Hipotireoidismo: 3 modos simples de enfrentá-lo - Melhor Com Saúde

Hipotireoidismo: 3 modos simples de enfrentá-lo

O hipotireoidismo pode melhorar com uma combinação de medicamentos e hábitos de vida e de alimentação saudáveis. As infusões também podem ajudar, assim como o exercício diário.

O hipotireoidismo é uma doença complexa que requer algum esforço para poder ser enfrentada. Mudanças de peso e o cansaço são sintomas comuns. Além do tratamento médico existem outras dicas que podem ajudar. Descubra neste artigo.

Viver com hipotireoidismo

hipotiroidismo

São muitas as pessoas que a cada ano são diagnosticadas com hipotireoidismo. É uma doença causada por uma alteração da glândula tireoide, uma mudança onde de repente o organismo deixa de liberar a quantidade adequada de hormônio da tireoide. Existe um déficit, e é então quando começam a serem notados os efeitos.

Queda de cabelo, aumento de peso, cansaço, alterações de sono e pequenas mudanças na pele (fica mais seca), são alguns dos sintomas. Também se podem notar mudanças de humor, como uma maior tristeza e apatia. Menos ânimo para fazer as coisas. Se a isso somamos o fato de se sentir mal fisicamente e ver como nosso corpo incha com o aumento de peso, sem dúvidas ficamos mais preocupados e apagados. Tudo isso são sintomas que enquadram na doença do hipotireoidismo e que o médico terá que comprovar em um exame de sangue completo.

O medicamento mais frequente que tende a ser prescrito nestes casos é a levotiroxina. Existem pessoas que conseguem se recuperar e outras que devem viver a vida com hipotireoidismo. Mas esta alteração da glândula tireoide pode ser tratada todos os dias, complementando sua medicação com hábitos corretos de vida e de alimentação.

3 conselhos para tratar seu hipotireoidismo

Alimentação adequada

Vitamina-D

Entre os alimentos recomendados estão sem dúvidas aqueles que dispõem de iodo. Graças a ele podemos produzir tiroxina que ajuda a equilibrar assim o déficit causado pela doença. Então, quais alimentos são bons? O marisco, os ovos, os peixes e o sal iodado (mas sem excessos). As algas Kelp também são muito saudáveis, mas não se deve abusar delas.

  • Os alimentos com ácidos graxos ômega 3  também são muito benéficos. O atum, a sardinha, óleo de linhaça e as nozes ajudarão muito. Não se descuide.
  • Vitaminas do grupo B: consuma todos aqueles vegetais de folha verde que você mais gosta, assim como o fermento de cerveja que equilibrará também seus níveis de tiroxina. O espinafre, a couve-flor, o gérmen de trigo e os lácteos te farão bem.
  • Frutas adequadas: existem frutas que podem acelerar e permitir que as tireoides equilibrem-se. O suco de limão, por exemplo, faz com que a tiroxina distribua-se melhor, assim como o suco de laranja. Os abacates, tão saudáveis como sempre, trazem uma dose muito interessante de vitamina B. Tome pelas manhãs um suco de toranja.

Plantas medicinais para o hipotireoidismo

Limonada-de-gengibre

  • O gengibre: graças ao gengibre melhoramos a circulação e ativamos assim a tireoide. O gengibre é muito estimulante e adequada para este tipo de doença. No geral, todas as plantas amargas vão ajudar.
  • O hipérico: conhece esta planta? Esta planta é utilizada para os efeitos secundários do hipotireoidismo. Ajuda a combater o cansaço, oferece ânimo e se torna um remédio ideal para começar bem o dia. Consulte o seu médico antes de usar esta planta, pois pode interagir com alguns fármacos.
  • A passiflora (flor do maracujá): outra planta maravilhosa para tratar o hipotireoidismo. E o que ela faz? Melhora nosso ânimo, vence o cansaço, a dor de cabeça, a apatia. Tome duas xícaras de chá dessa planta por dia.
  • O chá de caiena: a caiena ativa nosso organismo e a circulação sanguínea, aliviando a sensação de frio tão comum nestes casos. Basta colocar uma pitada de caiena em pó em um copo de água fervendo. Deixe um pouco de tempo. Dissolva e beba pouco a pouco.

Estratégias psicológicas

emociones

Sabemos que o hipotireoidismo é uma doença que requer tempo. Muitas pessoas conseguem superá-la e melhorar assim sua qualidade de vida. Outras vivem durante bastante tempo com a medicação e vendo como são incapazes de perder peso e de recuperar sua imagem de antes.

Não perca a esperança. O ideal é criar uma ideia de que a doença é uma prova de resistência. Deve-se passar por check-ups contínuos com seu médico, pode até fazer uma intervenção cirúrgica, mas tudo vai valer a pena. As doenças são vencidas com ânimo, persistência e esperança.

Você vai ter que mudar seus hábitos alimentares, eliminar muitas coisas que você gosta, como os doces, as farinhas refinadas, por exemplo. Você deve aumentar sua dose de verduras, beber mais líquidos e fazer mais exercícios. A natação, por exemplo, é muito adequada, assim como uma caminhada de meia hora todos os dias. Levante cada dia pensando que todo esforço vai valer a pena e que, em pouco tempo, vai ficar melhor.

Alguns dias você se sentirá cansado, mas olhe no espelho e se convença de que o hipotireoidismo pode ser curado. Recuperando seu peso, você se sentirá melhor e tudo terá valido a pena. Você merece.