualidade do sono é muito importante não apenas porque as energias físicas e mentais se renovam, mas também porque é ao dormir que o organismo trabalha para eliminar certas toxinas que se acumulam durante o dia inteiro.

Ao ter um descanso adequado o corpo se purifica por si só, e desempenha funções essenciais que não pode cumprir durante o dia.

Por outro lado, este hábito influencia o estado do sistema nervoso, o humor e a concentração do dia seguinte.

Recomendação:

  • Os especialistas em saúde aconselham dormir um mínimo de 7 horas, ainda que seja preferível dormir 8 horas.

Recomendamos também: 12 consequências de dormir mal

5. Comer alimentos probióticos

Probióticos-500x313

Os alimentos probióticos são aqueles que contêm micro-organismos vivos, como as bactérias presentes em alguns iogurtes naturais.

Seu consumo regular ajuda a manter um bom estado da flora intestinal para fortalecer o sistema imunológico e prevenir diversas doenças associadas à saúde gastrointestinal.

Recomendação:

Inclua na dieta mais alimentos com cultivos de bactérias como:

  • O iogurte.
  • O kéfir.
  • Chocolate amargo.
  • Pepinos em conserva.
  • Couve fermentada.

Atendendo a todas essas recomendações é possível apoiar as funções de limpeza de todo o organismo para impedir que as toxinas deem lugar às doenças.

Inicialmente pode ser difícil incorporar estes hábitos desintoxicantes à rotina diária, mas o certo é que com disciplina e esforço é possível alcançar este objetivo. Ânimo!