Hérnia de hiato: remédios naturais para seu tratamento - Melhor Com Saúde

Hérnia de hiato: remédios naturais para seu tratamento

Também conhecida como "hérnia hiatal", é uma doença em que uma parte do estômago se introduz no tórax.
Hérnia de hiato: remédios naturais para seu tratamento

Vamos contar tudo o que é necessário saber sobre a hérnia de hiato: o que é, remédios naturais e outras informações interessantes neste artigo.

O que é a hérnia de hiato? Quais são os sintomas?

O esôfago está conectado com o abdômen por meio de um buraco chamado hiato, localizado no diafragma. Quando este espaço se debilita, pode produzir diversos sintomas.

Alguns dos sintomas da hérnia de hiato são:

  • Dor e ardor na caixa torácica
  • Gases excessivos
  • Refluxo gástrico
  • Tosse
  • Palpitações
  • Obesidade
  • Contrações violentas
  • Vômitos

Por que a hérnia hiatal se produz?

  • Esforço agressivo a partir do tórax, como levantar muito peso
  • Gravidez sem cuidados
  • Má postura (encurvar-se muito)
  • Prisão de ventre
  • Tabagismo
  • Estresse prolongado
  • Ansiedade frequente
  • Flacidez

Podemos destacar dois tipos de hérnias de hiato:

 Hérnia deslizante

A hérnia deslizante é a mais frequente, e se produz quando a união entre o estômago e o esôfago “se move” por cima do diafragma junto a uma porção do estômago.

Hérnia para-esofágica

Não é tão comum. Produz-se quando uma parte maior do estômago sobe através do hiato do diafragma.

Em casos mais estranhos, pode ocorrer uma combinação dos dois tipos.

Dicas e remédios naturais para a hérnia de hiato

Graças a estes conselhos e mudanças nos hábitos do cotidiano é possível reduzir, tratar e prevenir uma hérnia de hiato:

Reduza o estresse

Mulher-preocupada

Ter níveis elevados de estresse produz muitos problemas, entre eles, a hérnia hiatal. Se você estiver muito nervosa ou preocupada, tiver muitos problemas e não dormir bem, por exemplo, é mais provável ser vítima desta patologia.

Relaxe mais, lembre-se de que a vida é uma só e que a saúde está sempre primeira, está além do trabalho, do dinheiro ou do trânsito.

Para poder reduzir o estresse você pode fazer meditação, tai chi chuan, ioga ou ir de férias para longe da cidade. Também pode tirar um dia de folga para ficar em casa sem fazer nada (lendo, vendo um filme, dormindo, preparando o jantar, etc).

Evite carregar objetos muito pesados

São muitos os fatores que podem desencadear a aparição de uma hérnia hiatal. Por exemplo, se seu emprego requer a manipulação de objetos muito pesados ou se estiver fazendo uma mudança, se seus filhos já passaram da fase de carregá-los no colo, se você fizer compras e leva muitas sacolas… Tudo pode influenciar.

 Além disso, carregar muito peso também pode provocar problemas na coluna, na cintura e nos braços. A melhor maneira para levantar um peso do chão é flexionar os joelhos e pegar o objeto como se o “abraçasse”.

Tenha uma alimentação balanceada

Alimentos

O sobrepeso e a flacidez podem causar hérnia de hiato, portanto, é bom controlar os quilos a mais.

Realize uma dieta depurativa de três dias consecutivos para eliminar a gordura e o líquido acumulado. A dieta consiste em comer somente frutas cruas e ingerir três litros de água por dia.

Depois disso você vai estar em condições de manter uma dieta mais equilibrada, que deve ser composta por muitas frutas, vegetais, farinhas integrais, legumes e frutas secas.

Comece a temperar os pratos com azeite de oliva, limão e vinagre e nada de sucos açucarados, bebidas alcoólicas, frituras, bolos, fast foods ou laticínios.

A cada manhã consuma uma colher de azeite de oliva em jejum.

Consuma bebidas naturais

Além dos sucos que ajudam a melhorar a saúde e permitem emagrecer, existem alguns que são muito bons para a hérnia de hiato em particular. Por exemplo, o de cenoura com beterraba e babosa.

Você pode fazer as combinações que desejar, sempre e quando misturar as frutas e vegetais crus com outros ingredientes, como o mel puro de abelhas, a babosa ou a estévia.

Lembre-se também de consumir leites vegetais (de amêndoas, por exemplo) e beber chá verde (dois copos por dia) para desinchar o corpo e reduzir os sintomas da hérnia. Além disso, serve para prevenir tumores ou inflamações no esôfago.

Pratique exercícios de acordo com sua capacidade

Se você sofrer com hérnia hiatal é possível que tenha que renunciar a alguns exercícios como, por exemplo, o levantamento de peso. Por isso, escolha atividades como ioga, natação, caminhada suave, alguns exercícios de pilates, tai chi chuan, etc.

Evite a flacidez e fortaleça os músculos

Faça coisas que proporcionam prazer

Amigas-conversando

Se você sofrer de depressão, estiver triste ou os problemas parecem que sempre dominam, então, é hora de realizar aquilo que dá prazer. Também serve para não sofrer de hérnia hiatal.

Quais são as opções? Mil! Desde pintar um quadro até mudar a decoração da casa, fazer um curso de jardinagem ou levar os filhos para brincar no parque.

Você pode aproveitar para visitar os amigos ou familiares que nunca vê, preparar uma janta especial para seu parceiro, mesmo que não seja uma data especial, fazer aulas de dança, descobrir seu lado artístico, ler livros interessantes, etc.