Hipotireoidismo: 6 chaves para um desjejum saudável e adequado - Melhor com Saúde

Hipotireoidismo: 6 chaves para um desjejum saudável e adequado

Para melhorar os problemas de hipotireoidismo, nada mais adequado do que começar o dia com um bom teor de iodo através de fontes naturais, como os mirtilos ou a aveia.
Hipotireoidismo: 6 chaves para um desjejum saudável e adequado

Viver com hipotireoidismo não é fácil. Apesar de ser uma doença que responde bem a um tratamento médico adequado, há algo que todos os pacientes sabem muito bem: é necessário mudar os hábitos alimentares.

Qualquer alteração em nossa glândula tireoide desenvolve uma série de mudanças em nosso organismo que nos obrigarão a estabelecer novas rotinas, e claro, a comer de forma mais saudável.

No caso do hipotireoidismo, o que acontece é que há um déficit do hormônio tireoide e isso faz com que, pouco a pouco, a atividade orgânica que afeta as funções metabólicas, neuronais, cardiocirculatórias e digestivas, mude.

Ganhamos peso, o cabelo perde força, sentimos cansaço, nossa temperatura interna varia… São alterações que causam frequentemente um impacto importante em muitas pessoas.

Porém, enquanto seguimos esse tratamento farmacológico, quais estratégias alimentares seriam ideais? A seguir, oferecemos 5 pautas para o seu desjejum. Confira!

1. Diga sim às bebidas naturais para tratar o hipotireoidismo

Suco de cenoura para o hipotireoidismo

Um primeiro aspecto que os nutricionistas nos esclarecem com respeito ao hipotireoidismo é que devemos manter uma alimentação equilibrada.

Ou seja, sabemos, por exemplo, que aumentar a dose de iodo regulará nossa glândula tireoide quando ela estiver funcionando em um nível muito baixo.

Agora, não se trata absolutamente de consumir excessivamente alimentos que tenham este mineral. Não é preciso cometer excessos e nem chegar a extremos.

  • Algo que também devemos lembrar é que o café, assim como o chá ou a soja, não são muito saudáveis em caso de hipotireoidismo. Ainda que nem por isso, vamos excluí-los para sempre de nossa dieta.

Podemos tomá-los de forma ocasional, mas não várias vezes por dia.

  • Somos conscientes também de que começar o dia sem uma boa xícara de café pode ser algo traumático. Porém, não tem problema se tomamos apenas uma xícara três vezes por semana.
 O que devemos cuidar em nossa alimentação é nos beneficiarmos de frutas e verduras frescas. Assim, anote quais bebidas naturais te cairão bem incluir em seus desjejuns:
  • Suco natural de cenoura;
  • Suco natural de maçã;
  • Vitamina de pepino, limão e espirulina.

2. O alho

O alho é muito adequado para regular nossa tireoide e tratar o hipotireoidismo. Ajuda porque é rico em iodo e selênio, dois minerais essenciais neste tipo de doença.

Permitirá acelerar o metabolismo e melhorar muitos de nossos processos básicos. Recomendamos que o consuma do seguinte modo:

  • Unte dois dentes de alho em uma torrada de pão integral.
  • Ainda, também pode preparar uma saborosa tortilha com alho, visto que os ovos também são muito adequados no caso de hipotireoidismo.

3. Aveia em flocos

Aveia para o hipotireoidismo

Você pode consumir aveia junto com um pedaço de maçã, com quiuís, morangos ou pêssegos.

  • Sua ação digestiva nos permitirá, por outro lado, regular o trânsito intestinal, um problema comum em caso de hipotireoidismo.
  • Por outro lado, seu teor de iodo nos ajudará a regular as funções metabólicas assim como as hormonais.
  • Também não podemos nos esquecer de que a aveia melhora o nosso humor, regula o colesterol ruim ou LDL e é muito saciante.

Não duvide de incluir a aveia em seu desjejum!

4. Cereais integrais com nozes

Os grãos integrais nos oferecem nutrientes, fibras e minerais muito adequados para o hipotireoidismo.

  • Além disso, nos permitem regular o balanceamento de açúcar no sangue e controlar o apetite.
  • Os cereais integrais são básicos para aumentar nossos níveis de iodo. Se, além disso, adicionarmos em nossa taça nozes e um pouco de fruta, teremos um desjejum completo e saboroso.

5. O iogurte orgânico natural

Iogurte orgânico natural para o hipotireoidismo

Se você não tiver nenhuma intolerância à lactose, o iogurte natural é uma proposta sensacional para seus desjejuns, já que é um probiótico natural muito rico em iodo.

Procure um de origem orgânica. Porém, se você mesmo souber fazer, será muito mais benéfico.

5. Mirtilos

Você sabia? Os mirtilos são tesouros da natureza, ricos em antioxidantes que, além disso, surgem como uma fonte muito poderosa de iodo.

  • Tente consumi-los em sua temporada. Se combiná-los com o iogurte natural ou com uma boa xícara de aveia, terá outra opção de desjejum sensacional.

Para concluir, um modo de começar bem o dia é cuidando de nossa glândula tireoide através do desjejum. Estas opções que sugerimos serão muito benéficas em casos de hipotireoidismo.

Porém, considere também que a atividade física aumenta a atividade metabólica.

Assim, e se tiver tempo, depois de um bom desjejum não há nada melhor do que sair para caminhar ou praticar ioga. Certas posturas ativam a tireoides por comprimir, flexibilizar e estimular a região onde esta glândula está localizada.

Vale a pena ter isso em conta!